Tornar o pilar A ‘invisível’ não é uma batalha de hoje — recordam-se do Volvo SCC de 2001? Com o evoluir dos níveis de proteção do automóvel, o pilar A não parou de crescer. Este suporta o para-brisas e é o elemento crucial que mantém a estabilidade do espaço habitável em caso de embate dianteiro.
No entanto, a visibilidade saiu prejudicada. A largura do pilar A cria ângulos mortos expressivos, capazes de “tapar” peões e até automóveis inteiros, situação exacerbada na aproximação a cruzamentos, rotundas, e até em algumas curvas.
A invenção da jovem de 14 anos Aliana Gassler, da Pensilvânia, EUA, quer resolver esse problema dos automóveis contemporâneos. Como? Tornando o pilar A ‘invisível’.
O truque é conseguido com uma câmara colocada do lado de fora do pilar, um projetor posicionado acima da cabeça do condutor, e um pilar A revestido internamente com uma superfície têxtil retrorrefletora.
As imagens obtidas pela câmara são transmitidas em tempo real pelo projetor diretamente no pilar, tornando-o invisível e eliminando o ângulo morto gerado por ele.
Já vimos soluções similares de outros construtores como a Jaguar. Uma solução com futuro?
VÊ TAMBÉM: É oficial. O Honda “e” vai ter espelhos retrovisores digitaisSobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.
Sabe esta resposta?
Que motor equipa o BMW X2 sDrive16d?
Oops, não acertou!
Pode encontrar a resposta aqui:
BMW X2 sDrive16d em vídeo. Diesel, 116 cv, 3 cilindros e… mais de 50 mil eurosParabéns, acertou!
Vai para a próxima perguntaou lê o artigo sobre este tema:
BMW X2 sDrive16d em vídeo. Diesel, 116 cv, 3 cilindros e… mais de 50 mil euros
Sem comentários
Uma miúda de 14 anos criou um pilar A ‘invisível’
O pilar A 'invisível', invenção da jovem Aliana Gassler, promete acabar com o perigoso ângulo morto gerado pelos cada vez mais largos pilares A.
Consulte, antes de comentar, a informação legal e os nossos termos e condições aqui
Este artigo ainda não tem comentários.
Seja o primeiro a partilhar uma opinião.