Primeiro Contacto Audi Q3 Sportback. Ao volante do novo rival do BMW X2

Ao volante

Audi Q3 Sportback. Ao volante do novo rival do BMW X2

Desvendado há pouco mais de um mês, a nova versão "coupé" do SUV compacto Audi Q3 deu-se agora a conhecer, in loco, por estradas de montanha alemãs.

Audi Q3 Sportback 2019

Numa altura em que as marcas premium fazem marcação homem-a-homem — a metáfora futebolística fica sempre bem…—, principalmente no segmento SUV e crossover, a Audi responde à rival BMW e ao seu bonitinho X2, com uma nova variante, mais estilizada, do Q3, o Audi Q3 Sportback.

Não viste a apresentação que o nosso João Tomé aqui fez sobre o que é um Q3 Sportback? Resumindo e basicamente, trata-se de um Q3 vestido para matar deslumbrar.

Sem alterações naquela que é a já conhecida base técnica do SUV compacto de Ingolstadt, mas ainda assim com algumas diferenças nas dimensões exteriores — a nova variante não só é 16 mm mais comprida (4,50 m), como também é 29 mm mais baixa (1,56 m) —, o Q3 Sportback destaca-se, principalmente, pelo perfil tipo coupé. Com a linha do tejadilho a prolongar-se pelos redesenhados e mais inclinados pilares traseiros, integrando um spoiler no topo do óculo traseiro.

VÊ TAMBÉM: Nem o Audi Q3 escapou aos SUV “coupé”. Eis o novo Q3 Sportback

A ajudar à imagem robusta e desportiva, ombros mais marcados e pronunciados que no Q3, complementados por uma traseira com farolins sem alterações, a não ser a possibilidade de contarem com piscas dinâmicos.

Um dos muitos pormenores do Audi Q3 Sportback que, a par da grelha octogonal Singleframe de aspeto tridimensional à frente, do marcante difusor traseiro, e das várias proteções de carroçaria características dos SUV, acabam contribuindo para uma imagem exterior, sem dúvida, musculada, marcante e até arrebatadora — dito de outra forma, cuida-te, X2…

Interior familiar

Já quanto ao interior, o melhor mesmo é não contares com muitas alterações face ao Q3; a não ser o acesso ao mesmo, mais baixo através das portas traseiras, (má) consequência do perfil que quer ser coupé — coisas de menino bonito…

Audi Q3 Sportback 2019

Uma vez assimilada esta nuance, o mais certo é tudo te parecer demasiado familiar. Desde a excelente qualidade de construção e de materiais, ambas acentuadas num tablier esculpido e de linhas ergonómicas; ao ambiente tecnológico para o qual, tanto o Audi Virtual Cockpit de 10,25” (que, na versão plus, acrescenta como novidade três layouts pré-definidos), como o atraente e funcional ecrã tátil de 10,1” do MMI, fortemente contribuem.

Também encontramos uma ótima posição de condução, com todos os comandos no sítio certo, consola central a contribuir para um cockpit envolvente, e com o condutor agraciado com um banco e volante desportivos.

Já para os restantes ocupantes, um banco traseiro que, apesar de continuar a poder ser ajustado 60:40 em profundidade (13 cm) e na inclinação das costas, continua a revelar-se mais adequado para apenas dois adultos, que para três. Não só porque o túnel de transmissão é muito intrusivo, mas também porque a largura para um potencial passageiro ao meio, não é muita.

Surpresa, e das boas, são as cotas em altura nos lugares traseiros, consequência de um tejadilho “escavado” que ajuda a atenuar o perfil mergulhante rumo à bagageira. Mas também a bagageira, a qual, anunciando à partida uma capacidade de 530 l — com piso amovível a poder ser colocado a duas alturas — pode chegar aos 1400 l, com as costas dos bancos traseiros totalmente rebatidas na horizontal.

Subscreve o nosso canal de Youtube.

“O meu nome é Alexa…”

Ainda sobre o sistema de info-entretenimento e conectividade, novidade maior é a promessa de inclusão, lá mais para a frente no tempo, de uma versão mais avançada do conhecido assistente virtual interativo da Amazon, Alexa. Tal como outras soluções já conhecidas (Mercedes Me, por exemplo), é baseada em sistemas de Inteligência Artificial, promete não só disponibilizar mais de 80 000 funcionalidades, como atender a (praticamente) todos os desejos proferidos pelos ocupantes do Q3 Sportback! Ou, pelo menos, gostaríamos que assim fosse…

Audi Q3 Sportback 2019

Garantidos desde o início da comercialização estão todos os serviços online já conhecidos das várias gamas do construtor de Ingolstadt. Como é o caso da navegação 3D com base no Google Maps, ou uma ligação permanente à Internet, a qual permite, por exemplo, fazer do Audi Q3 Sportback um valioso e eficaz hotspot.

Também em destaque, os modos e as ajudas à condução, traduzidos não só no Drive Select, ao qual não falta sequer um modo off-road (são seis modos, ao todo), ou até mesmo na igualmente importante ajuda em descidas íngremes; como também em tecnologias como a manutenção na faixa de rodagem, o alerta de ângulo morto e a travagem autónoma de emergência à frente. Esta última, presente no pacote de sistemas de segurança Audi pre sense.

Entre os opcionais, sobressai o Adaptive Cruise Assist, assim como um sistema de leitura de sinais de trânsito que, no futuro, deverá conseguir atuar em conjunto com o cruise control, ajustando permanentemente a velocidade aos limites legais — no futuro, garantiram-nos…

Anunciado com os níveis de equipamento já conhecidos — Base, Advance e S line —, resta agora aguardar pela definição da composição de cada uma destas versões, para saber o que fará verdadeiramente parte do equipamentos de série.

