Subaru WRX STI: o renascer da lenda

Subaru WRX STI: o renascer da lenda

Depois de muita expetativa sobre o Subaru WRX STI, chega a hora de ficarmos a conhecer o novo modelo a fundo.

Já vos tínhamos mostrado anteriormente, algumas imagens e até o vídeo promocional do novo WRX STI, mas ainda pairava a dúvida no ar, sobre como realmente iria ficar.

2015-Subaru-WRX-STI-Motion-2-1280x800

Essas dúvidas acabaram, até porque o novo Subaru WRX STI, foi revelado no Salão de Detroit e por isso mesmo trazemos-vos todos os detalhes deste modelo icónico da indústria automóvel e que ainda continua como um dos resistentes, apesar das apertadas normas ambientais.

A plataforma motriz escolhida não é nova e até já é bem conhecida entre nós. Longa vida ao bloco EJ25, o boxer de 4 cilindros com 2.5L de capacidade, 305 cavalos de potência às 6000rpm e 393Nm de binário máximo às 4000rpm, pois vai continuar entre nós mais uma vez nesta geração do WRX STI.

2015-Subaru-WRX-STI-Mechanical-Engine-1280x800

No que toca à dinâmica continuamos a ter o brilhante sistema de tração integral “Symmetrical AWD” e o sistema Si-Drive, para gerir todo o ADN de rally do Subaru WRX STI, através da manipulação do diferencial central, o “DCCD”.

Segundo a Subaru, no WRX STI, houve um cuidado especial no aumento da rigidez estrutural e optimização da geometria de suspensão, tudo para que o feedback da direção seja mais preciso e mais rápido. Tal como no WRX, o Subaru WRX STI também conta com o novo sistema de vetorização de binário “VDC”, para o ajudar a extrair toda a tração possível de qualquer roda, abandonando assim uma carga de trabalhos para os LSD mecânicos presentes em cada eixo.

2015-Subaru-WRX-STI-Mechanical-Powertrain-1280x800

Uma das novidades introduzidas neste novo Subaru WRX STI, é a nova caixa manual de 6 velocidades, que foi totalmente revista, para ser mais resistente e que pela primeira vez conta com novas engrenagens, com dentes de desenho específico, para que o feeling de introdução de mudanças, seja mais perceptível, proporcionando um maior envolvimento na condução.

No que toca à segurança passiva e já a pensar nos testes do EURONCAP, o novo Subaru WRX STI conta com novos materiais absorventes de choque no compartimento do motor, tudo para que possa ter boa nota no impacto com pedestres.

2015-Subaru-WRX-STI-Interior-2-1280x800

Quanto aos pormenores estéticos exteriores, o Subaru WRX STI conta com a sua própria personalidade, ou seja, na traseira temos um para choques com um difusor inferior integrado e as duplas ponteiras de escape a vincar a sua presença desportiva. A nova asa do estilo GT, sobre a tampa da mala, também é maior que a do anterior modelo e tem uma forma mais esculpida para que o suporte aerodinâmico seja mas eficiente.

Para além da cor mítica, o WR Blue Mica que tanto nos faz lembrar os Imprezas de rali, temos 2 novas cores disponíveis para no Subaru WRX STI: o WR Blue Pearl e o Crystal White Pearl.

Para as jantes a Subaru optou por umas de 18 polegadas, calçadas em pneus de dimensão 245/40. No WRX, já vos tínhamos dado conta que o modelo tinha crescido e no Subaru WRX STI passa-se o mesmo. Este modelo com veia mais desportivas, conta com 4,59m de comprimento, 1,79m de largura e 1,47m de altura.

2015-Subaru-WRX-STI-Exterior-Details-1-1280x800

Outro palco onde mais novidades ocorreram, foi interior específico para o Impreza WRX STI, com o tradicional quadrante de fundo vermelho, para além dos bancos em couro e alcantara com as costuras também em vermelho. nNo interior, as alterações estendem-se aos rebordos dos botões do ar condicionado, passando pela capa do seletor de caixa e o logo STI na consola central, tudo com remates em aplicações a imitar fibra de carbono.

2015-Subaru-WRX-STI-Interior-1-1280x800

O volante, também ele especifico desta versão, é todo em pele e com a inserção do logo STI na parte inferior, o toque final vai para os pedais e descanso em alumínio perfurado.

A performance oficial ainda não foi divulgada para o Subaru WRX STI, mas não são esperadas grandes diferenças de valores face à anterior geração, no entanto, este Subaru WRX STI é muito mais capaz nas curvas e por isso a força G gerada em curva, será superior neste novo Subaru WRX STI.