Renault TwinRun: Pequeno, leve e… muito potente!

Renault TwinRun: Pequeno, leve e… muito potente!

A irreverência do Renault R5 Turbo e do Renault Clio V6 já é bem conhecida por todos… mas mudam-se os tempos, mudam-se os protagonistas, conheçam o novo Renault TwinRun!

aqui tínhamos notíciado a possível criação deste Renault TwinRun e agora a marca (finalmente…) tornou tudo oficial. Apesar de ser ainda um protótipo, a Renault revelou, no 71º Grande Prémio do Mónaco, que o seu objetivo da Renault é simples: continuar a cultivar o espírito desportivo da marca e a paixão pelo automóvel. E pelo caminho, prestar uma homenagem merecida aos já lendários R5 Turbo e Clio V6.

Renault

Embora possa não parecer à primeira vista, este Renault TwinRun é um verdadeiro automóvel de competição em miniatura. Não acreditam? Bem, então para começar, este «pocket rocket» vem assente num chassis multitubular de aço de alta performance, desenvolvido com base em tecnologia usada na aeronáutica. Em posição central traseira vem um V6 de 3.5 litros «old-school» (o mesmo do Mégane Trophy) pronto para debitar algo como 320 cv de potência às 6.800 rpm e 380 Nm de binário às 4.850 rpm! Nada de «downsizing’s» e companhias… Talvez agora já estejam mais crentes, não?

A servir o motor V6 está uma caixa sequencial SADEV de seis velocidades, e no eixo traseiro um diferencial autoblocante. Segundo a marca francesa, a famosa corrida dos 0 aos 100 km/h realizar-se-á nuns incríveis e breves 4,5 segundos. E só por este dado já é visível o quanto irreverente será este Renault TwinRun. A velocidade máxima está limitada aos 250 km/h.

Renault TwinRun

A arquitectura de dois volumes do Twin’Run cria “sustentação” a altas velocidades e, por isso, o pacote aerodinâmico inclui um difusor que canaliza o fluxo de ar por baixo do carro e um aileron fixo para um maior apoio aerodinâmico a altas velocidades.

Ainda é muito cedo para saber se o legado do R5 Turbo e Clio V6 será mantido por este TwinRun mas para já as coisas prometem… Agora assistam ao trailer do «Pequeno e Furioso» (deveria ser este o nome do vídeo abaixo).

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter