Notícias CES 2023. O que esperar da maior feira tecnológica do mundo?

CES 2023

CES 2023. O que esperar da maior feira tecnológica do mundo?

Os salões automóveis estão moribundos… vida longa ao CES, onde os fabricantes automóveis têm investido de forma crescente nos últimos anos.

CES Las Vegas

O CES 2023, ou Consumer Electronics Show, é a maior feira tecnológica do mundo e realiza-se anualmente, logo a abrir o ano, em Las Vegas, nos EUA. E nos últimos anos tem ganho cada vez mais importância junto dos construtores automóveis, ao ponto de ter tomado o lugar de um dos certames míticos da indústria, o Salão Automóvel de Detroit.

Desde a década de 80 do século passado que Detroit «abria as hostilidades» do ano, até que o desinvestimento dos fabricantes e a chegada do Covid «conspiraram» para que a feira no estado do Michigan perdesse espaço, com os seus organizadores a tentarem reinventar o conceito e alterar datas (em 2022 teve lugar em setembro) para o tentar salvar.

Em contrapartida, a crescente digitalização, conectividade e eletrificação do automóvel tornaram o CES no espaço preferido dos grandes grupos automóveis, com cada vez mais marcas e mais metros quadrados reservados para o setor (exceto em 2021 existiu uma edição virtual porque a isso a pandemia obrigou).

A NÃO PERDER: Carlos Tavares não poupa os decisores europeus: “Somos profundamente autofóbicos”
CES Las vegas

Há uma série de marcas com presença mais assídua no CES, com as alemãs e as asiáticas à cabeça, à frente das norte-americanas que — à exceção da Tesla que “não existe em feiras” —, não estão tradicionalmente na vanguarda destas tecnologias e com as restantes europeias num papel muito secundário ou simplesmente ausentes.

No CES 2023, porém, o Grupo Stellantis assume protagonismo devido à sua recém-adquirida dimensão global e o diretor executivo, o português Carlos Tavares, será um dos mais importantes keynotes. O outro orador principal com direito a keynote na área automóvel será o seu homólogo da BMW, Oliver Zipse.

Carlos Tavares
O português Carlos Tavares, diretor executivo da Stellantis, será um dos oradores principais do CES 2023.

Um novo mundo

O CES é muito diferente do salão automóvel tradicional porque há muitas áreas de tecnologia (mais de 30) em exposição e o facto da sedutora cidade de Las Vegas atrair dezenas de milhares de pessoas diariamente também faz com que o deserto do Nevada seja menos deserto nesta fase do ano, colando as intensas celebrações de passagem de ano com a exposição.

LEIAM TAMBÉM: Olha sem mãos! Experimentámos a tecnologia de condução autónoma Drive Pilot da Mercedes

Este é, portanto, um evento visto como um indicador da evolução tecnológica, apresentando-se sem grandes modéstias (“à americana”) como “o mais influente evento de tecnologia do mundo e o campo de experiências para tecnologias disruptivas e inovadores à escala global”.

Vegas & CES
Las Vegas, Nevada

Razões de sobra para que esta nova indústria automóvel, onde os veículos cada vez mais são apresentados como smartphones sobre rodas, esteja presente cada vez com mais força, tornando o solo norte-americano o mais apetecível para este setor (se nos lembrarmos que o outro grande evento automóvel do ano, à escala global, tem lugar na Península de Monterey, na Califórnia, em agosto).

Fusão de dois mundos

Mesmo com a volátil situação geopolítica, crise energética e inflação galopante (umbilicalmente ligadas) a edição de 2023 do CES promete na área automóvel. Teremos então esse interessante «duelo» de keynotes entre presidentes de dois muito importantes grupos, Stellantis e BMW, que irão «vender» os seus projetos da mobilidade do futuro em palcos privilegiados (noutros anos tivemos a Volkswagen, a Toyota, a Mercedes-Benz, etc).

Ao contrário do que é tradição nos grandes eventos do automóvel por todo o mundo, o CES não está aberto ao público. Esta feira está reservada a profissionais do setor, seja nos mega-pavilhões do centro de conferências, seja nos enormes hotéis (onde decorrem as conferências e apresentações pré-salão) plantados nas margens da lendária “The Strip” (a faixa), que é como é conhecida a longa e retilínea avenida de Las Vegas, repleta de bares, casinos e muitos (muitos) coloridos neons que à noite dominam as atenções.

