Notícias Nova Audi RS 6 Avant muda de nome e terá mais de 700 cv

Fotos-espia

Nova Audi RS 6 Avant muda de nome e terá mais de 700 cv

A sucessora da carrinha mais desportiva da Audi já está na fase de testes dinâmicos, mas uma das novidades está no nome: Audi RS 7 Avant.

© Razão Automóvel

Depois de termos assistido à apresentação oficial da BMW M5 Touring, chega o momento de começar a olhar para as suas rivais mais diretas. Uma delas será, certamente, a nova Audi RS 7 Avant.

Atenção, não nos enganámos. Este é um dos modelos da marca de Ingolstadt que também vai mudar de designação. Ou seja, a substituta da poderosa RS 6 Avant será a RS 7 Avant.

Isto vai acontecer porque, no futuro mais próximo da Audi, os modelos com um número par na sua designação serão 100% elétricos, enquanto os que têm numero ímpar terão motor a combustão.

É por isso que o substituto do A4 se chama A5 e o novo A6 será exclusivamente elétrico, deixando espaço ao futuro A7 para continuar com as motorizações a combustão. Isto significa que, no caso de existir um novo RS 6, será 100% elétrico.

Ainda assim, segundo as informações que temos disponíveis, a nova Audi RS 7 Avant não deverá ficar totalmente isenta de ajudas eletrificadas. Entre os rumores, está a eventual presença de uma unidade motriz híbrida desenvolvida pela Porsche e que já faz parte da gama Panamera.

O Panamera Turbo S E-Hybrid, revelado este ano, é um híbrido plug-in que inclui um motor 4.0 V8 biturbo a gasolina e um motor elétrico capaz de entregar 575 kW (782 cv) e um binário máximo combinado de 1000 Nm.

Não é difícil de imaginar uma versão deste sistema na nova RS 7 Avant, dando à super-carrinha alemã muito mais potência que os 630 cv da atual versão Performance. E, mais importante, um valor acima dos 727 cv da M5 Touring — as «guerras de potência» entre os alemães nunca terminaram verdadeiramente.

O que também parece certo, como vimos na rival de Munique, é que a sucessora do RS 6 Avant deverá aumentar significativamente de peso devido à cadeia cinemática híbrida. Recordamos que a atual RS 6 Avant Performance já é bastante pesada, ao superar os 2100 kg. E o Panamera com esta motorização ultrapassa os 2400 kg.

RS 7 Avant com visual a condizer

A elevada dose de camuflagem na unidade descoberta pelos nossos fotógrafos está a cumprir o propósito de esconder o maior número de segredos. Ainda assim, não é difícil descobrir que o visual «poderoso» do modelo atual terá um sucessor à altura.

Na secção dianteira, a grelha tem uma dimensão exagerada e entradas de ar a condizer, bem maiores que nos modelos «normais». E na parte de trás não passam despercebidas as características saídas de escape ovais que costumamos ver nos modelos com a designação RS.

Além de tudo isto, o que nem a camuflagem consegue esconder são os alargamentos muito generosos da carroçaria, que anunciam a presença de rodas de maiores dimensões e vias muito mais largas.

© Razão Automóvel

Todos estes elementos parecem conjugar uma imagem que deverá conseguir rivalizar em agressividade visual com a BMW M5 Touring, ficando só a faltar a Mercedes-AMG E 63 S Station (que também deverá seguir a via híbrida plug-in).

Quando chega

Nesta fase, ainda é cedo para saber a data de chegada ao mercado oficial da nova Audi RS 7 Avant, muito menos os seus preços.

No entanto, é mais ou menos certo que esta será apresentada ainda antes do final do ano e que a sua entrada em comercialização aconteça apenas em 2025.

Sabe esta resposta?
Em que modelo desportivo da Audi se baseia a decoração exterior da Audi RS 6 Avant GT?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Audi RS 6 Avant GT. A mais potente de sempre é também a última