Notícias Tudo sobre o novo e maior Volkswagen Transporter de sempre

Apresentação

Tudo sobre o novo e maior Volkswagen Transporter de sempre

A nova geração do Volkswagen Transporter destaca-se a vários níveis, até por ser o primeiro de sempre a ter como base um dos seus rivais.

Volkswagen Transporter a andar sobre terra, frente 3/4
© Volkswagen

Recuando no tempo, a história da Transporter confunde-se com a da própria Volkswagen: a Type 2, mais conhecida entre nós como “Pão de Forma”, é a antecessora ancestral da Transporter.

Mas nesta geração, muda tudo. O novo Volkswagen Transporter partilha praticamente tudo com o Ford Transit Custom — plataforma, mecânica e grande parte da carroçaria. Por isso também conta com uma vasta gama de opções motrizes, algumas inéditas no Transporter: Diesel, híbrida plug-in e elétrica.

Além do novo Transporter, a Volkswagen também mostrou o Caravelle, a variante para o transporte comercial de passageiros, que pode servir como um shuttle ou um táxi de grande capacidade.

Volkswagen-Transporter PanAmericana dianteira e traseira
© Volkswagen Volkswagen Transporter.

A Volkswagen Veículos Comerciais passa, assim, a ter uma oferta vasta a este nível: desde o evocativo elétrico ID. Buzz e ID. Buzz Cargo, ao Multivan (orientada para o mercado de passageiros) e à autocaravana Caifornia (derivado do Multivan.

Nova cara

Apesar das muitas semelhanças nos contornos gerais com o Ford Transit, a marca alemã deu-lhe o seu «toque» com uma dianteira ligeiramente redesenhada, com traços que recordam o Multivan e o ID. Buzz.

As parecenças continuam no interior, com os novos Transporter e Caravelle a herdarem o mesmo tabliê. Destaca-se os dois ecrãs de dimensões generosas: 12″ para o painel de instrumentos e 13″ para o ecrã central do infoentretenimento. Este pode ser controlado a partir do volante.

Volkswagen-Transporter interior
© Volkswagen Entre os equipamentos de série disponíveis temos o travão de mão eletrónico, Apple CarPlay e Android Auto, arranque sem chave, múltiplos assistentes à condução. Por fora, faróis e farolins são em LED.

Transporter nunca foi tão grande

O novo Volkswagen Transporter cresceu em relação ao antecessor 146 mm, tendo agora 5,05 m de comprimento. Também a distância entre eixos cresceu em 97 mm para 3,1 m. Há no entanto uma variante longa, com mais 400 mm entre os eixos e comprimento. A largura de 2,032 m é também 128 mm superior à do antecessor.

O crescimento das dimensões reflete-se naquilo que o Transporter pode… transportar. A carroçaria de tamanho «normal» apresenta um volume de carga de 5,8 m3, enquanto a longa, quando combinada com o teto sobreelevado, chega aos 9,0 m3. A capacidade de carga máxima é de 1,33 t e de reboque é até 2,8 t (dependendo da versão), mais 300 kg que antes.

Volkswagen-Transporter PanAmericana traseira
© Volkswagen Volkswagen Transporter PanAmericana. O furgão pode transportar até 1,33 t, enquanto a capacidade de reboque é de 2,8 t (dependendo da versão).

Além da versão de mercadorias, o novo Transporter pode contar com até seis lugares no compartimento traseiro, elevando a lotação até nove passageiros.

Caravelle com mais equipamento

Nove passageiros é também a lotação do novo Volkswagen Caravelle, de série em todas as versões. Distingue-se do Transporter pela imagem mais requintada e oferece três níveis de equipamento: base, Life e Style.

Volkswagen-Transporter Caravelle dianteira e traseira
© Volkswagen Volkswagen Caravelle distingue-se por fora e por dentro. Os revestimentos no interior são distintos, traz de série airbags laterais de cortina e o sistema áudio tem 10 altifalantes.

A partir da versão Life, o ar condicionado é de série, assim como um banco do condutor ajustável em altura e apoio lombar e pousa-braços, conta com três portas USB adicionais no compartimento de passageiros e as jantes de 16″ são em liga leve.

Já a Style tem vidros traseiros escurecidos, apontamentos em cromado e jantes de 17″. Traz ainda retrovisores rebatíveis eletricamente, revestimentos em pele, consola central com porta-copos, ar condicionado trizona (com painel de controlo traseiro). Opcionalmente pode ter ainda um teto panorâmico e um sistema áudio da Harman Kardon com 14 altifalantes.

Inspiração SUV

Por fim, mas não menos importante, tanto o Transporter como o Caravelle contam com a versão PanAmericana, que nesta geração ganha estatuto de versão independente.

Volkswagen Transporter em terra, frente 3/4
© Volkswagen Volkswagen Transporter PanAmericana.

Concebida “particularmente para trabalhos pesados”, destaca-se pela sua aparência mais robusta — a lembrar a de alguns SUV —, com proteções laterais, para-choques texturizados e a grelha pintada. A Caravelle PanAmericana vem equipada com jantes de liga leve de 19” de série.

Motores para todos os gostos

Os novos Volkswagen Transporter e Caravelle contam com três motorizações Diesel: 81 kW (110 cv), 110 kW (150 cv) e 125 kW (170 cv), acoplado a uma caixa automática de oito relações (opcional no 110 kW TDI).

A motorização híbrida plug-in está disponível apenas com uma potência máxima de 171 kW (232 cv). A autonomia em modo elétrico não foi ainda anunciada. No caso das «irmãs» da Ford, são anunciados até 56 km de autonomia, pelo que não deverá diferir nas propostas com o símbolo Volkswagen.

Todas as versões a combustão são tração dianteira. Também há versões de tração às quatro rodas (4MOTION), que será uma opção a partir dos 110 kW (150 cv) nas versões TDI.

Por sua vez, estão ainda disponíveis três motorizações elétricas, com 100 kW (136 cv), 160 kW (218 cv) e 210 kW (286 cv), todas «acompanhadas» por uma bateria com uma capacidade de 64 kWh (utilizáveis).

As versões elétricas são, por outro lado, de tração traseira. No entanto está prevista uma versão com tração integral, que será apresentada mais tarde. Para além disto, irá existir também uma versão elétrica com uma potência e bateria mais reduzidas.

Quando chega?

Ainda não foram divulgadas datas para o lançamento para os novos Volkswagen Transporter e Caravelle, nem os seus preços