Alfa Romeo 4C: Muito obrigado Itália «che machinna»!

Alfa Romeo 4C: Muito obrigado Itália «che machinna»!

O Escola dos Desportivos Italianos tem um novo discípulo. Um discípulo que apesar de ser o menos potente, o mais pequeno e o mais barato da turma não é necessariamente o menos brilhante. Falamos do Alfa Romeo 4C, um carro que tem tudo para ser o grande «Hype» de 2013.

A Alfa Romeo, num rasgo de loucura e genialidade criou um automóvel que transpira «Itália!». Chamaram-lhe 4C mas podiam ter-lhe perfeitamente chamado «apaixonante» ou «vibrante», também lhe assentava bem.

Apresentado na forma de prototipo há dois anos aqui no Salão de Genebra, hoje na sua forma final e no mesmo salão foi deveras impressionante como a marca italiana com automóvel de apenas 4 metros de comprimento e 4 cilindros, eclipsou por completo a estreia de alguns automóveis com o dobro da potência, o dobro dos cilindros e muito seguramente o triplo do preço!

IMG_0656

Sim eu adorei o Alfa Romeo 4C, mas a base que sustenta esta afirmação não é emocional, é factual: foram poucas as apresentações que reuniram tantos jornalistas por metro quadrado. Posso dizer sem exagerar que haviam mais jornalistas do que «metros quadrados» disponíveis. Eu próprio assisti à apresentação do 4C atravessado, apenas com um dos pés no chão, e o outro provavelmente apoiado nas costas de um colega.

Esta «algazarra» em torno do Alfa Romeo 4C diz muito da expectativa criada em seu redor. Num automóvel que se assume como uma espécie de «downgrade» mundano de outro que frequenta o «Olimpo das Quatro Rodas»: o Alfa Romeo 8C. Tiram-lhe alguns poderes, como o motor V8 atmosférico e outros detalhes mais dispendiosos e criaram este Alfa Romeo 4C. Mas não tocaram na sua essência, essa mantém-se.

IMG_0641

E na essência o Alfa Romeo 4C é um super-desportivo, mas sem os super-poderes de um grande motor. Lá está, uma espécie de deus caído na terra: o Thor dos automóveis! Assumindo claro, o papel o papel de Zeus o Alfa Romeo 8C.

E dizer isto – que o 4C é um automóvel mundano, ao contrário do que possam pensar é um rasgado elogio ao 4C. Até porque acredito veementemente que parte do sucesso que ele está a alcançar se deve à sua mundanidade. Ao contrário dos deuses, este é alcançável! E as pessoas sentem isso. Quando olham para o Alfa Romeo 4C sentem e sabem que aquilo poderá muito bem ser o mais próximo que estarão de possuir um desportivo com assinatura de uma casa italiana.

IMG_0640

E só não é «super-desportivo» porque não tem mesmo os tais «super-poderes», mas tem tudo o resto. Senão vejamos: É italiano (ainda que esta não seja uma condição sine qua non), é lindo de morrer, tem um motor central, peso reduzido e um chassi em carbono. Se esquecermos o motor de quatro cilindros turbo com 1.750cc de «apenas» 240cv aposto que se fecharem os olhos imaginam um super-desportivo. Agora abram-nos. E tcharam: é um Alfa Romeo 4C! Como já aqui dissemos às vezes menos é mais.

Mas não sobrestimemos o músculo que habita debaixo do capôt do Alfa Romeo 4C. É pequeno na dimensão mas tem genica de gigante. Mais que suficientes para incomodar outros desportivos de renome, equipados com motores gigantes e preços e consumos a condizer. O «pequeno-grande» Alfa Romeo 4C, graças ao seu porte leve, cumpre os 0-100km/h em apenas 4,5 segundos e só termina o sprint quando o ponteiro atinge a marca dos 250km/h. Tudo isto ao vosso alcance por apenas 60.000€.

IMG_0655

E se enquanto liam este artigo, descobriram esses tais 60.000€ esquecidos no bolso, ficarão contentes por saber que a Alfa Romeo irá lançar uma versão especial de apenas 1000 unidades chamada Launch Edition. Especialmente dedicada a colecionadores e que tem como principal atrativo a inclusão de um pacote aerodinâmico exterior em carbono, jantes de 19 polegadas no eixo traseiro e de 18 polegadas no dianteiro. As pinças de travão são específicas, enquanto a suspensão conta com alguns retoques. À escolha apenas duas cores: o Vermelho Alfa ou o Branco Carrara.

No habitáculo aguarda-vos uns excelentes bancos desportivos e volante em pele com costuras em branco, placa identificativa do número de serie e instrumentação digital completa. Resta-nos terminar dizendo: sê bem vinda de volta Alfa Romeo!