Rally de Portugal

Os 50 carros que venceram o Rally de Portugal

Em vésperas da 51ª edição do Rally de Portugal, recordamos os carros vencedores de todas as 50 edições da prova. Para muitos - nós incluídos - é, sem dúvida, o melhor rali do mundo.

Organizado pelo Automóvel Club de Portugal, o Rally de Portugal teve a sua edição inaugural em 1967 e rapidamente alcançou o prestígio internacional. O sucesso foi tal que seis anos depois da primeira edição, a prova portuguesa integrou pela primeira vez o calendário do Campeonato do Mundo de Ralis, passando a receber, anualmente, os maiores nomes da modalidade. À espera deles esteve sempre uma moldura humana impressionante.

E foi precisamente a elevada afluência de espetadores – aliada à falta de condições de segurança – que viria a motivar um dos episódios mais negros da história da prova, em 1986, com o trágico acidente de Joaquim Santos na Lagoa Azul – toda a história aqui.

Na década de 90 o Rally de Portugal continuou a cimentar a sua posição como uma das melhores provas do Mundial de Ralis, ao ponto de ter sido considerado por cinco vezes como o “Melhor Rally do Mundo” e em 2000 ter sido distinguido com o prémio de “Rali com Melhor Evolução do Ano”.

Devido às difíceis condições atmosféricas que dificultaram a edição de 2001, o Rally de Portugal acabou por perder a sua posição no calendário do WRC no ano seguinte. Contudo, a organização nunca baixou os braços e na edição de 2007, no Algarve, o Rally de Portugal voltou a fazer parte do Campeonato do Mundo.

Em jeito de celebração dos 50 anos do Rally de Portugal, reunimos os carros vencedores de todas as edições da prova (ver galeria).

Pub