Notícias Este é o primeiro Suzuki 100% elétrico. Reconhece o nome?

Apresentação

Este é o primeiro Suzuki 100% elétrico. Reconhece o nome?

O primeiro modelo 100% elétrico da Suzuki chega ao mercado europeu no próximo ano e herda um nome bastante conhecido: e Vitara.

Suzuki e Vitara dianteira
© Suzuki

O primeiro Suzuki 100% elétrico vai adotar um nome que já nos é bastante familiar: e Vitara. Até agora, esta designação (sem o “e”) estava apenas disponível com motores de combustão. Os «alvos a abater» serão modelos como o MINI Aceman ou o Volvo EX30.

Baseado no protótipo eVX, apresentado em janeiro de 2023, o e Vitara revela um desenho diferenciado e mais robusto, baseado numa filosofia de design “High-Tech & Adventure”. Algo que justifica, por exemplo, os pneus de grande diâmetro.

Assente na plataforma HEARTECT-e, concebida especificamente para veículos elétricos, o novo SUV conta com 4275 mm de comprimento, 1800 mm de largura e 1636 mm de altura, o que o torna ligeiramente maior que o Vitara com motores de combustão.

O interior, que a marca promete ser espaçoso — não fosse a distância entre eixos de 2700 mm —, inclui um nível de equipamento bastante completo, com um painel de instrumentos totalmente digital e um ecrã central de comando tátil.

Sistema de propulsão elétrica

O e Vitara marca a entrada da Suzuki no «mundo» dos veículos 100% elétricos, estando equipado com um grupo propulsor designado por eAxle. Para o alimentar, estão disponíveis duas opções de bateria, com 49 kWh ou 61 kWh de capacidade.

A primeira está apenas disponível na versão de duas rodas motrizes, com tração dianteira, e com 106 kW (144 cv) de potência máxima. Com a opção de maior capacidade, a versão de tração dianteira já oferece 128 kW (174 cv) de potência. Em ambos os casos, o binário máximo é de 189 Nm.

Nas versões de tração integral ALLGRIP-e, o e Vitara vem equipado com dois motores elétricos, um em cada eixo. O da frente com 128 kW (174 cv) de potência e o traseiro com 48 kW (65 cv) atrás. Neste caso, a potência máxima combinada do sistema ascende aos 135 kW (183 cv), enquanto o binário máximo combinado passa para os 300 Nm.

O sistema ALLGRIP-e, inclui ainda um modo de condução específico para terrenos mais acidentados, o Trail, com a capacidade de dosear a entrega de binário de uma forma otimizada nos percursos fora do asfalto.

Relativamente à autonomia do primeiro Suzuki 100% elétrico, a marca japonesa ainda não anunciou números. Contudo, a Autocar avançou que poderá rondar os 400 km (ciclo WLTP), na versão com a bateria mais pequena.

Quando chega?

Ainda não se sabe quando é que o Suzuki e Vitara vai chegar a Portugal. Por esse motivo, é também demasiado cedo para sabermos que preços poderá ter no nosso mercado.

No que diz respeito à sua produção, o início está agendado para a primavera de 2025, na fábrica da Suzuki em Gujarat, na Índia. As vendas no mercado europeu poderão começar no verão do próximo ano.