Notícias HGP Turbo transforma Volkswagen Passat num «bicho» de 480 cv

Tuning

HGP Turbo transforma Volkswagen Passat num «bicho» de 480 cv

Como acrescentar 200 cv de potência máxima ao Volkswagen Passat mantendo ao mesmo tempo o motor 2.0 TSI de origem? A HGP Turbo tem a resposta.

Volkswagen Passat Variant 2.0 TSI por HGP Turbo

Para os aficionados do universo tuning, a HGP Turbo é com toda a certeza um nome bastante familiar. No seu portefólio a preparadora alemã tem projetos tão bizarros como impressionantes – um dos mais conhecidos é talvez o Volkswagen Golf R com 800 cv de potência.

A mais recente cobaia da HGP Turbo foi a Volkswagen Passat Variant. Na sua versão mais potente, a carrinha vem equipada com um motor 2.0 TSI de 280 cv, o mesmo que equipa, por exemplo, o novo Arteon. Um nível de potência que, aos olhos de uma preparadora habituada a extrair o máximo dos motores do grupo Volkswagen, é manifestamente baixo.

Volkswagen Passat Variant HGP Turbo
A NÃO PERDER Volkswagen Polo 2018. As primeiras imagens (e não só) da nova geração

Graças a um novo turbocompressor e a um conjunto de outras modificações mecânicas – filtro de ar, sistema de escape, etc – a HGP adicionou 200 cavalos e 250 Nm de binário ao 2.0 TSI totalizando 480 cv de potência e 600 Nm de binário.

Para lidar com toda esta potência e binário a HGP fez pequenas afinações na caixa DSG e optou por uma suspensão KW e discos de travão dianteiros de 370 mm. Com 200 cavalos a mais, as performances só poderiam melhorar. Esta Volkswagen Passat demora agora apenas 4.5 segundos dos 0-100km, retirando 1.2 segundos ao modelo de série.

Infelizmente, trata-se de um modelo one-off e como tal não vai estar disponível para venda, nem mesmo na forma de um pacote de modificações.