Primeiro Contacto Conduzimos o novo XPeng G6. Melhor e mais barato que o Tesla Model Y?

Brevemente em Portugal

Conduzimos o novo XPeng G6. Melhor e mais barato que o Tesla Model Y?

Há mais uma marca chinesa a caminho de Portugal. Chama-se XPeng e o SUV G6 será o seu ponta de lança na Europa.

Xpeng G6

Primeiras impressões

7/10

Data de comercialização: Novembro 2024

Acertar à primeira é difícil. Mas o XPeng G6 não está muito longe do alvo.

Prós

  • Sistemas de apoio à condução;
  • Conforto;
  • Resposta dos motores;

Contras

  • Formato do volante;
  • Alguns detalhes no interior;
  • Comportamento dinâmico;

Não vamos ter de esperar muito tempo para começar a ver o XPeng G6 nas estradas portuguesas. Esta marca chinesa com apenas 10 anos de existência já está a caminho do nosso mercado e deverá começar a ser comercializada ainda antes do final do ano.

A empresa responsável pela importação da XPeng será a Salvador Caetano, o histórico importador da Toyota e, mais recentemente, também da BYD.

Nós não gostamos de esperar e, no âmbito do German Car of The Year, tivemos oportunidade de conduzir pela primeira vez o XPeng G6. Um modelo que aponta as suas «baterias» ao campeão de vendas Tesla Model Y.

Explicamos tudo neste vídeo:

Três «sabores» à escolha

Assente na plataforma SEPA2.0, o XPeng G6 está equipado com uma arquitetura elétrica de 800 V, o que lhe permite suportar velocidades de carregamento de até 280 kW em corrente contínua (DC). Contudo, em corrente alternada (AC), a cifra de carga é bem menos ambiciosa: 11 kW.

Xpeng G6 traseira
© Xpeng

Quanto à gama europeia do G6, está organizada em três versões distintas, que podem ter um ou dois motores elétricos e uma bateria de maior ou menor capacidade.

  • G6 RWD Standard Range — motor elétrico traseiro; 190 kW (258 cv) e 440 Nm; 0-100 km/h em 6,9s e 200 km/h de vel. máx.; bateria LFP com 66 kWh; autonomia de até 435 km;
  • G6 RWD Long Range — motor elétrico traseiro; 210 kW (286 cv) e 440 Nm; 0-100 km/h em 6,7s e 200 km/h de vel. máx.; bateria NMC com 87,5 kWh; autonomia de até 570 km;
  • G6 AWD Performance — dois motores elétricos (um por eixo); 350 kW (476 cv) e 660 Nm; 0-100 km/h em 4,1s e 200 km/h de vel. máx.; bateria NMC com 87,5 kWh; autonomia WLTP de até 550 km.

Muito espaço a bordo

Com 4,75 m de comprimento, o XPeng G6 é exatamente tão comprido como o Tesla Model Y e isso permite-lhe oferecer um habitáculo espaçoso e bem aproveitado. Ainda que salte mais à vista a oferta tecnológica do conjunto, que aposta numa dupla de ecrãs no tabliê: um com 10,2” para a instrumentação e outro com 14,96” para o infoentretenimento.

Xpeng G6 volante
© Xpeng A interface do sistema operativo foi uma boa surpresa. É nestes pormenores que se vê que a XPeng é mesmo uma empresa tecnológica.

A somar a isso, contamos com um sistema de som com 18 altifalantes com 960 W, dois espaços de carregamento por indução para smartphone com 50 W e com um vasto leque de sistemas de ajuda à condução.

Equipado de série com bomba de calor, o G6 destaca-se ainda por oferecer volante aquecido, bancos em pele aquecidos em todas as posições e bancos dianteiros ventilados.

Descubra o seu próximo automóvel:

XPeng G6 e companhia

Como referimos no vídeo, ainda não foram divulgados os preços do XPeng G6 para o nosso país. Mas a expectativa é que alinhem por aquilo que acontece no mercado alemão: 42 990 euros na versão base.

Já a variante que nós testámos, por ser a versão dual motor com mais de 400 cv e baterias de 87,5 kWh, já supera os 50 mil euros.

Xpeng G6 jantes
© Xpeng O XPeng G6 conta de série com jantes com 20″

Além deste XPeng G6, o mais provável é que esta marca chinesa chegue ao mercado nacional acompanhado de mais dois modelos: a berlina P7 (rival do Tesla Model 3, Volkswagen ID.7, Hyundai IONIQ 6 e BYD Seal) e o SUV G9, que será o topo de gama da marca na Europa.

A ambição da marca é clara: seguir a Tesla e superá-la em número de vendas. Não é uma tarefa fácil, ma as empresas chinesas já mostraram que sabem esperar.

Veredito

Xpeng G6

Primeiras impressões

7/10
Para uma marca que diz não ser de automóveis, mas sim uma “empresa tecnológica”, o XPeng G6 é um excelente produto. O conforto está em bom nível, mas sempre que tentamos aumentar o ritmo a suspensão fica em apuros. É um produto que poderá ter o seu lugar no nosso mercado dependendo do preço final, que deverá ser anunciado brevemente.

Data de comercialização: Novembro 2024

Prós

  • Sistemas de apoio à condução;
  • Conforto;
  • Resposta dos motores;

Contras

  • Formato do volante;
  • Alguns detalhes no interior;
  • Comportamento dinâmico;