Notícias Este será o último CUPRA com motor de combustão

Fotos-espia

Este será o último CUPRA com motor de combustão

A apresentação oficial irá acontecer no próximo mês, mas o novo CUPRA Terramar já foi visto a circular sem camuflagem.

Cupra Terramar - frente
© Razão Automóvel

O novo Terramar tem sido anunciado pela CUPRA como o último da marca a ser equipado com um motor de combustão.

A sua apresentação está prevista para agosto, mas uma das unidades de pré-produção foi vista a circular na via pública, sem qualquer camuflagem.

Isto é algo bastante raro de acontecer, mas, neste caso, relembramos que a aparência do novo SUV da CUPRA não é totalmente um segredo, uma vez que o Terramar já foi mostrado em alguns eventos da marca.

Cupra Terramar - traseira
© Razão Automóvel

Por causa disso, sabemos que a identidade arrojada da CUPRA foi modernizada — já vista no Tavascan e nos restylings do Formentor e Leon —, sobretudo na dianteira e grupos óticos. Mas aqui até as arestas apresentam-se mais suavizadas, num conjunto que parece ser mais fluido.

Na secção traseira, as letras que compõem o nome da marca estão arrumadas no centro da porta da bagageira e um pouco mais acima, a barra horizontal em LED tem o logótipo da CUPRA iluminado, mesmo ao centro.

Se na frente o para-choques do CUPRA Terramar mostra uma enorme grelha pintada de negro para realçar o visual mais desportivo, na traseira é o spoiler superior e o (falso) difusor de ar que estão encarregues dessa missão. No entanto, este último caso, será necessário descobrir como se inserem as saídas de escape neste conjunto.

O novo CUPRA Terramar será mais um dos modelos do Grupo Volkswagen a usar a plataforma modular MQB. A mesma que já serve modelos como, por exemplo, o Audi Q3, com que o novo Terramar vai partilhar a linha de produção da fábrica de Györ, na Hungria.

CUPRA Terramar
© CUPRA CUPRA Terramar foi mostrado em 2022. Comparando com estas últimas fotos-espia, nada parece ter mudado.

Isto significa que o CUPRA Terramar continuará a recorrer a motores de combustão, ainda que esteja sempre presente uma componente de eletrificação, seja de forma suave (mild-hybrid de 48 V) ou capaz de se ligar à tomada (híbrido plug-in).

Ainda não há detalhes, mas a CUPRA já avançou que os híbridos plug-in terão autonomias em modo 100% elétrico próximas dos 100 km. Podemos assumir que as especificações venham a ser próximas das do novo Volkswagen Tiguan, que assenta sobre os mesmos módulos e tecnologia:

Quando chega?

Depois da apresentação oficial, em agosto, a CUPRA dará início à produção em série do novo Terramar no outono. Quanto à sua chegada ao mercado, esta deve acontecer apenas no primeiro trimestre do próximo ano.