Opinião The Grand Tour está ao nível do Top Gear?

The Grand Tour está ao nível do Top Gear?

Grand Tour

Primeiro episódio do The Grand Tour com Portugal em destaque.

Este domingo tirei a tarde para ver o The Grand Tour. Confesso que o primeiro episódio ficou um pouco aquém das minhas expectativas. Jeremy Clarkson, James May e Richard Hammond ainda não estão ao nível que nos habituaram no Top Gear.

Porquê? Porque o The Grand Tour não é só um Top Gear com um nome diferente. É um programa efetivamente diferente. Muito.

“Poderá o The Grand Tour suceder ao Top Gear em termos de popularidade? Será dificil, mas não é impossível.”

Os apresentadores são os mesmo, mas tudo o resto mudou. E nem tudo mudou necessariamente para melhor. Mas vamos por partes…

Os apresentadores

Eles não mudaram, mas tudo à volta deles mudou. Já não apresentam um programa inglês, apresentam um programa americano e isso nota-se nos detalhes.

Aquela entrada apoteótica, com dezenas de carros, aviões, uma banda de rock e uns «pozinhos» de Mad Max. América por todos os poros! Aquele não é o registo dos nossos rapazes e não me parece que estivessem confortáveis com esta abordagem.

clarkson-the-grand-tour

Naquele excerto do programa, achei o nosso «trio» demasiado afastado da fórmula que lhes valeu a fama que hoje têm: três amigos na galhofa a testarem carros e a fazerem pouco um dos outros.

Na parte filmada em estúdio notava-se falta de alguma naturalidade, mas a «coisa» melhorou no excerto do programa filmado em Portugal, mais concretamente no Autódromo de Portimão.

O novo «Stig»

Ao que parece, a produção escolheu um ex-piloto de NASCAR para substituir o Stig. Espero este que não volte a surgir no programa.

RELACIONADO: Assiste gratuitamente ao primeiro episódio do The Grand Tour

Uma vez mais, a subtileza do «Stig» criado pelos ingleses da BBC contrasta com a personagem de piadas fáceis e previsíveis dos americanos da Amazon Prime.

A nova «pista»

Mais uma vez, o exagero. Aos produtores do The Grand Tour não bastava encontrar uma pista de testes. Tinham de inventar mais alguma coisa.

the-grand-tour-eboladrome

A «mais perigosa», a «mais difícil», a «mais mortífera» foram alguns dos adjetivos que Jeremy Clarkson usou para descrever a nova pista. Então e o nome? Eboladrome. A nova pista tem um formato similar ao do vírus Ébola e daí o nome «Eboladrome».

A pista não tem escapatórias, há uma curva que acaba numa subestação elétrica, há animais por toda a parte e uma das curvas passa junto à casa de uma velhota.

Muito espetáculo e entretenimento, é verdade. Mas caramba, antigamente este era o único excerto do programa onde os carros eram verdadeiramente levados ao limite. Agora é mais um segmento de entretenimento.

Acho que ficámos a perder.

A nova «tenda»

Não podia ser tudo mau (nem é…). Em vez do estúdio do programa ser fixo, vai percorrer os quatro cantos do mundo. A ideia é interessante e pode ser que o estúdio venha um dia até Portugal.

Depois de terem abertos as hostes no Autódromo de Portimão, tudo é possível. Além do mais, os ingleses adoram Portugal e nós também gostamos dos «bifes». General Wellington, obrigado por tudo!

Produção e imagem

Do melhor. Animações fantásticas, planos maravilhosos. A Amazon Prime meteu a «carne toda no assador» e não poupou na equipa de filmagens e pós-produção.

Drift’s gigantescos, imagens aéreas, há de tudo. O pano de fundo também ajudou… Portugal!

Resumindo e baralhando…

Gostei deste primeiro episódio do The Grand Tour.

Como comecei por dizer, não acho que o The Grand Tour esteja ao nível do ex-Top Gear, e parece-me que na ânsia de fazer um programa diferente  – por necessidade e por imperativos legais – a produção talvez tenha ido longe demais em alguns aspetos.

Por mim, podem baixar nos níveis de «America f*uck yeah» e aumentar os níveis de sarcasmo e humor britânico. Nestas coisas, as soluções de compromisso sabem sempre a pouco.

Poderá o The Grand Tour suceder ao Top Gear em termos de popularidade? Será difícil, mas não é impossível. O Top Gear levou anos até chegar ao nível das últimas temporadas e o The Grand Tour só agora começou. Portanto…

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter