Clássicos Lembras-te deste? Renault 19 16V

Glórias do Passado

Lembras-te deste? Renault 19 16V

Gostamos de recordar as máquinas que outrora nos fizeram sonhar. Hoje vamos recordar o Renault 19 16V. O primeiro modelo compacto multiválvulas da Renault.

Renault 19 16V

O Renault 19 foi lançado em 1988 como sucessor dos Renault 9 e 11, dois modelos que já acusavam o peso dos anos face à concorrência. Dito isto, o Renault 19 fez parte de uma ofensiva muito comprometida da marca francesa ao segmento dos familiares compactos.

Construído sobre uma plataforma totalmente nova, era apenas uma questão de tempo até a Renault fazer aquilo que todos estavam à espera que fizesse… lançar uma versão desportiva do Renault 19.

Nascia o Renault 19 16V

Permitam-me um saudosismo. Há muito tempo que estes olhos, que desde tenra idade consomem revistas e livros de automóveis, não liam a sigla “16V” em lado nenhum. Ao escrever “16V” quase tenho de limpar as lágrimas. Ou é disso ou entrou-me qualquer coisa para os olhos…

Renault 19 16V

Na década de 80 e 90 qualquer carro com pretensões desportivas que se prezasse tinha algures inscrito na carroçaria “16V”. Hoje virtualmente todos os motores de quatro cilindros têm 16 válvulas, mas na década de 80 a maioria dos motores recorria apenas a duas válvulas por cilindro.

Chegávamos então a 1990 e a marca francesa apresentava ao público o Renault 19 16V. Assim que público colocou os olhos no 19 16V a aceitação foi imediata – basta olhar para as imagens. As linhas desportivas do modelo cativavam os corações mais propensos a emoções fortes. As tomadas de ar no capot, a jantes Speedline de 15 polegadas, os bancos desportivos e o volante de três raios também ajudavam (muito!).

Atmosférico, claro…

No coração do Renault 19 16V encontrávamos o primeiro motor multiválvulas da gama. Era um potente motor 1.8 litros atmosférico capaz de desenvolver 140 cv de potência. Graças a estes números e aos “magros” 1040 kg de peso, este Renault 19 «vitaminado» cumpria os 0-100 km/h em apenas 8,2 segundos. Foi este motor que a Renault usou neste modelo que nós tivemos oportunidade de testar no Estoril.

Totalmente negligenciados e subvalorizados durante muitos anos no mercado de usados, o Renault 19 16V é um dos modelos da marca francesa mais procurados pelos saudosistas. Porém, encontrar uma unidade em bom estado de conservação é quase como encontrar uma agulha no palheiro. Se encontrarem um apitem.

Renault 19 16V
Renault 19 16V

Sobre o “Lembras-te deste?”. É a rubrica da Razão Automóvel dedicada a modelos e versões que de alguma forma se destacaram. Gostamos de recordar as máquinas que outrora nos fizeram sonhar. Embarca connosco nesta viagem no tempo aqui na Razão Automóvel.