Notícias Este pode ser o novo Mazda6 mas não digam a ninguém

Salão de Pequim 2024

Este pode ser o novo Mazda6 mas não digam a ninguém

Chama-se Mazda EZ-6 e é um elétrico com tração traseira, apesar de também ter uma versão híbrida. Mas tem um problema: não vem para a Europa.

Apesar de ainda estar presente em alguns mercados europeus, a Mazda já disse adeus ao Mazda6 em várias latitudes, onde Portugal se inclui. Mas não percam já a esperança, porque acabam de chegar sinais positivos dos lados da China.

Isto porque a Mazda acaba de apresentar, no Salão de Pequim de 2024, o novíssimo EZ-6, que pode ser visto como uma espécie de versão 100% elétrica do Mazda6, ainda que também venha a ser vendido, mais tarde, com uma variante híbrida plug-in.

A má notícia é que, para já, esta berlina está destinada apenas ao mercado chinês. Mas não seria de estranhar se este modelo lançasse as pistas — pelo menos em termos visuais — para um futuro Mazda6, capaz de «atacar» outro tipo de mercados.

Mazda EZ-6 frente
© Mazda A grelha dianteira parcialmente iluminada é uma das grandes novidades deste Mazda EZ-6

Desenvolvido pela Changan Mazda, em parceria com a Mazda e a Chongqing Changan Automobile, o EZ-6 adota a mais recente interpretação da linguagem de design KODO, ao mesmo tempo que conta com uma grelha dianteira parcialmente iluminada e com puxadores de portas embutidos, para um desenho mais elegante.

Na traseira, o maior destaque vai para a assinatura luminosa, marcada por uma barra de luzes horizontal, que é algo distinta daquilo a que a Mazda nos tem vindo a mostrar. Acima disso, temos direito a um spoiler ativo, que se ergue sempre que é necessário aumentar a força descendente sobre o eixo traseiro.

De perfil, além das jantes de 19″ com um desenho aerodinâmico, reparamos de imediato nas proporções deste modelo, com os volumes muito bem definidos.

Em termos de medidas, são 4,91 metros de comprimento, 1,89m de largura e 1,48m de altura, o que o tornam ligeiramente maior do que o Mazda6 que ainda encontramos à venda na Europa.

Interior muito diferente

No interior, o EZ-6 parece ter muito pouco em comum com os restantes modelos da Mazda, o que só reforça a ligação que esta berlina tem com o mercado chinês.

Mesmo assim, parece um habitáculo agradável e com bons acabamentos, em linha com o que a marca de Hiroshima já nos habituou.

O enorme ecrã central, o volante com apenas dois raios e a consola central flutuante dão-lhe um aspeto sofisticado, ao mesmo tempo que o couro dos bancos e os elementos cromados lhe conferem elegância.

Mais de 1000 km de autonomia para o PHEV

Para já, a Mazda foi muito contida nas informações técnicas que avançou sobre este EZ-6, não confirmando, por exemplo, a plataforma em que este modelo assenta.

Contudo, revela que o Mazda EZ-6 é um elétrico com tração traseira, fruto do posicionamento do motor elétrico no eixo posterior. Além disso, adiantou que a suspensão traseira é multi-link, ao mesmo tempo que reclama uma distribuição de peso perfeita, de 50:50.

Mazda EZ-6 traseira
© Mazda

Quanto às baterias, não foi adiantada a sua composição nem mesmo a sua capacidade, com a Mazda a limitar-se a dizer que o EZ-6 elétrico tem uma autonomia de aproximadamente 600 quilómetros. Isto, de acordo com o ciclo de autonomia chinês, denominado CLTC, que é, em média, entre 10% e 20% mais generoso do que o ciclo europeu WLTP.

LEIAM TAMBÉM: Porque razão a Mazda deu rodas com ursos a este 121?

Já para a versão híbrida plug-in do EZ-6 a Mazda não confirma qual o motor a combustão escolhido para este sistema motriz eletrificado, mas garante uma autonomia superior a 1000 quilómetros (ciclo CLTC).

Será que o EZ-6 vem para a Europa?

O novo Mazda EZ-6 vai ser lançado na China no final de 2024 e por lá deverá continuar. Isto porque parece pouco provável que este modelo venha a ser vendido noutros mercados. Mesmo assim, só o tempo ou a própria Mazda poderão confirmar esta informação.

Contudo, e tal como referimos acima, este modelo pode muito bem lançar as bases para uma futura berlina que a Mazda venha a lançar na Europa, sobretudo do ponto de vista estético. Até porque já há muito que se fala de um novo Mazda6…