Notícias Alpine A290 revelado. Hot Hatch elétrico com ADN dos ralis

Vídeos RA

Alpine A290 revelado. Hot Hatch elétrico com ADN dos ralis

O novo A290 é o primeiro 100% elétrico da Alpine e promete ser um dos modelos mais divertidos de conduzir do segmento. Já o fomos conhecer.

alpine a290 thumb

Mais de um ano depois de o termos visto pela primeira vez, ainda sob a forma de um protótipo, o Alpine A290 acaba finalmente de ser apresentado ao mundo.

O primeiro de três modelos 100% elétricos que a Alpine vai lançar até 2026, numa ofensiva que a marca francesa apelida de «Garagem de Sonho», o A290 tem por base o Renault 5 que já conhecemos mas apresenta-se como um Hot Hatch dos tempos modernos, com ambições desportivas e com vários elementos inspirados na competição.

A chegada ao mercado português só está marcada para o final do ano, mas o Diogo Teixeira já o foi conhecer a Paris, em França. Veja o vídeo:

A Alpine tinha prometido…

Quando apresentou o protótipo A290_β, a Alpine prometeu que a imagem exterior da versão de produção seria 85% igual. E agora que conhecemos o desenho final, percebemos que a promessa foi cumprida.

E esse começa logo por ser um dos maiores trunfos deste pequeno elétrico desportivo, que se distancia claramente do modelo que lhe serve de base, o Renault 5: tem vias mais largas (mede mais 5 cm de largura), para-choques mais agressivos, jantes de maiores dimensões (19” de série) e as mesmas pinças de travão dianteiras Brembo que encontramos no Alpine A110.

Alpine A290 jantes
© Alpine

Isto já para não falar dos dois projetores auxiliares, em formato quadrado e com um «X», numa clara referência às fitas que se colocavam nos faróis dos carros de rali do passado.

Disponível com quatro cores distintas (azul, branco, cinzento mate e preto) para a carroçaria, incluíndo o novo tom Alpine Vision Blue da unidade que surge no vídeo em destaque, o A290 destaca-se por contar com vários elementos escurecidos, em preto, que vão desde os difusores de ar às saias laterais, passando pelo tejadilho, pelo spoiler traseiro, pelas cavas das rodas e pelas jantes.

Interior foi o que mais mudou

Ao contrário do exterior, o habitáculo do A290 mudou de forma significativa face ao protótipo que o antecipou. Mas outra coisa não seria de esperar, afinal o A290_β tinha um interior conceptual, pensado para testar novas soluções e técnicas.

E isso começava logo na configuração do próprio habitáculo, com três lugares, tal como um McLaren F1: condutor ao centro e um lugar de cada lado, numa posição ligeiramente mais recuada. E quase me esquecia: não tinha bagageira!

Como devem imaginar, nada disto chegou à versão final de produção, que tem uma configuração bem mais convencional: lugar para cinco ocupantes e uma bagageira com até 326 litros de capacidade, o suficiente para que o A290 seja capaz de cumprir com as obrigações naturais de um utilitário do segmento B.

Alpine A290 bancos
© Alpine

Contudo, e tal como o Diogo Teixeira deixa bem claro neste vídeo de primeiro contacto (estático) com o Alpine A290, não esperem muito espaço ao nível dos bancos traseiros. Este elétrico mede 3990 mm de comprimento e isso faz-se notar.

Inspirado no A110

Apesar de tudo, há uma coisa que permanece bem clara: o lugar mais especial deste A290 é mesmo o do condutor. Porque este é um elétrico para quem gosta de conduzir. Essa foi uma garantia que os engenheiros da Alpine deram desde o primeiro momento.

Por isso mesmo, o volante (de três raios) acaba por ser um dos elementos mais especiais do interior deste modelo: tem botões em alumínio inspirados no monolugar da Alpine na Fórmula 1, um comando rotativo para alterar o nível de regeneração da travagem e um botão vermelho com a sigla OV (de Overtake), que durante uns segundos nos dá a máxima potência disponível.

Depois, importa destacar os comandos da caixa na consola central, entre os bancos dianteiros, que são em tudo semelhantes ao que já conhecemos do Alpine A110, que até aqui era o único modelo em comercialização da marca francesa.

Alpine A290 interior
© Alpine

Com um ecrã multimédia com 10,1” e com grafismos específicos, o A290 também dá nas vistas por apresentar botões físicos dedicados para a climatização e bancos desportivos com um bom suporte lateral, um elemento obrigatório para quem quiser explorar a máquina elétrica deste Hot Hatch.

Dois níveis de potência

E por falar em máquina elétrica, o novo Alpine A290 — construído sobre a plataforma AmpR Small — está sempre disponível com apenas um motor elétrico, que pode ter 180 cv (130 kW) e 285 Nm (nas versões GT e GT Premium) ou 220 cv (160 kW) e 300 Nm (nas versões GT Performance e GTS).

Alpine A290 frente
© Alpine

Em qualquer um dos casos, a bateria é sempre a mesma: estamos perante um pack com 52 kWh de capacidade que permite uma autonomia de até 380 quilómetros (número ainda não homologado) em ciclo combinado.

A NÃO PERDER: Abarth 500e. Testámos o elétrico com «ronco» de motor a gasolina

Contudo, dependendo da versão escolhida, a resposta do acelerador é diferente, tal como os níveis de performance conseguidos: com o motor de 180 cv o A290 acelera dos 0 aos 100 km/h em 7,4s e chega aos 160 km/h de velocidade máxima; já a versão mais potente reclama 6,4s e 170 km/h, respetivamente.

São números interessantes, se tivermos em conta o segmento em que este modelo se insere, e que ganham ainda mais expressão quando olhamos para o peso total do conjunto: 1479 kg na versão mais leve.

Alpine A290 traseira
© Alpine

Isso, juntamente com o baixo centro de gravidade, as vias mais largas e a suspensão traseira multi-link, deixam antever uma proposta divertida de conduzir.

Contudo, são detalhes como os pneus desenvolvidos em parceria com a Michelin e o sistema Alpine Toque Technology para a gestão do binário que prometem fazer a diferença em estrada e em circuito.

Quanto custa?

O Alpine A290 ainda não tem preços fechados para o mercado português, mas já sabemos que chega no final do ano ao mercado, com um preço indicativo a começar nos 38 000 euros.

Por confirmar está também a organização da gama para o nosso país, ainda que a Alpine o tenha apresentado com as tais quatro versões distintas que vimos acima: A290 GT, A290 GT Premium, A290 GT Performance e A290 GTS.

A estas ainda se vai juntar, durante o lançamento, a série limitada “Premiere Edition”, que será oferecida em três variantes exclusivas: Beta, inspirada no protótipo A290_β, La Grise e La Bleue.

O A290 GTS Premiere Edition estará limitado a apenas 1955 exemplares, numa referência ao ano em que a Alpine foi fundada por Jean Rédélé.