Notícias Posição de condução central para o novo SCG 004S

Apresentação

Posição de condução central para o novo SCG 004S

A Scuderia Cameron Glickenhaus revela o seu segundo ato. O SCG 004S é um superdesportivo com posição de condução central e será muito mais acessível do que o SCG 003S.

Scuderia Cameron Glickenhaus SCG 004S

A Scuderia Cameron Glickenhaus, construtor norte-americano, revelou o novo SCG 004S. Mais acessível do que o SCG 003S, é um novo superdesportivo com motor central traseiro, tração traseira e um possante V8 twin turbo. Mas o destaque é definitivamente os três lugares para ocupantes, com o do condutor ao centro, tal e qual o McLaren F1.

Não vai custar milhões

A grande diferença para o SCG 003S, o seu primeiro modelo, é o preço — relembramos que o SCG 003S fica acima dos dois milhões de euros. O SCG 004S será bastante mais acessível, com o preço base a ficar-se por uns mais “modestos” 340 mil euros e uns trocos (400 mil dólares). Continua a ser muito, é certo, mas bem mais próximo de máquinas como o McLaren 720S ou o Ford GT.

Este último parece ter servido de inspiração para o desenho do SCG 004S, já que recorre a uma solução semelhante na forma como os volumes dianteiro e traseiro se intersectam. E aqueles farolins traseiros? Parecem decalcados do Maserati 3200 GT. Apesar de tudo, não deixa de ter uma forte identidade.

Muito carbono, um V8 e… uma caixa manual

Tal como o SCG 003S, também o SCG 004S integra uma monocoque, chassis e carroçaria em fibra de carbono, anunciando um peso de apenas 1180 kg — dezenas de quilos mais baixo do que um Renault Clio RS. Um valor impressionante, considerando o coração desta máquina, situado por trás dos ocupantes.

O motor é um V8 com 5.0 litros de capacidade e dois turbos. Resultado: 659 cv e 720 Nm! Infelizmente, a Scuderia Cameron Glickenhaus não avançou com valores referentes a prestações, mas tantos cavalos e newton metro, e tão pouca massa para movimentar, devem garantir números de respeito.

O SCG 004S destaca-se também por acoplar o possante V8 a uma caixa manual de seis velocidades. Já são dois USP (Unique Selling Points ou características únicas do produto) do superdesportivo. A posição de condução central e uma caixa manual associada a este nível de performance são características impossíveis de encontrar na concorrência. No entanto, para os fãs dos circuitos que procuram poupar todos os décimos de segundo, existe a opção por uma caixa acionada por patilhas.

RELACIONADO: SCG 003 Stradale e Competizione finalmente revelados

Primeiras unidades em 18 meses

De acordo com a Scuderia Cameron Glickenhaus, as primeiras unidades serão entregues dentro de 18 meses. Estas serão denominadas de “The Founder’s Edition” e estarão limitadas a 25 unidades. Mas os planos são mais ambiciosos, já que o objetivo, após estas 25 unidades, é produzir cerca de 250 carros por ano, um número bastante superior às poucas dezenas do SCG 003.

Também veremos o SCG 004S a correr nas 24 horas de Nürburgring (talvez em 2019?), e estão previstas versões de competição para as categorias GT3 e GTE/GTLM. Para os eventuais interessados, já anunciámos um preço base de 340 mil euros, mas implica um depósito de 34 mil euros (40 mil dólares).

Scuderia Cameron Glickenhaus SCG 004S