Notícias Este kart faz pouco mais de 1.5 segundos dos 0 aos 100km/h

Elétricos

Este kart faz pouco mais de 1.5 segundos dos 0 aos 100km/h

Esqueçam o Bugatti Chiron, o Ferrari LaFerrari ou Porsche 918 Spyder. O Daymak C5 Blast é um «superkart» capaz de bater até os mais rápidos desportivos.

Daymak C5 Blast

Não, não é o primeiro kart a conseguir uma aceleração deste género – o recorde do Guinness continua a pertencer ao Grimsel – mas será o primeiro a estar disponível para venda.

Desenvolvido pelos canadianos da Daymak, o C5 Blast – assim foi batizado – é um protótipo ainda em fase de desenvolvimento. O objetivo é torná-lo no kart mais rápido do planeta, mas Aldo Baiocchi, presidente da marca, vai mais longe:

“A um certo ponto o carro poderia começar a flutuar como o Land Speeder do Star Wars. Ou poderíamos acrescentar umas asas e ele passaria a voar. Achamos que é possível eventualmente acelerar dos 0-100km/h em menos de 1 segundo, e torná-lo no veículo mais rápido da história”.

Daymak C5 Blast
VÍDEO: Quando emprestas um Nissan Micra a um ex-piloto de Fórmula 1…

Um dos segredos para performances avassaladoras é a relação peso-potência, e foi precisamente aí que a marca canadiana Daymak jogou todos os trunfos. De acordo com Jason Roy, vice-presidente da Daymak, o C5 Blast pesa cerca de 200kg e conta com um motor elétrico de 10 000 watts, mas não só. Como é possível ver pelas imagens, o C5 Blast está equipado com oito turbinas elétricas (Electric Ducted Fan) que ajudam a criar forças ascendentes de até 100 kg, aparentemente sem prejudicar a aerodinâmica. Todo este sistema é alimentado por uma bateria de iões de lítio 2 400 Wh.

Toda a pesquisa e desenvolvimento está a ser feita em Toronto, local onde irá decorrer toda a produção. O C5 Blast vai estar à venda por 59 995 dólares e apenas poderá ser usado em pista – claro…