Clássicos Sabe o que simbolizam as três pontas da estrela da Mercedes-Benz?

Logótipos

Sabe o que simbolizam as três pontas da estrela da Mercedes-Benz?

A Estrela de três pontas do logótipo da Mercedes-Benz: da ideia ao emblema. A história completa do símbolo da marca alemã.

A estrela da Mercedes-Benz em Hollywood
© Mercedes-Benz

A icónica estrela de três pontas do emblema da Mercedes-Benz remonta ao início do século passado, mais precisamente a 1909. No entanto, para perceber de onde vem este emblemático logótipo é preciso viajar para uns anos antes.

Estrela de três pontas
© Mercedes-Benz A estrela de três pontas da Mercedes-Benz foi registada no dia 24 de junho de 1909, por Daimler-Motoren-Gesellschaft

Gottlieb Daimler e Karl Benz

A Mercedes-Benz nasceu em duas fases distintas, e só mais tarde foi «fundida» numa só. A sua primeira «metade» foi fundada em 1883, por Karl Benz, com o nome Benz & Co. E, sete anos mais tarde, nascia a outra «metade» da marca alemã: a Daimler-Motoren-Gesellschaft (DMG), fundada pelo engenheiro e designer industrial Gottlieb Daimler.

No início do séc. XX, Karl Benz e Gollieb Daimler uniram esforços e os modelos da DMG apareceram pela primeira vez como veículos Mercedes-Benz.

A escolha do nome Mercedes, nome feminino espanhol, deve-se ao facto de este ser o nome da filha de Emil Jellinek, um abastado empresário austríaco que fazia a distribuição de carros e motores Daimler. Estava encontrado o nome, mas… e o logótipo?

Logótipo

Inicialmente, tinha sido utilizado como logótipo um símbolo com o nome da marca. Porém, em 1909, os irmãos Daimler, filhos de Gollieb Daimler, inspiraram-se num postal enviado pelo seu pai para criarem a tão afamada estrela da Mercedes-Benz.

Leia também: De Toyoda para Toyota. A história do logótipo da marca

No início da sua carreira, Gottlieb Daimler desenhou num postal uma estrela de três pontas sobre a sua propriedade em Colónia, Alemanha. Como tal, os seus filhos propuseram a adoção dessa mesma estrela de três pontas, que em junho de 1909 passou a ser utilizada como emblema na parte frontal dos veículos, acima da grelha.

Evolução da estrela de três pontos

Em 1925 foi criado o logótipo mais semelhante ao que conhecemos atualmente: uma estrela de três pontas envolta numa coroa de louros. Esta alteração deveu-se à criação da Mercedes-Benz, uma «união» entre a DMG e a Benz & Co., que obrigou a que o emblema fosse ligeiramente redesenhado.

Em 1933, o logótipo foi novamente alterado, mas manteve os elementos que perduram até aos dias de hoje. O emblema a três dimensões foi substituído por um símbolo colocado sobre a grelha, que, nos últimos anos, ganhou maiores dimensões e um novo destaque na dianteira dos modelos da marca de Estugarda.

3 pontos, 3 objetivos

Para além do significado familiar que o logótipo tem, cada ponto da estrela simboliza o “ar”, a “terra” e o “mar” — ambientes que a Mercedes-Benz acreditava que iria conquistar com os seus motores.

Simples e elegante, a estrela de três pontas tornou-se sinónimo de qualidade e segurança. Uma história com mais de 100 anos que parece efectivamente protegida por uma estrela… da sorte.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Mercedes-Benz 190 (W 201)?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Já passaram 40 anos mas ninguém esquece o Mercedes 190 (W 201)