Notícias Porsche 718 a combustão acaba na Europa mas há exceções

Mercado

Porsche 718 a combustão acaba na Europa mas há exceções

Os modelos a combustão da Porsche são cada vez menos na UE. Depois do Macan seguem-se os Porsche 718 Boxster e 718 Cayman.

© Porsche

Os Porsche 718 Boxster e 718 Cayman vão seguir os passos do Macan a combustão no adeus ao mercado europeu.

À semelhança do SUV, também desta vez não podemos culpar as emissões. A União Europeia (UE) está a introduzir novas regras de segurança e de cibersegurança (regulamento UNECE WP.29) e, a partir de julho de 2024, todos os automóveis novos registados na UE terão de obedecer a estas regras.

Estas novas limitações têm como objetivo proteger os sistemas dos carros de ciberataques — durante o desenvolvimento, produção e pós-produção —, melhorando a sua capacidade de resposta e de resiliência.

Os Porsche 718 Boxster e 718 Cayman não estão em conformidade com estas regras, uma vez que foram desenvolvidos antes de terem sido definidas. Assim, tal como no Macan a combustão, integrar uma nova arquitetura eletrónica seria demasiado dispendioso.

Devido a isto, a marca alemã decidiu retirar o par de desportivos do mercado europeu, cerca de três meses antes da entrada em vigor dos novos regulamentos.

As novas regras estão também por detrás da saída do mercado europeu de outros modelos do Grupo Volkswagen: Volkswagen up! e Transporter T6.1, e os Audi TT e R8 (que já terminaram a sua produção recentemente).

Exceções

No entanto, a não conformidade com as novas regras não significa que seja o fim de carreira para os 718 Boxster e 718 Cayman a combustão. Vão deixar de estar à venda na União Europeia, mas vão continuar a ser vendidos noutros mercados, como a América do Norte ou Ásia.

Porém, este não vai ser o «último adeus» dos Porsche 718 a combustão. Devido às regras existentes, os mais desportivos 718 Cayman GT4 RS e 718 Spyder RS vão poder continuar a ser comercializados por mais um par de anos (até julho de 2026).

porsche 718 RS Spyder na estrada, perfil
© Porsche Porsche 718 RS Spyder.

Isto porque podem ser integrados nas regras europeias específicas para as “pequenas séries” (até 1500 unidades por ano), de acordo com um porta-voz da marca em declarações à Motor1.

Olá, elétrico!

Se os Porsche 718 Boxster e 718 Cayman a combustão estão de saída já nos próximos meses, ainda vamos ter de esperar por 2025 pelo seu sucessor… 100% elétrico — tal como aconteceu com o Macan.

Os protótipos de teste do inédito desportivo elétrico já andam na estrada:

Fonte: Motor1

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o protótipo Porsche C88?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China