Autopédia 5 dicas para uma condução segura à chuva

Leitura obrigatória

5 dicas para uma condução segura à chuva

Conduzir com chuva — a maior e mais perigosa companheira de viagem — pode trazer graves dissabores. Trazemos alguns conselhos para os evitarem.

BMW Série 1 Coupé à chuva

O verão já lá foi, o outono está aí e o inverno aproxima-se a passos largos, e sabemos o que isso significa: frio e chuva. E quem anda diariamente na estrada sabe como é conduzir com chuva: os percursos do dia a dia que conhecemos como a palma das nossas mãos ganham contornos que desconhecíamos.

Por isso, cabe ao condutor agir defensivamente e ajustar a sua condução às condições atmosféricas.

De acordo com um estudo desenvolvido pela Continental Pneus, 92% dos condutores portugueses revela uma maior preocupação com a segurança rodoviária quando as condições meteorológicas são adversas.

VÊ TAMBÉM: Conduzir à chuva. A todos os Ayrton Senna de «algibeira»

Com o intuito de alertar os automobilistas portugueses para uma condução ainda mais segura em tempo de chuva, a Continental Pneus deixa alguns conselhos.

Velocidade

O primeiro conselho a ter em conta é reduzir a velocidade e adaptá-la às condições meteorológicas, o que ajudará os automobilistas a estarem preparados para os eventuais imprevistos.

Luzes

Liga as luzes do veículo, inclusivamente quando chover com pouca intensidade. Isto ajuda a aumentar a visibilidade, tanto a tua como a dos restantes veículos.

Distância de segurança

Ao conduzir com chuva mantenham a distância de segurança do veículo da frente (equivalente ao espaço de dois veículos), uma vez que o piso molhado faz com que a distância de travagem triplique. Sempre que possível usem o efeito travão-motor para fazer diminuir a velocidade do veículo.

Escovas limpa para-brisas

Certifiquem-se que as escovas limpa para-brisas estão em boas condições e substituam-nas caso seja necessário.

VEJAM TAMBÉM: Transporte de animais: dicas para uma viagem de carro segura e confortável

Estado dos pneus

Como sabem, os pneus são o único ponto de contacto entre o veículo e a estrada. Verifiquem regularmente o estado dos pneus para se assegurarem que a profundidade do piso é a recomendada, uma vez que esta é a garantia de uma saída otimizada da água entre o pneu e a superfície da estrada, minimizando assim o risco de aquaplanagem.

Se a profundidade dos sulcos dos pneus for inferior a 3 mm, ao conduzir com chuva, a distância de travagem aumentará consideravelmente e o perigo de aquaplanagem será quatro vezes superior. E por falar em aquaplanagem, fica mais uma dica.

pneu careca
Estes pneus já viram melhores dias.

Como atuar num lençol de água?

Se o detetarmos a tempo, reduzir a velocidade é essencial. Ao atravessá-lo, a regra é nunca acelerar ou travar e manter o volante direito. Quando em aquaplanagem, os pneus simplesmente deixam de ter capacidade de escoar toda a água, fazendo com que o carro perca o contato com a estrada.

Acelerar ou travar apenas aumenta a probabilidade de despiste.

Conduzam em segurança!