Notícias Tesla Cybertruck sozinha vende tanto como todas as outras pick-up elétricas juntas

Mercado

Tesla Cybertruck sozinha vende tanto como todas as outras pick-up elétricas juntas

No terceiro trimestre do ano a Cybertruck conseguiu juntar-se aos outros Tesla no pódio dos elétricos mais vendidos nos EUA.

Tesla Cybertruck vista de traseira
© Tesla

A mediática Tesla Cybertruck continua a preencher cabeçalhos de notícias. Uma das mais recentes revela a sua entrada no pódio dos 100% elétricos mais vendidos nos Estados Unidos no terceiro trimestre do ano.

As 16 692 unidades comercializadas entre julho e setembro fazem com que a Cybertruck tenha superado os números de todas as pick-up 100% elétricas em comercialização nos EUA. Ao mesmo tempo, «empurrou» o Ford Mustang Mach-E para a quarta posição. O crossover da Ford viu as suas vendas caírem cerca de 10%, para 13 392 unidades.

Os dados revelados pela Kelley Blue Book colocam a Cybertruck com 4,8% de quota de mercado no segmento dos automóveis 100% elétricos. E este modelo ainda só se encontra disponível na versão de topo, com um preço base próximo dos 100 mil dólares.

Tesla Cybertruck com atrelado
© Tesla

A Ford F-150 Lightning, considerada a principal rival da Cybertruck, registou apenas 7162 unidades no mesmo período.

Alguns analistas dizem que o sucesso da Cybertruck mostra que o preço elevado nem sempre é um obstáculo nas vendas dos 100% elétricos. Para alguns clientes, o visual futurista deste modelo — que já se tornou um ícone — justifica o investimento.

No acumulado do ano, a Cybertruck é, por enquanto, o quinto modelo elétrico mais vendido nos EUA, atrás do Ford Mustang Mach-E e o Hyundai IONIQ 5. Se mantiver o ritmo no último trimestre de 2024, pode terminar o ano no pódio.

Os resultados da Cybertruck acabam por impressionar, mas também é verdade que as vendas de elétricos nos EUA estão a passar por um bom período, graças ao impulso dado por incentivos, descontos e contratos de leasing atrativos.

Graças a esse empurrão adicional, as vendas de elétricos nos EUA estão a subir 8,7% em 2024 em relação a 2023, enquanto na Europa estão a contrair 1%. Ainda assim, a quota de mercado para os 100% elétricos nos EUA não vai além de pouco mais de 8%, enquanto na Europa é de quase 15%.

Tesla domina o mercado americano

A Tesla mantém e reforça a liderança entre os 100% elétricos no mercado norte-americano, agora com três modelos nas primeiras posições da tabela e com as vendas a crescer 6,6% em relação ao trimestre homólogo de 2023.

Além da Cybertruck, a Tesla tem o Model Y e o Model 3, respetivamente, o primeiro e o segundo elétrico mais vendido nos EUA. A distância para a Cybertruck não deixa de ser notável: o Model Y com 86 801 unidades comercializadas e o Model 3 com 58 423 unidades.

Somando tudo, só estes três modelos conquistaram quase metade (46%) das vendas de automóveis 100% elétricos nos Estados Unidos no terceiro trimestre do ano.

Tesla Supercharger V4 com Model y e Model 3
© Tesla

Apesar destes números, a Tesla parece estar a abrandar a sua presença no mercado noutras áreas. Entre elas está o crescimento da sua rede de Superchargers, que apesar de estar a crescer 20% este ano relativamente ao ano passado, é a taxa de crescimento mais baixa dos últimos anos. O que reflete parte do plano de corte de custos encetado pelo construtor norte-americano.