13.03.2025
Mais autonomia não há. Mercedes-Benz CLA 2025 revelado
18.03.2025
Super plataforma da BYD promete carregar (quase) tão depressa como abastecer
17.03.2025
O novo Renault 5 Turbo tem 540 cv literalmente dentro das rodas
Ford reforça família elétrica com 3 modelos. Todos os preços
11.03.2025
Leapmotor T03. Elétrico chinês chega a Portugal por 19 600 euros
04.03.2025
Peugeot 3008 elétrico com 700 km de autonomia já tem preço
21.03.2025
Mais de 1 milhão de euros. Saiba quantos Aston Martin Valhalla vêm para Portugal
CUPRA vai para os EUA mas plano de ataque teve de mudar
14.03.2025
Como Trump pode destruir 25% do excedente comercial desta indústria europeia
Primeiras imagens do novo Alfa Romeo Stelvio e há boas notícias
Porsche Cayenne elétrico a chegar mas motor de combustão é para continuar
Este Audi esconde o futuro SUV Porsche a combustão
19.03.2025
Nunca se venderam tantos Aston Martin em Portugal. Qual é o segredo?
12.03.2025
Toyota está atrasada? Japoneses investem milhões na combustão e hidrogénio
07.03.2025
Entrevistámos o CEO da Tesla chinesa. “Se pudesse alterava várias decisões na NIO”
Renault Scenic elétrico convence mas não nesta versão
Mercedes-Benz GLC híbrido plug-in. Faz mais de 100 km sem gastar gasolina?
Testei o XPeng G9 e este SUV chinês deveria preocupar os europeus
A Alfa Romeo deu mais um motor ao Junior. Ficou melhor?
Conduzimos o novo Mitsubishi Outlander que faz 84 km sem gastar gasolina
Conduzimos o novo Audi Q5 com a motorização mais vendida
20.08.2024
Híbrido plug-in ou elétrico? A escolha é mais difícil do que parece
28.02.2024
Mercedes E 220 d contra BMW 520d. O derradeiro comparativo Diesel
11.10.2023
Juntámos o Alfa Romeo Tonale e o CUPRA Formentor. Qual venceu?
Está à procura de um carro? Experimente a nossa pesquisa avançada por marca e modelo
Regressar ao motor de busca
Consulte, antes de comentar, a informação legal e os nossos termos e condições aqui
Este artigo ainda não tem comentários. Seja o primeiro a partilhar uma opinião.
Conheçam as principais novidades do Salão de Genebra 2014
Guilherme Costa
Texto
Todos os anos a história repete-se, a cidade de Genebra, Suiça, será nos próximos dias a capital da indústria automóvel. As principais estreias, as melhores marcas, os carros mais exclusivos e as preparações mais exóticas todas juntas num só local, durante 10 dias.
Como não podia deixar de ser, a Razão Automóvel fará, durante os próximos dias, uma cobertura exaustiva das principais novidades e apresentações no Salão de Genebra.
Para já, fiquem com uma análise sumária das principais novidades deste ano (cliquem no título do modelo para mais detalhes):
A histórica marca italiana fará todo o uso das suas credenciais desportivas. Para além do renovado Mito Quadrifoglio Verde, será apresentado também o Giulietta Quadrifoglio Verde, a versão mais potente do familiar compacto da marca italiana.
É uma das grandes surpresas da Alfa Romeo para este Salão de Genebra. O pequeno gigante Alfa Romeo 4C, vai perder a cabeça. (Imagem: The Super Car Kids)
A preparadora alemã Alpina surge em Genebra com uma edição bastante apelativa do BMW Série 4 Cabriolet, mais potente e esteticamente mais desportiva.
A Aston Martin deixou para segundo plano as boas maneiras inglesas, apresentando-se no certame suíço com um modelo vincadamente desportivo.
O mais pequeno desportivo da marca dos anéis estreia-se em Genebra. Um concentrado de potência e performance, numa espécie de Audi TT à escala.
Potência a céu aberto. O Audi S3 Convertible tenta repetir os pergaminhos da versão hatchback, agora sem capota.