Os mesmo motores, mas com um toque elétrico

Falando de motores, a confirmação dos mesmos motores já existentes no Q3, ou seja, dois quatro cilindros a gasolina, 1.5 TFSI de 150 cv e 2.0 TFSI de 230 cv, e outros dois a gasóleo, 2.0 TDI de 150 cv e 190 cv. Sendo que todos eles podem receber não somente uma caixa manual de seis velocidades, como também a já bem conhecida (e eficaz) caixa automática S tronic (de dupla embraiagem) de sete velocidades.

Audi Q3 Sportback 2019

Para o mercado nacional, estarão disponíveis o 1.5 TFSI de 150 cv (vulgo, 35 TFSI), com caixa manual e automática, e tração apenas dianteira, além dos dois 2.0 TDI: o 35 TDI de 150 cv com caixa S tronic, e que também pode ter tração integral quattro, e o 40 TDI de 190 cv, de série com S tronic e sistema quattro.

Verdadeiras novidades, só mesmo no decurso da comercialização… e elétricas. Mais precisamente, com base no 35 TFSI, que também estará disponível com um sistema semi-híbrido de 48 V.

Audi Q3 Sportback 2019

Este é composto por um Belt Alternater Starter (motor-gerador acionado por correia), e aproveita a energia desperdiçada na desaceleração e na travagem, garante mais 12 cv e 50 Nm em certas ocasiões — acelerações iniciais ou mais pronunciadas, até 10 segundos. Conseguindo, segundo garante a Audi, poupanças de combustível até 0,4 l/100 km.

VÊ TAMBÉM: O Audi SQ2 já chegou a Portugal. Fica a saber quanto vai custar

Desportivo também ao volante

Neste primeiro contacto com o novo Q3 Sportback, realizado em solo alemão, oportunidade para conduzir duas das motorizações disponíveis, o 35 TFSI 150 cv S tronic, e o 40 TDI 190 cv quattro S tronic.

Sendo que, no final dos testes, avaliados os prós e os contras — poucos… —, a nossa preferência acabou recaindo no 35 TFSI, a gasolina, sem dúvida, uma boa opção para este SUV! Ainda que por culpa também do excelente papel desempenhado pela transmissão automática S tronic com patilhas no volante.

Audi Q3 Sportback 2019

O Audi Q3 Sportback 35 TFSI é impulsionado por um quatro cilindros que, não sendo poço de força ou vivacidade, não deixa de garantir boas respostas, graças também aos 250 Nm de binário que anuncia.

Ficou-nos na memória o bom desempenho dinâmico ajudado por uma suspensão pneumática auto-ajustável, a garantir pisar firme e informativo, sem rolamentos acentuados da carroçaria. Mas também por uma direção progressiva e precisa na forma como insere o Q3, ajudada por rodas de generosas dimensões (jantes de 20” bem calçadas), que, embora mais sonoras no contacto com o asfalto, são sinónimo de maior tração.

Audi Q3 Sportback 2019

O Audi Q3 Sportback 40 TDI, com o conhecido 2.0 TDI de 190 cv, caixa S tronic e sistema quattro, caracteriza-se pela maior sonoridade e algumas vibrações. Isto num conjunto que, ajudado por um maior binário (400 Nm) e pela tração integral, consegue respostas com maior ímpeto, sem quaisquer perdas de tração.

Ainda assim e na nossa singela opinião, o TDI deixa, em muitos momentos, a sensação de ser um “corpo estranho”, neste corpo de contornos coupé, mas que também quer ser SUV.

A NÃO PERDER: Do Audi TT nasceram 11 concepts. Conhece-os a todos

Custa um bocadinho mais

Embora com lançamento em Portugal previsto já para a segunda metade do próximo mês de outubro, o Audi Q3 Sportback continua sem preços definidos. Os quais, revelaram-nos os responsáveis da marca para o nosso país, estão ainda a ser negociados com a casa-mãe.

No entanto, esta incerteza não impediu os mesmos responsáveis de deixarem a garantia de que esta nova variante não será muito mais cara que o Q3 original: mais 2500 a 3000 euros, garantem.

A confirmar-se fará com que o Audi Q3 Sportback possa vir a estar disponível, com motor a gasolina, por valores a partir dos 44 000/45 000 euros, ao passo que o Diesel deverá começar por volta dos 52 000 euros.

Tal como já aconteceu com outros modelos, a Audi assinalará o lançamento do novo Sportback nos mercados europeus, com a disponibilização de uma versão Edition One. Que, limitada a um número ainda não definido de unidades por mercado, e definida por um equipamento fortemente enriquecido, imagem mais apurada, e disponível com todas as motorizações, poderá custar cerca de 8000 euros mais que um S line, com motor correspondente — isto, claro está, se a estratégia for a mesma da do Q3.

Audi Q3 Sportback 2019

Audi Q3 Sportback. Ao volante do novo rival do BMW X2

Primeiras impressões

9/10
Apostando numa estética exterior e interior claramente a apontar ao coração, o novo Audi Q3 Sportback apresenta-se com o objetivo de disputar clientes com propostas premium como o BMW X2, oferecendo qualidade, luxo e desempenho a condizer. Resta saber se, com um PVP, no caso do Diesel, a ultrapassar os 50 mil euros, a emoção conseguirá falar suficientemente alto, de forma a fazer esquecer a carteira.

Data de comercialização: Outubro 2019

Prós

  • Estética
  • Comportamento
  • Ambiente de luxo a bordo

Contras

  • Acesso aos lugares traseiros
  • Diesel algo rude
  • Preço
Sabe esta resposta?
Qual a potência da Audi RS6 Avant (C8)?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Tenham medo, muito medo. Esta é a nova Audi RS6 Avant
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Tenham medo, muito medo. Esta é a nova Audi RS6 Avant