Notícias Aston Martin quer derrotar Ferrari em Le Mans com o único V12 do pelotão

Apresentação

Aston Martin quer derrotar Ferrari em Le Mans com o único V12 do pelotão

A Aston Martin está de regresso ao Mundial de Resistência e logo com o Valkyrie, o único carro com motor V12 do pelotão. Estreia acontece este mês.

Aston Martin Valkyrie Hypercar
© Aston Martin

A Aston Martin anunciou oficialmente a sua entrada nas duas principais categorias de resistência do mundo — Campeonato Mundial de Resistência (WEC) e IMSA SportsCar Championship — com o seu novo hipercarro, o Valkyrie AMR-LMH.

Desenvolvido em parceria com a equipa The Heart of Racing (THOR), o Valkyrie AMR-LMH deriva diretamente do modelo de estrada, equipado com um motor V12 de 6,5 l assinado pela Cosworth e que aqui foi otimizado para cumprir as normas da categoria Le Mans Hypercar (LMH).

A versão de competição mantém o bloco V12 naturalmente aspirado (o único no pelotão), mas prescinde do sistema híbrido e dos 1000 cv potência da versão de estrada. Para cumprir com o limite de potência obrigatório pelos regulamentos, foi necessário «castrar» o 12 cilindros e deixá-lo «apenas» com 680 cv.

Mesmo assim, a banda sonora não ficou comprometida. Ora ouça:

Ian James, diretor da equipa, destacou a honra de competir ao mais alto nível com a Aston Martin, sublinhando que o Valkyrie “é o único hipercarro verdadeiramente derivado de um modelo de estrada”.

Mais de 15 mil km de testes

O programa de testes do Valkyrie AMR iniciou-se em julho de 2024 e já percorreu mais de 15 000 km em circuitos como Donington Park, Silverstone, Vallelunga, Jerez, Barém, Catar, Road Atlanta, Sebring e Daytona.

Este extenso programa visa garantir a preparação para os desafios que enfrentará nas competições de resistência, cujo arranque já tem data definida: 28 de fevereiro de 2025, nos 1812 quilómetros do Catar.

A equipa Aston Martin THOR alinhará com duas unidades do Valkyrie AMR-LMH no WEC. O carro número 007 será pilotado por Harry Tincknell e Tom Gamble durante toda a temporada, com Ross Gunn a juntar-se à dupla nas 24 Horas de Le Mans.

Já no carro número 009, Marco Sørensen fará equipa com Álex Riberas, contando com o apoio de Roman De Angelis em Le Mans. De Angelis e Gunn também competirão juntos no IMSA SportsCar Championship, onde a Aston Martin THOR fará a sua estreia nas 12 Horas de Sebring, a 15 de março de 2025.

A NÃO PERDER: Ford quer voltar a vencer em Le Mans como há 60 anos

As pinturas dos carros também foram reveladas: no WEC, o Valkyrie ostentará o tradicional “British Racing Green”, enquanto na série IMSA brilhará em azul.