Notícias Vendem-se mais Ferrari que Citroën na Austrália

Mercado

Vendem-se mais Ferrari que Citroën na Austrália

Depois de vários anos com vendas à volta das duas centenas de unidades, a Citroën «faz as malas» e vai sair do mercado australiano.

Citroën C5 X PHEV - 3/4 de frente, em andamento
© Citroën

Com mais de um século de presença na Austrália, a Citroën é a marca de automóveis com atividade contínua há mais tempo no país.

No entanto, a presença da Citroën na Austrália vai terminar, já no próximo mês de novembro. O motivo está relacionado com as vendas muito baixas que tem tido. Por exemplo, no primeiro semestre deste ano não chegaram sequer às 100 unidades.

Citroën C5 Aircross 3/4 vista lateral traseira
© Citroën

Isso significa que se venderam menos Citroën na Austrália na primeira metade do ano do que Ferrari, de acordo com a CarExpert. Também a Maserati, a Lotus e a Bentley venderam mais que a marca francesa.

O valor de vendas mais elevado pela Citroën foi o registado em 2007, com um total de 3803 unidades matriculadas. Mas em 2021, este valor caiu para apenas 175 encomendas. Em 2023 chegou a entregar 228 carros, mas estão outra vez em queda este ano.

Aliás, a estratégia da Stellantis para a Citroën, concentrando-a nas gamas de modelos mais compactos e acessíveis, foi considerada desajustada para o mercado australiano. E foi também um dos tópicos que contribuiu para esta decisão que, segundo David Owen, o responsável pela marca na Austrália, “não foi tomada de ânimo leve”.

O universo Stellantis fica sem a Citroën na Austrália, mas há outras que permanecem: da Peugeot à Alfa Romeo, passando pela Jeep e Ram.

Clientes atuais em consideração

As encomendas de automóveis novos deixarão de estar disponíveis a partir do início de novembro, mas os 35 centros de assistência atuais vão-se manter em funcionamento.

Afinal, mantém-se em circulação muitos modelos da marca no continente australiano, pelo que será necessário continuar a assegurar a sua assistência e manutenção.

Segundo Owen, a marca vai honrar a garantia de cinco anos com quilometragem ilimitada que tem em alguns modelos.