O Dodge Viper aproxima-se do fim. Nada melhor que comemorar os 25 anos do emblemático modelo com diversas edições especiais.
Já tinha sido anunciado que 2017 marcaria o fim da produção do Viper. Mas não vai embora discretamente. Quando se tem um colossal motor V10 com 8.4 litros de cilindrada, a discrição está no reino da impossibilidade.
Para comemorar o 25ª aniversário da vil criatura, a Dodge não se fez rogada, e lançou não uma, mas cinco edições especiais da mais possante «víboras». Todas elas devidamente identificadas, numeradas e com documentação certificada. E melhor! Quatro das edições especiais derivam da versão destruidora de circuitos, leia-se ACR (American Club Racing), que no último ano obliterou os recordes, todos eles certificados, de 13 circuitos norte-americanos, incluindo o lendário Laguna Seca, deixando para trás máquinas mais recentes e sofisticadas como o Porsche 918.
A primeira das cinco edições, intitula-se precisamente 1.28 Edition ACR, em alusão ao tempo obtido em Laguna Seca. Limitado a 28 unidades, vem exclusivamente em preto, com largas faixas vermelhas longitudinais. E tal como a víbora recordista, vem equipado com o mesmo arsenal, onde se inclui travões em carbono e o pacote aerodinâmico mais extremo disponível, equipamentos que acompanham igualmente as restantes edições especiais derivadas do Viper ACR.
Limitado a 100 unidades, surge o Viper GTS-R Commemorative Edition ACR, que recupera a clássica e das mais populares pinturas do modelo, branco com faixas azuis. Foi a pintura que serviu outra edição especial do Viper, de 1998, após ganhar o campeonato GT2 da FIA.
Com o nome mais sugestivo do grupo, o Viper VooDoo II Edition ACR também recupera outra edição especial, de 2010, limitado a 31 unidades, como o antecessor. E com idêntica decoração, em preto, com uma estreita faixa em grafite alinhada com condutor.
De momento, ainda não existem imagens da última edição especial derivada do Viper ACR. Que ficará apenas disponível através dos dois distribuidores que mais Dodge Viper venderam, justificando a denominação Viper Dealer Edition ACR. Uma original forma de dizer “obrigado”? Os 33 exemplares serão de cor branca, com uma faixa central azul e uma alinhada com o condutor a vermelho.
Por fim, a única edição especial que não deriva do especializado ACR, é a Snakeskin Edition GTC. Tal como o nome indica esta versão vem numa cor serpentino verde, complementada com duas faixas negras preenchidas com um padrão evocativo do predador rastejante que lhe dá nome. Esta versão será limitada a apenas 25 unidades. Como despedida, não se podia pedir muito mais. Num mundo onde até os supercarros são cada vez mais polidos, sofisticados e civilizados, o Dodge Viper contrapõe essa corrente com a sua brutalidade, más maneiras e carácter divergente.
Sem comentários
Estes são os últimos Dodge Viper da história
Consulte, antes de comentar, a informação legal e os nossos termos e condições aqui
Este artigo ainda não tem comentários.
Seja o primeiro a partilhar uma opinião.