Os anos passam mas o McLaren F1 continua a ser um dos automóveis mais especiais de sempre. Criado por Gordon Murray, viu saírem da linha de produção apenas 71 exemplares de estrada, o que o torna numa espécie de “unicórnio automóvel”.
Alimentado por um motor V12 atmosférico — de origem BMW — com 6,1l de capacidade que produzia 627 cv de potência (às 7400 rpm) e 650 Nm (às 5600 rpm), o F1 foi durante vários anos o carro de produção mais rápido do mundo e continua a “carregar” o título de carro de produção com motor atmosférico mais rápido de sempre.
Por tudo isto, sempre que uma unidade do McLaren F1 aparece para venda, é garantido que vai fazer “mexer” muitos milhões. E nenhum outro McLaren F1 (de estrada) fez mexer tantos milhões quanto o exemplar de que vos falamos aqui.
A NÃO PERDER: Conduzimos o radical McLaren Elva. Não se esqueçam do capaceteEste McLaren F1 foi recentemente leiloado num evento da Gooding & Company em Pebble Beach, na Califórnia (EUA), e rendeu uns impressionantes 20,465 milhões de dólares, o equivalente a 17,36 milhões de euros.
Este valor ultrapassou largamente a previsão inicial da leiloeira — mais de 15 milhões de dólares… — e coloca este McLaren F1 como o exemplar de estrada mais caro de sempre, superando um antigo recorde fixado nos 15,62 milhões de dólares em 2017.
Acima deste modelo só encontramos um McLaren F1 convertido para a especificação LM que em 2019 foi vendido por 19,8 milhões de dólares.
LEIAM TAMBÉM: O quê? McLaren F1 também usava ventoinhas para efeito aerodinâmicoComo se explicam tantos milhões?
Com o chassis número 029, este exemplar saiu da linha de produção em 1995 e soma apenas 387 km no odómetro.
Pintado na cor “Creighton Brown” e com o interior revestido a couro, apresenta-se num estado imaculado e faz-se acompanhar do kit de malas de viagem originais que encaixam nos compartimentos laterais.
Vendido a um colecionador japonês, este McLaren F1 (que depois “emigrou” para os EUA) conta ainda com um relógio TAG Heuer, com o kit de ferramentas original e com o livro Driving Ambition que acompanhava todos os F1 à saída da fábrica.
Por tudo isto, não é difícil perceber que alguém tenha decidido comprar este modelo tão especial por mais de 17 milhões de euros. E a tendência é que ele continue a valorizar nos próximos anos…
Sabe esta resposta?
Em que ano o Audi TT venceu o galardão Carro do Ano em Portugal?
Oops, não acertou!
Pode encontrar a resposta aqui:
Audi TT. Vencedor do troféu Carro do Ano 1999 em PortugalParabéns, acertou!
Vai para a próxima perguntaou lê o artigo sobre este tema:
Audi TT. Vencedor do troféu Carro do Ano 1999 em Portugal
Sem comentários
McLaren F1 com 387 km trocou de mãos por mais de 17 milhões de euros
A baixa quilometragem e o estado imaculado em que se encontra ajudam a explicar o facto de este ser o McLaren F1 de estrada mais caro de sempre.
Consulte, antes de comentar, a informação legal e os nossos termos e condições aqui
Este artigo ainda não tem comentários.
Seja o primeiro a partilhar uma opinião.