Uma edição revivalista da saudosa Audi RS2, a carrinha que inaugurou a tradição da marca dos anéis em familiares «musculados».
Baseado na plataforma modular MQB do grupo Volkswagen, o Audi TT será a principal novidade da marca alemã.
Não só de grandes construtores se faz o Salão de Genebra e a pequena Arash, após 4 anos desde o lançamento do seu último modelo, o AF10, revela o novíssimo Arash AF8. Do AF10 herda o motor, originário da GM, um V8 com 7 litros e 557cv às 6500 rpm e 640Nm de binário às 5000 rpm. A transmissão é da “velha-guarda”: manual e com 6 velocidades.
“Nunca digas nunca”. O BMW Série 2 Active Tourer pretende reunir em si o melhor do universo das carrinhas com a modularidade interior dos monovolumes. A BMW tenta tudo isto num novo formato, prometendo manter o espírito aventureiro ao mesmo tempo que preserva o cunho desportivo reconhecido aos modelos da marca – mesmo sabendo que este é o primeiro modelo de tração dianteira da gama.
Os «super» BMW Série 3 e 4 serão as estrelas maiores do showroom da marca bávara. Dois desportivos de respeito, que apresentam-se nas suas melhores versões, fazendo uso do melhor que a BMW tem para oferecer.
Depois do BMW Série 6 Gran Coupé, surge agora o Série 4 Gran Coupé. Um modelo que partilha todas as soluções técnicas do BMW Série 3, mas acrescenta um apelo estético superior devido ao formato da carroçaria. Um híbrido entre um coupé e uma berlina.
Nesta que será a sua última aparição no Salão de Genebra, o Bugatti Veyron apresenta-se na sua última evolução antes de ser apresentado o seu sucessor, previsivelmente em 2015 e neste mesmo certame.
O salão de Genebra também se faz com carros citadinos, e o Citroen C1 será uma das mais destacadas presenças no stand da Citroen.
Completamente renovado, o Ferrari California T representa o regresso da marca italiana aos motores turbo. Mais potência, melhores consumos e uma estética mais apelativa são os cartões de visita da 2ª geração do modelo mais acessível da Ferrari.
A Ford decidiu renovar os argumentos de um dos seus principais modelos: o Ford Focus. Com uma carreira comercial de três anos, o atual Focus adopta agora uma nova grelha dianteira, igual à dos modelos mais recentes da marca, bem como alterações ao nível do interior.
O novo desportivo da marca nipónica virá equipado com a nova geração do motor 2.0 VTEC, desenvolvido para pela primeira vez, para acomodar um turbo – diferença inédita na gama que fez história pelos seus motores atmosféricos – com pelo menos 280cv.
A Jaguar tem mostrado nos últimos anos – desde que foi adquirida por um grupo indiano – um fôlego impressionante. É no seguimento deste lançamento constante de modelos, com reconhecidas qualidades técnicas e estilísticas, que surge a Jaguar XFR-S Sportbrake. Mais uma carrinha de luxo para entrar na contenda com os modelos alemães que dominam o segmento.
A marca com o nome mais difícil de pronunciar de toda a industria automóvel, a Koenigseegg, quer arrasar nesta 84º edição do Salão de Genebra. E como pretende fazer isso? Trazendo consigo o One:1, um modelo que está na corrida pelo título de carro mais rápido do mundo.
Será uma das principais novidades deste salão. O Lamborghini Huracan LP 610-4 tem pela frente a árdua tarefa de fazer esquecer o Gallardo, modelo ao qual irá suceder e que foi o mais vendido de sempre da marca italiana. Argumentos não lhe faltam…
O Lexus RC F e RC 350 F-Sport são os principais rivais nipónicos aos modelos alemães. BMW Série 4, Audi A5 e companhia que se cuidem…
É com este modelo que Lexus pretende enfrentar a Lamborghini e a Bentley nas provas de GT3 mundiais.
Maserati GT Concept
Uma das grandes incógnitas desta edição do Salão de Genebra. Pouco ou nada se sabe do Maserati GT Concept, apenas que será o pontapé de partida para substituição do atual Maserati Granturismo, um dos mais apaixonantes modelos da casa italiana da atualidade. Ao que parece, a Maserati apresentará mais um modelo em Genebra.
