Ensaio Hyundai Kauai EV 64 kWh testado. Um elétrico que nos deixa ir longe

Desde 44 275 euros

Hyundai Kauai EV 64 kWh testado. Um elétrico que nos deixa ir longe

O renovado Hyundai Kauai EV com a bateria de 64 kWh "oferece" 150 kW (204 cv) de potência e 484 km de autonomia. É este o Kauai elétrico a comprar?

Hyundai Kauai Electric
© Thomas V. Esveld / Razão Automóvel

Depois de termos testado o renovado Hyundai Kauai EV na versão com a bateria de “apenas” 39 kWh e 100 kW (136 cv), chegou a vez de conduzir o Kauai elétrico na sua versão mais potente e… capaz: bateria de 64 kWh, 150 kW (204 cv) e 484 km de autonomia.

Depois de em 2020 se ter consagrado como o quarto veículo elétrico mais vendido na Europa, o Kauai EV tem uma posição de destaque na ofensiva elétrica da Hyundai, ainda que o “ponta de lança” agora seja o IONIQ 5.

Mas porque em equipa que ganha também se mexe, a marca sul-coreana não perdeu tempo e atualizou o seu B-SUV elétrico para que ele continue a dar cartas num segmento cada vez mais competitivo.

A NÃO PERDER: Hyundai Kauai Electric bate mais um recorde: 790 km no “mundo real” sem carregar
Hyundai Kauai EV
Dianteira apresenta imagem mais “limpa” e sem vincos. © Thomas V. Esveld / Razão Automóvel

Foi no exterior que o Kauai EV mais mudou. De perfil, as linhas gerais não sofreram alterações radicais (apesar de ter crescido 25 mm), mas a dianteira foi totalmente redesenhada, apresentando apenas uma entrada de ar inferior.

Tal como já acontecia, adota uma imagem dianteira distinta dos “irmãos” com motores a combustão, mas partilha com eles os faróis e as luzes diurnas, bem como as óticas traseiras, que também foram redesenhadas.

No interior, este B-SUV elétrico continua a destacar-se pela consola central de desenho exclusivo, elemento que o afasta dos outros Kauai, e viu reforçada a oferta tecnológica e de segurança.

A versão que testámos, a Vanguard, apresenta de série um painel de instrumentos digital de 10,25” e um ecrã tátil de 10,25” com o novo sistema de infoentretenimento AVN. No nível de equipamento Premium o ecrã central tátil (de série) tem “apenas” 8”.

Apesar de continuar a contar com plásticos algo duros, a qualidade de montagem continua em muito bom nível e isso “mede-se” pela ausência de ruídos parasitas no habitáculo.

A NÃO PERDER: Está mais barato. Renovado Hyundai Kauai elétrico chega a Portugal

Aplaudo a renovação estética exterior, que deixou este Kauai EV bem mais agradável (na minha opinião, claro…) e as novidades tecnológicas no interior, mas é aquilo que está escondido sob o capô e sob o piso do habitáculo que continuam a fazer deste um dos SUV elétricos mais interessantes do mercado.

Hyundai Kauai EV
Farolins traseiros foram estilizados. © Thomas V. Esveld / Razão Automóvel

Nesta configuração, a mais potente disponível, o Hyundai Kauai EV apresenta-se com uma bateria de 64 kWh (montada em posição central) e com um motor elétrico que produz 150 kW (204 cv) e 395 Nm.

Graças a estes números, o Kauai EV continua a ser capaz de impressionar à saída dos semáforos, já que cumpre o sprint dos 0 aos 100 km/h em apenas 7,9s (a versão de 39 kWh e 136 cv precisa de 9,9s) e atinge os 167 km/h de velocidade máxima (limitada).

Hyundai Kauai Electric 4
O grande motivo de interesse desta versão está “escondido” debaixo do capô. © Thomas V. Esveld / Razão Automóvel

E os consumos?

