Notícias Rimac Nevera R. Mais 193 cv mas isso não é o mais importante

Monterey Car Week 2024

Rimac Nevera R. Mais 193 cv mas isso não é o mais importante

A Rimac olhou para o Nevera e resolveu dar-lhe um pouco mais de tudo: agora, na versão R, tem 2107 cv e chega aos 300 km/h em menos de 9s. Impressionante.

Rimac Nevera R, traseira
© Rimac

Nunca ninguém olhou para os números do Rimac Nevera e pensou: “não é suficiente, dava para melhorar…”. Mas isso não impediu a Rimac de lançar o Nevera R, uma versão mais radical, mais potente e mais exclusiva.

Apesar das performances impressionantes e do vasto número de recordes que foi colecionando, o Nevera sempre foi apresentado pela Rimac como um Hiper Gran Turismo”. Agora, com o Nevera R, a Rimac quer que o vejam como um hiperdesportivo.

Para isso, começamos logo pela potência: como se os 1914 cv do Nevera «normal» não fossem suficientes, o Nevera R anuncia 2107 cv de potência máxima, mais 193 cv.

Rimac Nevera R dianteira
© Rimac Automobili

0 aos 300 km/h em 8,66s

Esse acréscimo de potência dá ao Rimac Nevera R argumentos reforçados em aceleração. Se nos 0 aos 100 km/h mantém os mesmos 1,81s, nos 0 aos 200 km/h reduz o registo em (escassos) 0,04s, fixando-o nos 4,38s. Até aos 300 km/h são menos 0,56s que antes, fazendo-o nuns inacreditáveis 8,66s.

O clássico quarto de milha (402 m) é completado em 8,23s, meros 0,02s a menos. A velocidade máxima, por outro lado, é igual entre os dois Nevera: 412 km/h.

São registos notáveis, mas a grande história deste Nevera R não está na sua prodigiosa capacidade de aceleração. A Rimac reviu quase tudo o resto. Há uma bateria de nova geração, mais leve e eficiente, com 108 kWh (tinha 120 kWh), a aerodinâmica foi revista e a Rimac concentrou esforços nas capacidades dinâmicas do Nevera R.

Rimac Nevera R frente
© Rimac Automobili

Sobre isso, a Rimac fala em melhoramentos no sistema de vetorização de binário às quatro rodas (R-AWTV), de modo a garantir uma maior previsibilidade mesmo quando o piso está molhado. A direção foi igualmente revista, para uma resposta mais acutilante e uma comunicação mais nítida.

E, boa notícia, o Nevera R perdeu 35 kg… Mesmo assim continuam a ser 2115 kg.

Aerodinâmica revista

O novo pacote aerodinâmico do Nevera R inclui um difusor de ar traseiro mais proeminente, bem como uma asa traseira fixa. Graças a estes novos elementos, foi possível aumentar o downforce em 15%, além de trazer novos pneus Michelin Cup 2 que garantem uma melhoria na aderência lateral na ordem dos 5%.

Por fim, há novos travões carbocerâmicos que agora contam com uma camada em silicone, para aumentar a durabilidade e a capacidade de arrefecimento.

Na pista mais técnica (Handling Track) do circuito de Nardò, em Itália, estas alterações permitiram reduzir o tempo por volta em 3,8s, o que mostra bem a eficácia de todos estes upgrades.

A NÃO PERDER: Rimac poderá recuar nos supercarros elétricos por um motivo

Resta agora saber se a Rimac vai levar o Nevera R ao mítico Nürburgring, para melhorar o recorde que já tem. O Nevera é o elétrico mais rápido no circuito alemão com uma marca de 7min05,298s.

Rápido e… exclusivo

Porém, isso poderá nunca acontecer. É que o novo Rimac Nevera R está limitado a apenas 40 exemplares. Quanto ao preço, não foi anunciado.