Este ano a Mclaren volta a apontar baterias à sua rival mais direta: a Ferrari. Com a apresentação do Mclaren 650S a marca inglesa pretende colocar o Ferrari 458 Speciale em sentido. Será que vai ser capaz?
O Mercedes Classe S Coupé vai partilhar com o Mercedes Classe C, todo o protagonismo da zona de exposições da Mercedes. A receita é simples e o resultado soberbo: toda a classe, luxo e conforto do Mercedes Classe S em formato coupé. Parece fácil não é?
O bloco de 2.0l Turbo Ecotec de 2ª geração, vindo da família LDK, o A20NHT, presente no Astra OPC atual, recebeu uma melhoria ao nível da potência ganhando 20 cavalos. Os 280 cavalos do Opc, passam a 300 cavalos neste Astra OPC Extreme. Será o momento alto da GM no Salão de Genebra 2014.
O «quatro-por-quatro» da moda vai conhecer em Genebra uma edição mais exclusiva e luxuosa. Uma Autobiography Edition, recheada de equipamento e apontamentos capazes de deixar qualquer um rendido.
É o citadino que maior «hype» está a gerar à sua volta. Equipado com motor e tração traseira, muitos depositam nele a esperança de trazer para as cidades uma postura e uma condução mais divertida. As cidades nunca mais serão tão cinzentas, garante a Renault.
Rolls-Royce Ghost Series II
Será o stand mais elitista do Salão de Genebra. Entre magnatas do petróleo, banqueiros, charutos, garrafas de champanhe e mulheres bonitas estará o Rolls-Royce Ghost Series II. Um modelo que fará uso de toda a sua opulência para não passar despercebido entre tanto motivos de interesse.
A Volvo é reconhecidamente uma das marcas que apresenta os estudos de design mais interessantes no decorrer de certames automóveis e claro está, o Salão de Genebra 2014, não poderia ser excepção. Uma shooting brake inspirada no Volvo P1800ES dos anos 70, uma altura em que as shooting brakes quase foram um sucesso.
É o mais recente membro da família GT da gama Golf. Uma proposta que pretende oferecer todas as sensações do Golf GTD e GTI, mas com consumos e emissões mais amigas do ambiente.
Para além da revelação de modelos de produção, também as casas especializadas no tuning de automóveis topo de gama apresentam em Genebra as suas mais exuberantes novidades. Destacam-se o já aqui referidoAlpina B4 Bi-turbo Cabriolet e o TECHART GrandGT, um Porsche Panamera vitaminado pela casa alemã.
Os protótipos também ocupam um lugar muito especial na agenda do Salão de Genebra 2014. A VW apresentará o T-Roc, um cross-over com motor TDI. A Rinspeed apresentará a sua visão de condução autónoma, o XchangE um concept que tem por base o Tesla Model S e cujo objectivo principal é remover o condutor da equação máquina/estrada.
O desporto automóvel também não fica esquecido. No Pavilhão número 3, os visitantes poderão descobrir uma exposição sobre aquela que é muito provavelmente, a corrida de automóveis mais conhecida do mundo: as 24 horas de Mans. Nesta exposição, é possível ver 20 modelos que vão levar os 700 000 visitantes do salão, numa viajem pela evolução dos automóveis que participaram naquela prova. Todos os detalhes aqui.
Com organização da OICA (Organisation Internationale de Constructeurs d’Automobiles), o Salão Automóvel de Genebra 2014 decorre em 7 pavilhões, de 6 a 16 de Março. O bilhete de entrada para o certame tem um custo de aproximadamente 13€.
Acompanhem o Salão de Genebra com a Razão Automóvel e fiquem a par de todos os lançamentos e novidades. Deixem-nos o vosso comentário aqui e nas nossas redes sociais!
Faça login na sua conta
Ainda não tem uma conta? Crie uma aqui.
Crie a sua conta
Já tem conta? Faça login.
Recupere a sua conta
Ainda não tens conta criada na Razão automóvel para poderes ter todos os alertas.