Mas é a gestão de energia e, por consequência, a autonomia que mais saltam à vista: para esta versão do Kauai EV a marca sul-coreana reivindica 484 km de autonomia (ciclo WLTP).

No final deste ensaio de quatro dias a média de consumo que registei foi de muito bons 13,3 kWh/100 km. E se recorrermos à calculadora, percebemos que este valor nos permite alcançar 481 km com uma só carga.

E posso garantir-vos que não andei propriamente a “trabalhar para a média” e o calor que se fazia sentir tornava o uso de ar condicionado obrigatório.

Hyundai Kauai Electric 18
No modo “Sport” o painel de instrumentos digital “ganha” uns grafismos mais agressivos. © Thomas V. Esveld / Razão Automóvel

Aqui, os três modos de condução disponíveis — “Normal”, “Eco” e “Sport” — e os quatro modos de regeneração (selecionáveis através das patilhas na coluna de direção) que temos à nossa disposição também assumem um papel importante. A eficácia de aproveitamento da energia nas travagens e nas desacelerações é muito interessante.

Quando a bateria se esgota as boas notícias continuam. É que o Kauai EV suporta carregamentos de até 100 kW (corrente direta), sendo que nesse caso é possível carregar a bateria dos 0 aos 80% em apenas 47 minutos.

Hyundai Kauai Electric 5
Porta de carregamento montada na dianteira permite posicionar este Kauai EV muito bem nos postos de carregamento públicos. © Thomas V. Esveld / Razão Automóvel

E a dinâmica?

Desde que foi lançado, em 2017, o Hyundai Kauai sempre se destacou pelos seus atributos dinâmicos, muito por culpa do seu chassis. Podemos dizer — e já o escrevemos algumas vezes… — que este foi um B-SUV que “nasceu bem”.

LEIAM TAMBÉM: IONIQ 5. O primeiro teste em vídeo ao novo elétrico da Hyundai

E é precisamente isso que lhe permite ser tão competente com as mais diversas motorizações. Nesta versão movida exclusivamente a eletrões volta a merecer o nosso elogio, graças à direção muito direta e precisa, que nem por isso deixa de ser muito comunicativa.

Hyundai Kauai Electric 10
O Kauai Electric conta de série com jantes de 17” com desenho aerodinâmico. © Thomas V. Esveld / Razão Automóvel

Já a suspensão consegue um bom compromisso entre conforto e dinâmica, permitindo que o comportamento deste Kauai EV tenha tanto de seguro e previsível como de divertido.

A NÃO PERDER: Testámos o Hyundai Bayon 1.0 T-GDi Premium. Será que o Kauai se deve “preocupar”?

Aqui, o único reparo que tenho a fazer está relacionado com a tração. Acelerar a fundo e com praticamente 400 Nm de binário imediatamente à disposição, em combinação com os pneus “ecológicos”, coloca algumas dificuldades ao eixo dianteiro em passar toda a força do motor elétrico para o asfalto.

Hyundai Kauai EV
© Thomas V. Esveld / Razão Automóvel

Mas moderem um pouco mais o uso do acelerador e a experiência ao volante deste Hyundai Kauai elétrico é sempre muito agradável, pautada pelo silêncio e pelo conforto. E aqui, o facto de olharmos para o painel de instrumentos e não vermos a autonomia a cair a pique também contribui (e muito!) para a sensação de tranquilidade.

Descubra o seu próximo automóvel:

É o carro certo para si?

Se estiverem “de olho” no renovado Hyundai Kauai EV vale a pena olhar para a versão com bateria de 39 kWh e 136 cv de potência. Pode não ter o mesmo “poder de fogo” da versão que  conduzi, nem a mesma autonomia (305 km “contra” 487 km), mas nem por isso merece ser imediatamente descartada.

