Notícias Audi RS 3 (2024) recebe motor de cinco cilindros pela última vez

Apresentação

Audi RS 3 (2024) recebe motor de cinco cilindros pela última vez

Não sabemos qual será o futuro do Audi RS 3, mas sabemos que este será o último a vir equipado com o histórico motor de cinco cilindros.

Audi RS 3 Sportback - 3/4 de frente estático
© Audi

A Audi vai ter boas recordações de 2024, graças ao número de novidades que continuam a chegar ao mercado. Uma das mais recentes é a atualização do RS 3, nos formatos Sportback e Sedan.

Naquela que poderá ser a despedida oficial do motor de cinco cilindros — devido à transição para opções eletrificadas —, mantêm-se os 400 cv de potência. Mas há diversas outras novidades.

Visualmente, por exemplo, as melhorias apresentadas com o Audi A3 chegam também ao mais desportivo RS 3. Desta forma, não faltam novos grupos óticos, dianteiros e traseiros, com os mais recentes sistemas de iluminação em LED e com múltiplas hipóteses de personalização.

Outra das novidades está no novo desenho da grelha frontal Singleframe, que tem o objetivo de evidenciar a largura do conjunto. Além desta, há também novas entradas de ar funcionais, destinadas a melhorar a aerodinâmica e a gestão de temperatura.

Na secção traseira, além da nova assinatura visual, está presente um novo difusor de ar mais arrojado. Em conjunto com outros elementos, também têm a missão de evidenciar a largura da carroçaria.

Para alargar as escolhas disponíveis no configurador, o novo Audi RS 3 passa também a contar com novas cores para a carroçaria. Entre elas estão o Verde Kyalami e o Cinzento Kemora, como se vê nas imagens. E, pela primeira vez, fica também disponível o Cinzento Daytona com acabamento mate.

Interior em modo RS

A bordo desta nova atualização, a imagem é tipicamente a de um desportivo da marca de Ingolstadt. Ainda assim, o principal destaque são os assentos desportivos dianteiros, com um maior apoio lateral e encostos de cabeça integrados.

Audi RS 3 Sportback - assentos dianteiros
© Audi

O comando da caixa de velocidades é precisamente o mesmo dos restantes A3, bem como os ecrãs de maior resolução. No entanto, nestes últimos, há páginas que são específicas das versões RS, que mostram informações como a potência, binário, forças G, aceleração e até telemetria para cronometrar os tempos por volta em circuito.

Em frente ao condutor, o volante é facetado na zona inferior e na superior, podendo ser forrado em couro ou Dinamica, um tecido semelhante a camurça. E para deixar o habitáculo com um ambiente mais cativante, foram adicionados ainda mais detalhes ao sistema de iluminação ambiente.

Melodia em tom ímpar

No Audi RS 3 (2024) continua presente o motor 2.5 TFSI de cinco cilindros em linha, com a sua sonoridade característica. Aliás, tão característica que a Audi optou por torná-la ainda mais evidente, com a adoção de um sistema de abertura variável no sistema de escape.

Com um simples toque num botão é possível optar entre um som poderoso ou um «ronronar» mais discreto. Sendo que tudo isto se pode tornar ainda mais cativante para os ouvidos com a adoção do sistema de escape RS Sport, disponível em opção.

Quanto a números, o 2.5 TFSI mantém a potência máxima nos 400 cv e o binário em 500 Nm, como já tinha sido antecipado durante o recorde obtido no Nürburgring. São valores dignos de um verdadeiro desportivo, que garantem uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,8s e uma velocidade máxima de 290 km/h.

Dinâmica com direito a recorde

Além dos números, o «novo» Audi RS 3 também integra diversas melhorias no que diz respeito à dinâmica. Destaca-se o diferencial traseiro, capaz de distribuir o binário nas rodas traseiras da forma mais eficaz.

Ilustração do sistema de tração do Audi RS 3

Em conjunto com este, a afinação do controlo de estabilidade também foi revista, tal como a do sistema de vetorização de binário, que atua através da travagem. Desta forma, foi minimizada a subviragem e melhorada a entrada em curva. A sobreviragem tem agora um controlo melhorado, não só através do pedal do acelerador como da direção.

Para controlar os movimentos da carroçaria da melhor forma, a suspensão RS mais desportiva inclui amortecimento variável. Todas estas melhorias permitem ao RS 3 (2024) curvar a velocidades mais elevadas.

A Audi Sport demonstrou isso mesmo com o já referido recorde conseguido no Nürburgring-Nordschleife, tendo efetuado uma volta ao traçado alemão efetuada em apenas 7min33,123s, batendo o rival BMW M2 em mais de cinco segundos.

Audi RS 3 Sportback e Sedan
© Audi A mais recente renovação do Audi RS 3 está disponível nos dois formatos de carroçaria: Sportback e Sedan

Quando chega

A mais recente atualização do Audi RS 3 ficará disponível para encomenda já a partir do final deste mês, tanto no formato Sportback como no Sedan.

As primeiras unidades devem começar a chegar aos concessionários em outubro, mas ainda não são conhecidos os seus preços. Recordamos que o RS 3 que antecedeu este (2021) já ultrapassava os 80 mil euros.

Sabe esta resposta?
Qual era o principal destaque do protótipo Audi A8 ASF, apresentado em 1993?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Encontrámos o AUDI A8 ASF de 1993. Ainda hoje surpreende