Autopédia EA211 TSI Evo: Volkswagen na dianteira da tecnologia «turbo»

Motores

EA211 TSI Evo: Volkswagen na dianteira da tecnologia «turbo»

O EA211 TSI Evo da Volkswagen é o primeiro motor a gasolina turboalimentado de 1.5 litros a recorrer a um turbo de geometria variável.

Volkswagen, EA211 TSI Evo

A Volkswagen apresentou no último Simpósio de Motores de Viena — certame dedicado às inovações tecnológicas neste campo da engenharia — o novo EA211 TSI Evo: o primeiro motor a gasolina turboalimentado de 1.5 com turbo de geometria variável. Uma solução que já conhecemos de outro modelo (de outro campeonato…), o Porsche 718 Cayman/Boxster S.

A marca alemã anunciou que vai estar disponível, numa primeira fase, em dois patamares de potência: 130 cv e 150 cv. O primeiro modelo do Grupo Volkswagen a receber este novo motor EA211 TSI Evo, será o Volkswagen Golf — modelo que nós vamos testar em primeira mão ainda este mês.

RELACIONADO: Autopédia: Sistema Cylinder on Demand

Comparativamente ao 1.4 TSI de 125 cv, este motor é 10% mais eficiente, tanto nos consumos como nas emissões. Para além do já referido turbo de geometria variável, parte do ganho deste motor em termos de eficiência deve-se ao sistema de desativação de cilindros e à adopção de um ciclo de combustão Miller com uma taxa de compressão mais elevada — o binário máximo está disponível logo às 1300 rpm (ver imagem).

EA211 TSI Evo 3

Há muito usados nos motores Diesel, só agora é que os turbos de geometria variável começam a massificar-se nas motorizações a gasolina — recordamos que o primeiro modelo a gasolina a recorrer a esta tecnologia foi o Porsche 911 Turbo (geração 997) em 2006.

O que são turbos de geometria variável?

Tal como o próprio nome indica, os turbos de geometria variável (TGV) diferenciam-se dos turbos convencionais (de geometria fixa) devido à possibilidade de ajuste contínuo das pás da turbina. Graças a este movimento é possível otimizar o fluxo de gases num regime de rotações mais amplo.

Porque é que só agora é que os TGV chegam aos motores a gasolina?

Nos motores a gasolina, a implementação dos TGV tem sido mais difícil devido à temperatura superior dos gases de escape face aos motores a Diesel. Até agora, para implementar TGV’s nas motorizações a gasolina era necessário recorrer a ligas metálicas dispendiosas, que tornavam o custo desta solução muito cara para carros «comuns». Ao que parece, a Volkswagen encontrou a solução para este problema.

EA211 TSI Evo 1
EA211 TSI Evo 2