Las Vegas
A lendária “The Strip”, a avenida mais conhecida de Las Vegas.

E foi só apenas ao longo dos últimos anos que o automóvel conquistou o seu espaço no CES, tradicionalmente dominado por espetáculos imponentes das empresas tecnológicas e de entretenimento, que geram muitos milhões com computadores, televisões, tecnologia de dados, processadores, etc.

O que ver?

A BMW não irá apresentar um novo modelo de produção, mas sim uma visão realista de como será o automóvel do futuro, totalmente conectado e que se concretizará na marca bávara com os primeiros modelos da sua futura gama genericamente chamada “Nova Classe”. O foco não estará apenas no design e na tecnologia, mas também nos sistemas operativos e no design interior.

A NÃO PERDER: CEO da BMW alerta: “fim do motor de combustão pode ter riscos políticos”

A atenção do mundo automóvel será, como referimos, dividida com a Stellantis, que nunca esteve em Las Vegas enquanto mega-grupo de marcas, mas apenas com aparições avulsas das suas marcas americanas — Jeep, Chrysler, Dodge — em modestos espaços de exibição.

Stellantis CES
A Stellantis terá uma presença de peso na edição de 2023 do CES.

“Vamos mostrar o melhor da nossa tecnologia no CES com o objetivo de seduzir os nossos clientes e de lutar contra as alterações climáticas, o maior desafio global que todos temos que enfrentar. Será possível perceber como vamos chegar à propulsão sem emissões e à eletrificação ao mercado, como o nosso software de mobilidade será mais fácil e seguro de utilizar e como a sustentabilidade está integrada em todas as nossas decisões”.

Carlos Tavares, CEO da Stellantis

A Stellantis irá revelar, entre outros, os protótipos Peugeot Inception e Ram 1500 Revolution, a primeira pick-up elétrica da marca, de enorme importância nos Estados Unidos, e que deverá estrear a plataforma STLA Frame (chassis de longarinas).

É um veículo fundamental nos Estados Unidos – aqui as muito lucrativas pick-up de grande porte vendem como churros – onde a concorrência se adiantou com o lançamento iminente da F-150 Lightning (Ford), Hummer EV (GMC) e R1T (Rivian), estando também para breve as chegadas das versões elétricas da Toyota Tundra e Chevrolet Silverado.

Esta última (na imagem abaixo), aliás, deverá ser outra das estrelas da feira este ano, com ou sem o apelido Electra. Utiliza a nova geração de baterias Ultium (tal como o Cadillac Lyriq), que a GM espera que gerem menos problemas do que as usadas no compacto Chevrolet Bolt. Algumas versões terão quatro rodas direcionais e as de topo deverão proporcionar uma autonomia acima dos 500 km.

Chevrolet Silverado EV
Chevrolet Silverado EV

Voltando, para fechar, a este olhar pela Stellantis, a Dodge deverá mostrar o muscle car Charger SRT, elétrico claro.

E é provável que possamos ver uma versão mais evoluída do Chrysler Airflow Concept EV, revelado precisamente um ano antes no CES 2022.

Asiáticos em destaque

As marcas asiáticas são, como referimos, presença constante no CES. As sul-coreanas Hyundai e Kia vão apresentar a “Zero1Ne”, uma plataforma de promoção de talento que visa criar um ecossistema de criadores e startups com a participação ativa do Hyundai Motor Group.

No espaço do ramo de mobilidade dos coreanos (Hyundai Mobi) irão ser mostrados dois veículos conceptuais: o M.Vision TO e o M.Vision HI.

O primeiro integra tudo o que de mais avançado existe na marca coreana em termos de tecnologia de condução autónoma, o segundo centra a atenção na evolução do habitáculo como local de relaxamento e entretenimento.

