Primeiro Contacto Ao volante do Ford KA+ pelas ruas de Madrid

Testado

Ao volante do Ford KA+ pelas ruas de Madrid

O Ford KA+ é um novo citadino de 5 portas que chega ao mercado com três argumentos de peso: espaço interior, eficiência e dinâmica. Um pacote a preço reduzido que testámos pelas ruas de Madrid.

O segmento A está em evolução constante e é cada vez mais a opção daqueles que procuram um bom compromisso entre preço e mobilidade. Há citadinos de acesso ao segmento, os que estão no centro e aqueles que procuram um posicionamento superior, quase a esbarrar com a entrada do segmento B. O Ford KA+ encaixa-se nestes últimos.

Colocando de parte considerações acerca da evolução do mercado, o novo Ford KA+ destina-se a um público jovem, urbano e que procura mais versatilidade. Longe de ser o carro ideal para uma longaaaa viagem, o Ford KA+ é capaz de oferecer um pouco mais do que simplesmente aqueles 20 ou 30 km diários, mantendo-se um produto racional.

Ao volante

Lá dentro há lugar para 5 pessoas e a bagageira, com 270 litros, tem espaço suficiente para um fim de semana de férias fora da cidade. Desde que não te estiques, claro. A Ford garante que um passageiro com 2 metros de altura se pode sentar atrás de um condutor com a mesma estatura. Tudo isto num exterior com menos de 4 metros de comprimento…nada mau Ford.

Chegar ao destino também não é uma dor de cabeça. Com potências entre os 70 e os 85 cv, o Ford KA+ vem equipado com o novo motor 1.2 Duratech a gasolina, que trás consigo um sistema de abertura variável das válvulas. O motor é despachado, silencioso e vem acoplado a uma caixa manual de 5 velocidades competente e bem escalonada. A Ford anuncia consumos médios combinados de 5 l/100 km.

Ao nível da segurança o Ford KA+ conta com 6 airbags de série e um Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus. Já a pensar na condução em meios urbanos, o Ford KA+ foi ainda equipado com um sistema de Direção Assistida Eletrónica sensível à velocidade que o torna mais fácil de manobrar.

ford-ka-23

Para que nunca deixes nada para trás, o Ford KA+ tem compartimentos para todos os teus gadgets favoritos, garrafas (nada de álcool claro…) e uma novidade: o MyFord Dock. É um dos 21 espaços de arrumação disponíveis, está localizado no centro do painel de instrumentos e permite arrumar, colocar e recarregar o smartphone. Há também um “compartimento secreto” debaixo do painel de instrumentos, acessível apenas quando a porta do condutor é aberta. Nem quero saber o que vais guardar aqui…ok?

Equipamento e opcionais

Existem dois níveis de equipamento à escolha e opcionais que vão desde bancos aquecidos até espelhos elétricos rebatíveis eletricamente. Fica com um resumo por motorizações e níveis de equipamento.

Ford KA+ Essential 70cv – fecho de portas com controlo remoto, Controlo Eletrónico de Estabilidade com Assistência ao Arranque em Subida, Limitador de Velocidade, sistema Ford Easy Fuel, faróis de nevoeiro, sistema de deteção de deflação de pneus, airbags dianteiros, airbags de cortina dianteiros e traseiros, luzes de travagem de emergência, computador de bordo e luz avisadora de mudança de velocidade.

  • Equipamento opcional: Pack Cool (ar condicionado manual e rádio CD com Bluetooth e MyFordDock (para colocação de telemóvel, GPS, dispositivos de música); Pack Fumador, roda suplente convencional e alarme de perímetro.
ford-ka-38

Ford KA+ Ultimate 85cv – ao equipamento de série para a versão Essential, acresce: Ford SYNC com controlo por voz em português e com sistema AppLink, assistência de emergência, Ford MyKey.

  • Equipamento opcional: ar condicionado automático, volante em couro com ‘cruise control’, bancos dianteiros aquecidos, sistema de áudio DAB, sensores de estacionamento traseiros, vidros eléctricos, espelhos aquecidos e rebatíveis eletricamente, vidros escurecidos e jantes de liga leve de 15 polegadas

Ford MyKey

O sistema Ford MyKey é um dos opcionais partilhados pelas duas versões de equipamento disponíveis (Essential e Ultimate). Este sistema permite definir uma velocidade máxima para o veículo, limites do volume do rádio e restrições à desativação dos sistemas de segurança como o ESP. Foi a pensar nos condutores mais inexperientes que a Ford introduziu este sistema no novo Ford KA+.
ford-ka-41

Preços e campanha de lançamento para Portugal

O novo Ford KA+ já está disponível em Portugal com preços a começar nos 10.670€. A Ford oferece 750€ de desconto em ambas as versões (70 cv e 85 cv) que pode ir até aos 1.050 euros se na altura de comprares o teu Ford KA+ optares pelo financiamento Ford Crédito. Esta campanha está em vigor até 31 de Dezembro de 2016.

Consulta aqui a lista completa de preços e especificações.

Ao volante do Ford KA+ pelas ruas de Madrid

Primeiras impressões