O Alpina B8 4.6 é um dos modelos mais especiais alguma vez construídos pela Alpina. O motivo — o «grande» motivo — está debaixo do capot.
A Alpina conseguiu fazer algo que a BMW já tinha tentado fazer e fracassou. Essa tentativa passava por equipar o Série 3 (E36) com um motor V8, porém problemas com a designação do modelo e adaptação do motor V8 à carroçaria do Série 3 na linha de produção deitaram por terra os planos da marca.
A Alpina conseguiu

Sem os constrangimentos naturais de uma linha de produção de larga escala, e graças a 42 modificações ao chassis original do E36, a Alpina conseguiu consumar o tão ansiado casamento entre o chassis E36 e o motor 4.0 litros V8 (M60B40) que equipava o BMW 540i (E34).
Mas casar o motor não era suficiente. A Alpina queria mais potência e por isso aumento a capacidade do motor dos originais 4 litros para 4.6 litros. Um incremento que não foi fácil de operar porque o bloco do M60B40 recorria a um tratamento especial anti-fricção (Alusil), e por esse motivo, a Alpina não podia simplesmente proceder à rectificação do motor para aumentar a cilindrada. A BMW teve de dar uma ajuda à Alpina e construir um bloco específico para o B8. Mas as modificações não ficaram por aqui: a Mahle forneceu pistões forjados de alta compressão, alterou-se o tempo de abertura das válvulas e reprogramou-se o sistema Motronic.
O resultado final foram 333 cv de potência (às 5 700 rpm) e 470 Nm de binário máximo (às 3 900 rpm).
Mais do que números… força!
Mas estes números não contam a história toda. O Alpina E36 B8 4.6 tinha uma entrega de potência monstruosa. Às 1 000 rpm este motor já desenvolvia 350 Nm de binário, que era o binário máximo do… BMW M3 Evo (E36)! Dito isto, a velocidade máxima de 278 km/h e os 0-100 km/h cumpridos em apenas 5,7 segundos não são surpresa nenhuma. Mas mais do que a aceleração pura, a imprensa da época destacava a disponibilidade do motor a todos os regimes.
A lidar com toda esta potência encontrávamos amortecedores Bilstein e sistema de travagem totalmente revisto. No total, foram produzidas 350 unidades do Alpina E36 B8 em três carroçarias distintas: Coupé, Touring e Cabriolet.
Recorda aqui outros modelos históricos:
- Lembras-te deste? Fiat Coupé 2.0 20v Turbo;
- Lembras-te deste? Mercedes-Benz E 50 AMG (W210);
- Lembras-te deste? Alfa Romeo 156 GTA. Sinfonia italiana;
- Lembras-te deste? Renault 19 16V;
- Mais artigos de clássicos.
Sem comentários
Lembras-te deste? Alpina E36 B8 4.6
Hoje recordamos o Alpina E36 B8 4.6. O primeiro modelo da história a «casar» um motor V8 com uma carroçaria Série 3.
Consulte, antes de comentar, a informação legal e os nossos termos e condições aqui
Este artigo ainda não tem comentários.
Seja o primeiro a partilhar uma opinião.