Notícias Ficheiros secretos. Volvo vai deixar de dizer quanto ganha com cada elétrico

Mercado

Ficheiros secretos. Volvo vai deixar de dizer quanto ganha com cada elétrico

A Volvo não quer das trunfos de borla à concorrência e anunciou que vai deixar de discriminar as margens brutas dos seus elétricos.

Volvo EX30 dianteira 3/4
© Razão Automóvel

A Volvo revelou recentemente os resultados do segundo semestre do ano e destacou a rentabilidade dos seus elétricos (com o EX30 à cabeça), anunciando margens brutas na ordem dos 20%. Mas isso vai deixar de acontecer.

A partir do terceiro trimestre deste ano, a marca sueca vai deixar de discriminar as margens brutas para os diversos tipos de motorizações. E o motivo é, na verdade, muito simples.

Com a chegada de mais modelos 100% elétricos à gama, a Volvo será “mais secreta com essa informação sensível e competitiva”, explicou Jim Rowan, o seu diretor executivo, em declarações à Automotive News Europe.

Volvo EX30 traseira
© Razão Automóvel

“O problema agora é que estamos a trazer cada vez mais modelos 100% elétricos e os nossos adversários podem começar a triangular informações”, explicou o executivo escocês. Este confirmou, no entanto, que a Volvo vai continuar a divulgar as informações de vendas de todos os seus automóveis, tal como fazem marcas como a Audi, a BMW e a Mercedes-Benz.

Para o «patrão» da Volvo, o propósito de divulgar as margens brutas dos modelos 100% elétricos era demonstrar que era possível ter preços em paridade com um automóvel equivalente com motor de combustão interna. E segundo Jim Rowan, isso já foi alcançado.

A NÃO PERDER: Conduzimos o Volvo EX30. Um elétrico à medida dos portugueses

“Decidimos ser transparentes com o mercado e mostrar que podíamos chegar a uma margem comparável (com um modelo com motor de combustão interna). Mesmo num carro pequeno como o EX30 sentimos que podíamos alcançar uma margem bruta entre os 15% e os 20%”, afirmou Rowan, citado novamente pela Automotive News Europe, antes de atirar:

Já fizemos isso. Já provámos o nosso argumento.

Jim Rowan, CEO da Volvo Cars

Recorde que no segundo trimestre do ano, a rentabilidade dos elétricos da Volvo subiu ao valor mais alto de sempre, com uma margem bruta de 20%, por comparação com os 2,6% alcançados no período homólogo do ano passado. Como termo de comparação, a margem bruta dos Volvo com motor a combustão foi de 23%.

Para este resultado positivo muito contribui a chegada do EX30, que já é um dos elétricos mais vendidos na Europa — está no Top 3, apenas superado pelos Tesla Model Y e Model 3.

Mas nem só de elétricos se fazem os números da Volvo, com a marca sueca a dar cartas também nos híbridos plug-in: o XC60 é o híbrido plug-in mais vendido do mercado europeu.

Fonte: Automotive News Europe