Notícias Motor V8 biturbo do novo Lamborghini Temerario faz 10 mil rpm

Fotos-espia

Motor V8 biturbo do novo Lamborghini Temerario faz 10 mil rpm

O sucessor do Lamborghini Huracán já tem data de revelação e deverá chamar-se Temerario: perde o V10, mas ganha um V8 híbrido capaz de fazer 10 000 rpm.

foto-espia Lamborghini Temerario, na estrada, frente
© Razão Automóvel

Já não falta muito para conhecer o sucessor do Lamborghini Huracán que, ao que tudo indica, deverá chamar-se Temerario (nome de código 634): a revelação acontecerá no próximo dia 16 de agosto durante o Monterey Car Week (Califórnia, EUA).

Não terá uma missão nada fácil. Afinal, vai substituir o superdesportivo da Lamborghini mais bem sucedido de sempre e, até há um par de anos, era o modelo mais vendido da marca. Mas o SUV Urus já o ultrapassou.

A receita de sucesso do Huracán, no entanto, não vai ser seguida pelo Temerario. A nova «arma» da Lamborghini vai prescindir do prodigioso V10 naturalmente aspirado e no seu lugar teremos um V8 biturbo associado a três motores elétricos. Sim, tal como o recente Revuelto, será um híbrido plug-in.

10 000 rpm

Este V8, contudo, não se comporta nada como um motor sobrealimentado, pois o limitador só vai surgir a umas impressionantes 10 000 rpm.

Motor V8 Lamborghini
© Lamborghini Perde dois cilindros, mas V8 biturbo faz mais 1750 rpm que o V10 naturalmente aspirado (!).

Contam-se pelos dedos de uma mão os motores naturalmente aspirados que chegam a estas rotações… Motores turbo para modelos de produção capazes de fazer tanta rotação, deverá ser mesmo a primeira vez.

O que já sabemos deste motor? Por si só, o 4.0 V8 biturbo de cambota plana vai entregar 800 cv entre as 9000 rpm e as 9750 rpm (!) e o binário chega aos 730 Nm, disponíveis de forma constante entre as 4000 rpm e as 7000 rpm. Qual será o contributo dos três motores elétricos para «engordar» estes números é o que ainda falta descobrir. Assim como sobre a sua bateria e autonomia.

Parece-se com um Lamborghini

De resto pouco ou nada se sabe sobre o Lamborghini Temerario. No entanto, já foram avistados vários protótipos de teste no sul de Espanha, que nos permitem ter uma ideia mais concreta de como será.

E, previsivelmente, parece-se com… um Lamborghini. Desde o Countach — revelado em 1971 como protótipo —, que a Lamborghini desenha os seus supercarros com o mesmo de tipo de proporções (típicas de um modelo com motor central traseiro) e silhueta.

Sempre muito baixos e largos, com habitáculo em posição avançada e perfil em cunha, o novo Temerario promete destacar-se do antecessor e de outros Lamborghini nos detalhes gráficos. O hexágono parece dar o mote ao formato desses detalhes, que podemos ver na assinatura luminosa dianteira, assim como no formato das óticas traseiras.

Demarca-se do Revuelto afastando-se do motivo em “Y” que tem marcado as propostas da marca nos últimos anos. Um afastamento que começámos a ver com a recente atualização do Urus, que também foi eletrificado.

As expetativas para o sucessor do Huracán são elevadas, até pelo que a Lamborghini fez com o Revuelto, que tem sido aclamado pela crítica e cuja produção esgotou… até 2026. Só nos resta agora esperar pelo próximo dia 16 de agosto.