Notícias Este é o interior do novo Fiat Grande Panda

Apresentação

Este é o interior do novo Fiat Grande Panda

Depois de revelado o desenho do novo FIAT Panda, a marca também já mostrou como será o habitáculo do futuro modelo 100% elétrico da marca.

Interior Fiat Grande Panda
© FIAT

Depois de termos visto o exterior do novo Fiat Grande Panda, chegou finalmente o momento de o conhecermos por completo, tanto por fora como por dentro.

A apresentação do modelo ocorreu na antiga fábrica de Lingotto da Fiat, que é conhecida por ter um circuito oval de testes no seu topo. E é precisamente o formato desse circuito que serviu de inspiração para o novo Grande Panda.

Provavelmente, a ligação mais visível ao traçado é a moldura do tabliê, cujas extremidades laterais são semicírculos. Essa mesma forma é repetida na consola central, onde está o comando de transmissão que partilha com inúmeros outros modelos da Stellantis.

O tabliê em si inclui diversos (e amplos) espaços de arrumação — com um total de 13 litros de capacidade —, mas também os ecrãs destinados à instrumentação e ao sistema multimédia. Alguns dos grafismos nos ecrãs replicam também o formato do circuito oval.

Além dos múltiplos espaços de arrumação existentes, a otimização do espaço disponível no Fiat Grande Panda estende-se à amplitude do habitáculo, apesar das dimensões externas compactas — 3,99 m de comprimento.

Ainda neste contexto, é necessário referir que a Fiat encontrou uma forma de «encaixar» uma bagageira com 361 litros de capacidade.

Escolha múltipla

Recordamos que o novo Grande Panda é um parente próximo do Citroën ë-C3, partilhando com este a plataforma multi-energia Smart Car da Stellantis e as motorizações. Ou seja, espere motorizações só a combustão, híbridas e 100% elétricas.

Esta flexibilidade vai permitir à nova proposta da Fiat ser compatível com os mais diversos mercados globais e não só o europeu.

Para a Europa, destaca-se a versão 100% elétrica do Grande Panda, que repete os números do ë-C3: 83 kW (113 cv), alimentado por uma bateria com 44 kWh de capacidade. O que permite assegurar uma uma autonomia máxima de 320 km (ciclo combinado WLTP), com o valor final ainda pendente de homologação.

Tal como o Citroën ë-C3, também se antevê que o preço do Grande Panda elétrico seja um dos seus grandes trunfos: as previsões apontam para menos de 25 mil euros para a versão de entrada.

Quando chega?

O novo Fiat Grande Panda tem chegada prevista ao mercado ainda este ano. Por enquanto não foram avançados preços.