Notícias MINI elétricos produzidos na China vão pagar tarifas máximas na Europa

Mercado

MINI elétricos produzidos na China vão pagar tarifas máximas na Europa

A MINI é uma das marcas europeias mais afetadas com as tarifas de importação impostas pela UE. Grupo BMW pede redução.

Mini Cooper S - 3/4 de frente
© Mini

Desde que a União Europeia (UE) anunciou o agravamento das tarifas de importação aos automóveis elétricos produzidos na China, que muitas questões ficaram por responder, nomeadamente relativamente à MINI.

Não era totalmente claro se a marca britânica seria abrangida pelos 20,8% aplicados à Great Wall Motors (GWM), ou se seria aplicada a taxa máxima (37,6%) referente à joint venture com o Grupo BMW.

Segundo uma fonte citada pela Reuters e uma vez que a MINI não estava incluída na marcas investigadas pela UE, ficou automaticamente sujeita à taxa máxima aplicável de 37,6%.

MINI Aceman dianteira 3/4
MINI Aceman
© MINI

Grupo BMW pede tarifas mais baixas

Após a decisão, o Grupo BMW veio apelar à UE que calculasse tarifas mais baixas para a importação dos MINI elétricos. O objetivo é incluir a marca alemã no grupo de fabricantes que contribuíram para a investigação.

Os novos MINI elétricos Aceman e Cooper, produzidos na China, são o resultado da joint venture entre o Grupo BMW e a GWM.

De acordo com a mesma fonte, a BMW espera que os elétricos da MINI venham a ser taxados com uma tarifa mais baixa. Porém, isso só deverá acontecer depois de anunciadas as tarifas definitivas em novembro, quando a investigação da Comissão Europeia ficar concluída.

Tarifas não são todas iguais

As tarifas de importação aplicadas não são todas iguais. Aos fabricantes de automóveis que não cooperaram com a investigação ou cujos benefícios estatais são mais elevados, será aplicada a taxa máxima de 37,6%. Os outros têm tarifas mais reduzidas, que rondam os 20%.

Inicialmente, o valor máximo das tarifas chegou a ser de 38,1% (sobre os 10% já existentes). No entanto, o valor foi «ajustado» depois da UE ter recebido novas informações sobre as empresas afetadas. Fique a conhecer os valores provisórios para todas as marcas e modelos:

As tarifas provisórias estão ativas desde a passada quinta-feira, 4 de julho, sendo que os fabricantes lesados têm até 18 de julho para se pronunciarem.

Fonte: Reuters

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o MINI original?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O que é que o Mini Cooper tem a ver com a mini-saia? Tudo