Notícias Conduzimos o EX30 na maior pista de gelo que a Volvo já construiu

Vídeos RA

Conduzimos o EX30 na maior pista de gelo que a Volvo já construiu

Fomos até às portas do Círculo Polar Ártico para conduzir o novo Volvo EX30, na maior pista de gelo alguma vez construída pela marca sueca.

Diogo Teixeira com Volvo EX30
© Razão Aiutomóvel

A estrada que tenho pela frente pode ser em asfalto, mas vejo apenas um manto branco. Se tudo correr bem o percurso que introduzi no sistema de navegação do Volvo EX30, deverá levar-me até Luleå. A maior cidade da Lapónia, no norte da Suécia, é o destino intermédio desta viagem até à maior pista de gelo alguma vez construída pela Volvo.

Até ao círculo polar ártico são apenas alguns quilómetros e claro, as temperaturas, quanto mais sigo para norte, mais baixas ficam. A meio de março, data desta viagem, o termómetro recusa-se a registar temperaturas positivas e os dias ainda são bastante curtos.

Foi neste cenário idílico, mas de condições extremas, que voltei a experimentar o EX30, o primeiro SUV 100% elétrico do segmento B da Volvo. Mas para além deste rótulo, há outro que ninguém lhe tira: é a galinha dos ovos de ouro da marca.

© Filipe Abreu / Razão Automóvel Nas imediações de Luleå, na Suécia, as casas contrastam com o branco que cobre terrenos e estradas.

Com uma rentabilidade por unidade vendida de quase 20%, é o primeiro elétrico da Volvo a ficar perto de um modelo a combustão a este nível. Mas tão ou mais importante é o impacto nas vendas da marca: devido ao EX30, a Volvo nunca vendeu tantos automóveis e está a bater recordes de vendas.

E depois de um teste em Barcelona, num cenário semelhante a Portugal no que a temperaturas e condições diz respeito, vir ao extremo oposto do nosso dia a dia revelou ter vantagens únicas.

Se já viu o vídeo acima, percebeu que o EX30 enfrentou condições que a maioria dos automóveis elétricos teme: o frio. É sabido o impacto que as temperaturas muito baixas podem ter na autonomia destes modelos 100% elétricos, que pode ser reduzida em um terço.

Mas dificilmente encontraremos estas condições em Portugal, pelo que, certamente, será mais fácil ficar próximo dos valores de autonomia oficiais anunciados. Podem ir dos 337 km para o EX30 com a bateria mais pequena de 51 kWh e até aos 476 km para o EX30 com a bateria de 69 kWh.

Tão importante como a autonomia é também a potência e velocidade de carregamento. No norte da Suécia, nesta paisagem vasta e pintada de branco, nem sempre é fácil encontrar um posto de carregamento — mas encontrei…

É bom saber que o Volvo EX30 permite potências de carregamento de até 175 kW em corrente contínua (DC), o que permite não perder muito tempo num carregador apropriado: apenas 26 minutos para ir de um estado de carga de 10% aos 80%.

A potência em corrente alternada é de 11 kW podendo ser, opcionalmente, de 22 kW. Carregar totalmente a bateria demora seis horas (bateria de 51 kWh) ou oito horas (69 kWh), reduzindo o tempo para metade, a 22 kW.

Tração traseira ou integral? Depende

Para uma utilização em Portugal ou em cenários similares, continuo a recomendar o EX30 de maior autonomia, de apenas um motor (272 cv) e tração traseira — designado por Single Motor Extended Range. Esta até é a versão mais popular do modelo, o que significa que mesmo quem o comprou, partilha da mesma opinião.

© Filipe Abreu / Razão Automóvel Aqui o asfalto até pode estar visível, mas os níveis de aderência não são os melhores. Ainda assim, a versão com tração traseira nunca nos deixou ficar mal.

Mas em Luleå, neste cenário gelado, teria de recomendar o EX30 mais potente, com dois motores (428 cv) e tração integral — designado por Twin Motor Performance.

A vantagem de ter tração às quatro rodas é inegável em condições extremas como estas encontradas na Suécia, mas a potência adicional também acaba por ser um bónus. Vantagem que se notou acima de tudo na pista serpenteante que a Volvo construiu e que permitiu levar o EX30 aos limites.

A maior pista de gelo que a Volvo já construiu

Só aqui (ou noutro país com enormes lagos gelados) é possível experimentar o Volvo EX30 num circuito destes, sem preocupações com saídas de pista. Por isso, a nossa vinda à Suécia é mais do que justificada. Mais até do que a vontade de comer um ensopado de rena.

© Filipe Abreu / Razão Automóvel Uma pista de gelo com 75 curvas para desafiar o EX30 e quem o conduz.

A Volvo construiu a maior pista gelada da sua história para esta experiência. Um trabalho que demorou quase seis meses a ser executado, como me conta Niclas Lindberg, um especialista em condução no gelo que liderou esta construção.

São 3,7 km de extensão e 75 curvas — com 80 cm e 100 cm de altura de gelo — e ao contrário do que pensava ali não estava anteriormente um lago, mas sim um pântano, que teve ser preparado para no inverno ficar com este aspecto.

Ajudas eletrónicas desligadas? Mais ou menos

Desligando o controlo de estabilidade, percebo que ao fim de algumas centenas de metros e para mal dos meus pecados, este não desliga totalmente. O software está calibrado para que isso nunca aconteça. O que na verdade, para 99,9% dos condutores, é uma excelente notícia. O Volvo EX30 é um carro urbano, sem ambições desportivas e não é suposto ser conduzido assim.

Mas foi fácil de perceber, como pode ver no vídeo, que a tração e potência adicional da versão Twin Motor nos dão mais controlo e performance, sobretudo à saída das curvas. Previsível? Claro que sim. Mas em mais nenhum cenário seria possível testar este comportamento ao limite.

© Filipe Abreu / Razão Automóvel

Neste cenário é, sem dúvida, a melhor opção. No caso do EX30 de tração traseira, ganha pontos na nota artística. Que mesmo assim acaba por sair penalizada, porque mesmo com esforço, o Volvo EX30 raramente nos deixa cometer grandes loucuras devido às restrições impostas pelas ajudas eletrónicas.

Os preços do Volvo EX30 em Portugal

O novo Volvo EX30 já se encontra em comercialização no nosso país, com preços a começar nos 39 554 euros para a versão Single Motor com nível de equipamento Core.

© Filipe Abreu / Razão Automóvel

O EX30 Single Motor Extended Range (bateria de 69 kWh) tem preços a começar nos 44 905 euros, também no nível Core.

Quanto ao EX30 Twin Motor Performance, a oferta começa no nível Plus, com mais equipamento de série, com preços a iniciarem-se nos 42 568 euros.