Hyundai Kauai Electric 3
Bagageira conta “apenas” com 332 litros de capacidade. Com os bancos traseiros rebatidos este número sobe para os 1114 litros. © Thomas V. Esveld / Razão Automóvel

Se tiverem onde carregar regularmente e fizerem percursos relativamente curtos no dia a dia a diferença de preço pode justificar a compra do Kauai EV de 39 kWh. A versão que testámos, a Vanguard 64 kWh, começa nos 44 275 euros, ao passo que a Vanguard 39 kWh arranca nos 39 305 euros.

Porém, se não quiserem andar constantemente a olhar para a autonomia ou se simplesmente quiserem alargar o raio de utilização deste elétrico, então esta bateria de 64 kWh faz toda a diferença e faz todo o sentido.

Hyundai Kauai EV
© Thomas V. Esveld / Razão Automóvel

São 487 km de autonomia relativamente fáceis de alcançar e mais de 200 cv de potência. Na gama, só o Kauai N é mais potente, com 280 cv.

Muito bem equipado, com uma imagem apelativa e com um interior muito bem construído, o Kauai EV continua a assumir-se como uma das propostas mais interessantes do segmento.

Hyundai Kauai EV 64 kWh testado. Um elétrico que nos deixa ir longe

Hyundai Kauai EV Vanguard 64 kWh

8/10

A renovação trouxe ao Hyundai Kauai EV mais tecnologia, mais elementos de segurança e uma imagem exterior mais sóbria, mas não perdeu nada do que já tínhamos elogiado antes: a dinâmica ao volante, a eficácia do sistema elétrico e a qualidade de montagem. Muito bem equipado, divertido de conduzir e com um isolamento acústico quase irrepreensível, este é um elétrico que não nos deixa a olhar para a autonomia de cinco em cinco minutos. E isso é um grande elogio.

Prós

  • Autonomia
  • Gestão do sistema elétrico
  • Dinâmica
  • Construção/Isolamento

Contras

  • Espaço nos bancos traseiros
  • Bagageira
  • Preço (sem campanha)

Versão base:€44.275

Classificação Euro NCAP: 5/5

€44.665

Preço unidade ensaiada

  • Arquitectura:Motor elétrico
  • Posição:Dianteira transversal
  • Carregamento: Bateria de iões de lítio com 64 kWh
  • Potência: 150 kW (204 cv)
  • Binário: 395 Nm

  • Tracção: Dianteira
  • Caixa de velocidades:  Caixa redutora com uma relação

  • Comprimento: 4205 mm
  • Largura: 1800 mm
  • Altura: 1570 mm
  • Distância entre os eixos: 2600 mm
  • Bagageira: 332 litros (1114 litros)
  • Jantes / Pneus: 215/55 R17
  • Peso: 1760 kg

  • Média de consumo: 14,7 kWh/100 km; Autonomia: 484 km
  • Emissões CO2: 0 g/km
  • Velocidade máxima: 167 km/h (limitada)
  • Aceleração máxima: >7,9s

    Tem:

    • Jantes em linha leve de 17''
    • Painel de instrumentos digital de 10,25''
    • Ecrã touch de 10,25'' com Sistema de Navegação
    • Estofos em pele e tecido
    • Espelhos exteriores com recolha elétrica
    • Faróis dianteiros e traseiros em LED
    • Carregador sem fios para smartphone
    • Câmara de estacionamento e sensores traseiros
    • Pintura Two Tone
    • Coluna de direção com regulação manual em altura e profundidade
    • Cruise Control
    • Ar condicionado automático 1 zona com sistema de desembaciamento automático
    • Integração de smartphone Apple Carplay e Android Auto
    • Sistema de som Krell
    • Carregador On Board trifásico de 11kW
    • Sistema de Manutenção à faixa de rodagem (LKA)
    • Sistema de alerta de fadiga do condutor (DAW)
    • Sensor de luz (Faróis de acendimento automático)
    • Sensor de chuva (Limpa para-brisas de ativação automática)
    • Alerta de arranque do veículo dianteiro (LVDA)

Pintura metalizada (Pulse Red) — 390 €.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Hyundai S Coupe?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?