Notícias ID. Code apresentado. Volkswagen do futuro vai ser assim mas só para a China

Salão de Pequim 2024

ID. Code apresentado. Volkswagen do futuro vai ser assim mas só para a China

A Volkswagen leva ao Salão de Pequim 2024 o ID Code, um protótipo que nos dá a conhecer a nova linguagem de design da marca na China.

Volkswagen ID Code dianteira 3/4
© Volkswagen

Quando se tornou evidente que o design dos modelos elétricos ID não colheu as preferências dos clientes da Volkswagen na China, o problema começou a assumir proporções importantes.

A Volkswagen chegou à conclusão que a resposta residia, nada mais, nada menos, que numa nova linguagem de design desenvolvida especialmente para os clientes na China.

No Salão de Pequim de 2024 vai ser dado a conhecer o ID Code, um protótipo que condensa os traços principais do modelo que vai traçar o futuro da marca neste país.

O que é o ID. Code?

Tal como podemos ver neste crossover de 4,90 m de comprimento, o novo estilo é mais audaz e mais assertivo do que aquele que vemos nos atuais modelos ID.

Thomas Schäfer, diretor da marca Volkswagen, reitera a intenção de “continuar a escrever a história, que soma 40 anos do investimento da Volkswagen na China, agora com a revelação do ID Code, que antecipa aquilo que será um modelo muito importante para este mercado”.

Para conseguir inovar tecnologicamente e competir com a rapidez que a indústria e o mercado de hoje exigem, a Volkswagen irá complementar as suas plataformas elétricas MQB e MEB com parcerias como a que acaba de estabelecer com o fabricante chinês Xpeng.

A Volkswagen China Technology Company está a desenvolver também a primeira plataforma de conceção chinesa, que será usada por várias marcas do grupo alemão. A partir de 2026, pelo menos quatro modelos irão ser lançados nessa plataforma nascida na China.

O concept car Volkswagen ID. Code não só serve para definir as novas bases do design dos Volkswagen do futuro na China, como também estará equipado com o “último grito” de tecnologia.

Volkswagen ID Code dianteira
© Volkswagen

Este protótipo terá tecnologia de condução autónoma Nível 4, ou seja, será capaz de conduzir totalmente sem intervenção humana.

Para além disto, o veículo será capaz de comunicar com o espaço através do sistema luminoso “3D Eyes” (olhos 3D), e dos sistemas óticos em LED — “Light Cloud” — na dianteira, que criam a sensação de que o concept está a olhar em várias direções.

“Janelas inteligentes” e condução autónoma

Ainda na dianteira, por baixo da “Light Cloud” existe ainda um ecrã “Light Screen”. Este é difícil de identificar, uma vez que está disfarçado com uma «tinta transparente» que apenas se acende quando o carro é ligado, e que pode apresentar diversas informações como a meteorologia.

Os ecrãs com tecnologia avançada não só existem nas posições convencionais (como o head-up display com realidade aumentada) e na zona central do painel de bordo, como se estendem até às janelas laterais e para-brisas diante do passageiro — “janelas inteligentes” —, onde pode aparecer a imagem de um avatar que usa inteligência artificial para comunicar com os ocupantes.

Os bancos podem ser adaptados aos vários modos de condução e o volante recolhe para dentro do painel de bordo, se for escolhido o modo de condução autónoma.

Desta forma gera-se um espaço adicional para rodar os bancos dianteiros em 180º, de forma a que os dois ocupantes da fila dianteira possam ficar de frente para os passageiros da segunda fila.

Leia também: ID.7 GTX Tourer é a carrinha Volkswagen mais potente de sempre

A consola central está montada sobre um sistema de calhas que a permite avançar e recuar e contém um pequeno frigorífico e apoio de uma bebida. Este pode também ser usado como lâmpada se for colocado na sua posição mais alta.

Vai dar origem a um modelo de produção?

Ainda não há certezas, mas tendo em conta que o Volkswagen ID. Code será seguido de mais protótipos com outras carroçarias, poderá antecipar um futuro modelo de produção.

Afinal, a marca alemã anunciou que a família ID irá crescer para um total de 16 modelos até ao final da presente década, entre os quais se incluem cinco propostas de uma nova sub-marca “ID UX”, que a Volkswagen vai lançar no mercado em 2027. Se este conceito vai chegar a outros pontos do globo? Vamos ter de esperar para ver.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Volkswagen Lupo GTI?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Volkswagen Lupo GTI, genuíno “pocket rocket”