Outra marca asiática a apostar na edição de 2023 do CES é a VinFast, ainda desconhecida de muitos. A empresa vietnamita — que também marcou presença no Salão de Paris de 2022 — ainda mal começou a produzir veículos e já mudou de diretor executivo, mas tenta não olhar para trás ao apresentar quatro SUV elétricos: VF6, VF7, VF8 e VF9.

VinFast VF 8
VinFast VF8

Há um ano a Vinfast revelou neste mesmo palco a sua estratégia elétrica e agora procura confirmar a seriedade das suas intenções, tanto mais que já fez chegar ao mercado norte-americano (mesmo no final de 2022) as primeiras 1000 unidades do VF8, estando os outros três modelos prometidos para 2023.

LEIAM TAMBÉM: NIO ET7. A berlina elétrica chinesa de topo que vai conquistar os europeus?

Na ponte entre a Ásia e a Europa, a turca Togg é uma das curiosidades da feira deste ano. Depois de ter sido surpresa absoluta em 2022 (com cinco concepts elétricos diferentes) mostra agora um concept elétrico e autónomo mais próximo da produção, cuja carroçaria foi desenhada pela Pininfarina.

Mehmet Gürcan Karakas Togg CEO
Mehmet Gürcan Karakas, diretor executivo da Togg

As ambições da marca são ousadas, projetando um milhão de carros fabricados até 2030 e a presença em cinco diferentes segmentos até ao final desta década. Mehmet Gürcan Karakas, o diretor executivo da Togg, estará no CES para falar sobre o que se diz ser uma inovadora estratégia de marketing e também dar a conhecer uma nova plataforma digital.

Outro dos atrativos da feira deste ano irá surgir no espaço da Sony Honda Mobility, a joint venture formada pelas duas gigantes nas suas respetivas áreas e que, precisamente, irá juntar o que cada uma delas faz melhor.

O entretenimento a bordo desenvolvido pela Sony (fala-se numa PS5 integrada a bordo) e a competência para produzir automóveis da Honda, no caso com um elevado conteúdo tecnológico de condução autónoma.

Sony Vision S
Sony Vision S

Depois do protótipo Vision-S 02, vamos ser brindados com um novo concept que deverá estar mais próximo do carro que deve começar a ser fabricado no final de 2025.

Alemães sempre presentes

A Volkswagen, a Audi e a Mercedes-Benz já foram protagonistas no CES, mas este ano terão presenças mais discretas, mas significativas.

No primeiro caso irão ser dados a conhecer os nomes dos topos de gama — a berlina ID.7 e o SUV ID.8 — da família ID, depois da revelação do concept ID. Aero no verão de 2022 e que agora será mostrado numa versão mais avançada, mas com camuflagem.

VW Aero 1
Volkswagen ID. Aero

Já a Audi dá mais um passo no sentido de tornar os seus veículos numa plataforma de experiência de Realidade Aumentada (AR), com os óculos “holoride”, que deverão começar a ser comercializados já em 2023 na Europa.

A NÃO PERDER: A Audi tem um novo símbolo mas continua a ter quatro anéis

A ideia é adaptar em tempo real o conteúdo virtual mostrado no ecrã imersivo aos movimentos do veículo (se o veículo curva à direita, a nave espacial no mundo virtual também vira à direita ou se o veículo acelerar, a nave espacial faz o mesmo).

Audi holoride
Audi x holoride

A Audi acredita que ao sincronizar as experiências visual e sensorial do utilizador aos movimentos do veículo, diminuem os riscos de enjoos habituais nos passageiros que realizam outras tarefas com o veículo em movimento.

LEIAM TAMBÉM: Iluminação digital da Audi estreia novas funções e já as pudemos testar

A Mercedes-Benz foi a pioneira das participações de destaque do setor automóvel no CES, pelo que não poderia estar ausente da edição de 2023, mesmo que com menos protagonismo.

Sob o lema “Tech to desire”, irão ser promovidas algumas iniciativas com o objetivo de ilustrar de que forma a evolução tecnológica está a ser direcionada para devolver tempo útil aos utilizadores dos veículos num futuro próximo.

CES 2020 Mercedes-Benz Vision AVTR
Foi precisamente no CES, em 2020, que a Mercedes-Benz mostrou o revolucionário protótipo Vision AVTR.