Auto Rádio Os segredos da SUPER BATERIA autocarregável portuguesa

Auto Rádio #64

Os segredos da SUPER BATERIA autocarregável portuguesa

Neste Auto Rádio, entrevistámos Helena Braga, a investigadora portuguesa que está a revolucionar a tecnologia das baterias.

auto radio ep 64 thumb

Não vamos ter de esperar muito para assistir a uma revolução nas baterias. É a convicção de Helena Braga, investigadora da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e uma das referências internacionais no desenvolvimento de baterias.

Durante cerca de uma hora, levou-nos até a um futuro “que está para breve”, como a própria explica, onde os automóveis elétricos com mais de 1000 km de autonomia serão uma realidade.

Esta viagem ao futuro teve como ponto de partida o CUPRA City Garage Lisboa, onde tivemos a oportunidade de gravar ao vivo o mais recente episódio do Auto Rádio, um podcast da Razão Automóvel, perante uma plateia que contou com mais de 60 leitores. No final, houve tempo para perguntas e respostas da audiência.

Se não conseguiu assistir ao vivo a este Auto Rádio, pode vê-lo na íntegra abaixo:

Baterias que carregam sozinhas

Helena Braga está habituada a falar para grandes audiências e foi precisamente isso que encontrou na CUPRA City Garage, na baixa lisboeta, que teve lotação esgotada.

Neste Auto Rádio, a investigadora portuguesa explicou como desenvolveu uma bateria que se autocarrega — “que já está a ser utilizada e que poderá sair rapidamente” —, como é que a sociedade vai reduzir a dependência da rede elétrica e como vão ser as baterias do futuro.

Apesar da própria afirmar que as baterias para 1000 km de autonomia estão quase a chegar, a melhor solução para o futuro deverá ser outra:

Não é preciso baterias com 1000 km — independentemente do clima. A solução é apostar nas infraestruturas de carregamento e não propriamente na capacidade das baterias.

Helena Braga

Um futuro cada vez mais presente

Entre as propostas mais futuristas, o destaque vai para o carregamento wireless (por indução, sem cabos) e as dificuldades que este tipo de carregamento enfrenta, e ainda os protótipos de baterias que recorrem a sódio em vez de lítio, reduzindo os custos de produção.

Em princípio vai democratizar-se mais a bateria de ião sódio, porque o sódio é mil vezes mais abundante que o lítio. Até nos países que não têm acesso ao mar.

Helena Braga

Segundo a investigadora portuguesa, estamos neste momento a viver um momento de evolução: “a tecnologia tem de avançar”, afirma. E todas estas evoluções no campo da eletrificação vão ter impacto não só nos nossos automóveis, mas em muitos outros aspetos. Uma revolução que fez questão de explicar, passo a passo, durante este podcast, moderado por Diogo Teixeira e Guilherme Costa.

A cientista da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto afirma que apesar da tecnologia wireless já existir, o custo e a infraestrutura necessária ainda poderão ser um impedimento à sua implementação.

No futuro as várias tecnologias vão viver em conjunto, no entanto, poderá haver uma dominante.

Helena Braga

No final, ainda houve espaço para algumas perguntas do público, onde foram discutidos temas desde a compra de elétricos à performance futura destes, sem esquecer a reparação e a reutilização das baterias.

O episódio completo deste podcast especial da Razão Automóvel no CUPRA City Garage Lisboa está disponível nas plataformas Apple Podcast, Spotify e YouTube. Tem sugestões para temas que queira ver no Auto Rádio? Pode deixá-las nos comentários.