Notícias NIO lança elétrico de 20 mil euros na China que também vem para a Europa

Apresentação

NIO lança elétrico de 20 mil euros na China que também vem para a Europa

Chama-se Firefly, que é também o nome da nova marca da NIO, mas dificilmente chegará ao mercado europeu por 20 mil euros.

Firefly dianteira 3/4
© Firefly

A chinesa NIO celebrou o seu 10.º aniversário com a apresentação oficial da sua nova marca Firefly e do seu primeiro modelo que foi designado, igualmente, de Firefly.

É a segunda marca criada pela NIO. A primeira foi dada a conhecer em setembro e chama-se Onvo — fique a conhecê-la em mais detalhe. Ambas foram apresentadas na China, mas o objetivo é o mesmo: conquistar mercados externos, especialmente o europeu.

Se a Onvo tem um alvo claro na Tesla, a Firefly aponta ao lado mais acessível do mercado. Desta forma, não é uma surpresa que o seu primeiro modelo seja um elétrico compacto, que deverá ter como concorrentes o Renault 5 ou o Citroën ë-C3.

Exterior que chama a atenção

A NIO foi parca em detalhes sobre o Firefly, mas destaca-se pelo design. Chama logo a atenção pelos grupos óticos dianteiros e traseiros, constituídos por três círculos de cada lado, “porque todas as coisas boas vêm em três”, segundo a marca.

Este elemento distintivo integra-se numa carroçaria de linhas suaves, mas de aspeto robusto e caracterizada por um pilar C (traseiro) largo e bastante inclinado, que contribui para dar algum dinamismo às linhas.

A NIO foi parca nos detalhes do Firefly, não divulgando nem as dimensões exteriores ou características técnicas (potência, bateria ou autonomia), mas enalteceu o espaço e segurança a bordo, assim como o raio de viragem: apenas 4,7 m.

Sabemos que vai ter uma bagageira dianteira (frunk) particularmente generosa, com 92 litros, e que até vem com um ralo, permitindo transportar líquidos. Da bagageira tradicional — atrás —, apenas sabemos a capacidade máxima com bancos rebatidos, que alcança os 1250 l.

Do interior não ficámos a saber mais nada, apenas que o Firefly “irá trazer uma experiência sem precedentes para a era digital.”

Os responsáveis da NIO decidiram enaltecer, por outro lado, a segurança do Firefly. Foi projetado para alcançar as cinco estrelas no Euro NCAP, e para esse efeito vem equipado com nove airbags (abrangendo os passageiros traseiros).

A partir de quanto?

Apesar da falta de detalhes, a NIO já avançou com um preço de entrada para o Firefly: 19 600 euros… na China. Não se espera que mantenha esse preço quando chegar à Europa algures em 2025.

Tal como a Onvo, o Reino Unido deverá ser o primeiro mercado a receber a Firefly, evitando as tarifas de importação impostas pela União Europeia. A comercialização do Firefly na China terá início no próximo mês de abril.

Sabe esta resposta?
Com que carro é que a Citroën alinhou no Grupo B?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Citroën BX 4TC: o carro de ralis que a Citroën quis esquecer