A Volvo Cars anunciou hoje um conjunto de medidas que afirmam o percurso da marca rumo à sustentabilidade e à eletrificação. Até 2030 toda a gama Volvo será unicamente constituída por modelos 100% elétricos. A marca sueca eleva assim o seu compromisso ambiental ao nível do histórico compromisso com a segurança.
Até lá, a Volvo Cars irá, de forma gradual, remover da sua gama todos os modelos com motor a combustão interna, onde se incluem os híbridos plug-in. Com efeito, a partir de 2030, cada novo automóvel da Volvo Cars vendido, será exclusivamente elétrico.
Antes disso, já em 2025, o fabricante sueco quer que 50% das suas vendas sejam de veículos 100% elétricos, com os restantes 50% a serem híbridos plug-in.
TENS DE VER: C40 Recharge. Apenas 100% elétrico e só pode ser comprado onlineRumo neutralidade ambiental
A transição para a eletrificação faz parte do ambicioso plano climático da Volvo Cars, que pretende reduzir, de forma consistente, a pegada de carbono associada ao ciclo de vida de cada automóvel e ainda vir a ser uma empresa com impacto climático neutro, até 2040.
Esta decisão baseia-se, ainda, na expectativa de que, quer a legislação, quer a melhoria das infraestruturas de carregamento, irão contribuir significativamente para uma aceitação crescente dos clientes em relação aos automóveis 100% elétricos.
“Não existe futuro a longo prazo para os automóveis com motor a combustão interna. Queremos ser um fabricante de automóveis exclusivamente elétricos em 2030. Isto permitir-nos-á ir ao encontro das expectativas dos nossos clientes e fazer também parte da solução no que toca ao combate às alterações climáticas.”
Henrik Green, Chief Technology Officer Volvo Cars.
Como medida intercalar, até 2025, a empresa pretende reduzir em 40% a pegada de carbono associada a cada modelo, através da redução de 50% ao nível das emissões de escape dos automóveis, de 25% ao nível das matérias-primas e fornecedores e de 25% no total das operações relacionadas com a logística.
Ao nível das suas unidades produtivas, a ambição é ainda maior, pois a Volvo Cars pretende, neste ponto, ter um impacto climático neutro já em 2025. Atualmente, as unidades produtivas da empresa são já alimentadas por mais de 80% de eletricidade com impacto neutro no clima.
De resto, desde 2008 que todas as fábricas europeias da Volvo são alimentadas com energia hidroelétrica.
2 comentários
Volvo Cars anuncia fim dos motores de combustão. Até 2030 será tudo 100% elétrico
Primeiro a segurança das pessoas, agora a segurança do ambiente. A Volvo Cars afirma o combate à poluição e às alterações climáticas como o seu grande desafio corporativo.
Consulte, antes de comentar, a informação legal e os nossos termos e condições aqui
Este artigo ainda não tem comentários.
Seja o primeiro a partilhar uma opinião.