Como sabemos, atualmente a maioria dos automóveis em produção estão equipados com discos ventilados perfurados ou ranhurados. Apesar da hegemonia destas soluções é essencial avaliar as diferenças entre elas. No entanto, uma coisa é certa e unânime: os discos ventilados são críticos e essenciais no controlo da temperatura. É aquele intervalo existente entre os dois rotores que permite a dissipação do calor gerado pela fricção entre o disco e as pastilhas.
Lisos, perfurados ou ranhurados?
Se a tua prioridade é o máximo poder de travagem — por exemplo, em circuito —, então fica a saber que os discos perfurados são uma «treta». Chocados? Nós também, mas faz sentido. Segundo Jason Fenske, da Engineering Explained, autor do vídeo abaixo, a adoção desta solução pela maioria das marcas deve-se essencialmente a motivos estéticos. São bonitos, ponto. Mas vamos a factos…
É verdade que as perfurações no rotor ajudam a escoar a água e a libertar os discos dos detritos resultantes da travagem e do uso; no entanto, a existência das tão famigerada perfurações também causa alguns malefícios:
- diminui a superfície de contacto
- reduz a superfície de dissipação do calor
- compromete a resistência do disco
Conclui-se que as desvantagens são maiores que as vantagens. Convém referir que estamos a falar num uso extremo, como o que decorre em competição.
Frente a estes, os discos lisos são portanto uma opção mais válida e eficaz — ainda que esteticamente menos apelativos. No intermédio entre estas duas soluções situam-se os discos ranhurados. Uma solução de compromisso que conserva a capacidade de limpeza dos detritos dos discos perfurados mantendo praticamente intacta a integridade do rotor.
Resumindo: qual é a melhor opção para o teu carro? Segundo Jason Fenske, da Engineering Explained, a melhor opção é sem dúvida os discos ventilados simples ou ranhurados. Assiste à explicação completa (em inglês) no vídeo em baixo:
Sem comentários
Discos de travão perfurados, ranhurados ou lisos. Qual é a melhor opção?
Hoje é dia de esclarecer uma dúvida que assombra a cabeça de muitos de nós: quais os melhores discos de travão para o meu carro?
Consulte, antes de comentar, a informação legal e os nossos termos e condições aqui
Este artigo ainda não tem comentários.
Seja o primeiro a partilhar uma opinião.