Autopédia Há razão para o bocal de abastecimento estar à esquerda ou à direita?

Abastecimento

Há razão para o bocal de abastecimento estar à esquerda ou à direita?

Já ia para abastecer o seu carro do lado esquerdo e afinal o bocal de abastecimento estava do lado direito? Saiba porquê.

Porsche 718 Cayman GT4 RS
© Porsche

Há uma dúvida que paira na cabeça de muita gente quando vai abastecer o seu veículo: por que é que o bocal de acesso ao depósito de combustível é à direita e não à esquerda? Ou vice-versa?

Bem, a resposta é muito mais simples do que se poderia pensar, pois não parece existir nenhuma razão ou resposta específica.

Em termos de legislação, a realidade é que não há nada que obrigue os fabricantes de automóveis a instalar o bocal de abastecimento do depósito de combustível do lado esquerdo ou do lado direito.

Posto de abastecimento

Desta forma as marcas têm livre arbítrio para escolher de que lado querem colocar o acesso ao depósito de combustível — desde que não comprometa a segurança do veículo. Assim, a partir daí «o céu é o limite».

Reza a lenda…

Porém, há um fator que se pode sobrepor a todos os outros. «Reza a lenda» que o lado através do qual se efetua o abastecimento do depósito de combustível está diretamente relacionado com o lado por que se conduz no país.

Ou seja, por uma questão de segurança, os fabricantes automóveis provenientes de países que conduzem à direita, logo com volante à esquerda, optam por colocar o bocal do depósito do combustível à direita, e vice-versa.

Por exemplo, na grande maioria dos modelos europeus, o acesso é efetuado pelo lado direito, mas se olharmos para os automóveis japoneses, a tampa de abastecimento estará quase sempre do lado esquerdo.

Desta forma, ao abastecer do lado do passageiro, acaba por existir um veículo entre a pessoa que está a abastecer e o restante tráfego, «protegendo» o indivíduo de eventuais acidentes.

Dito isto, houve carros no passado que permitir abastecer dos dois lados — o Jaguar XJ é um exemplo —, enquanto outros tinham o bocal de enchimento na traseira. O infame Ford Pinto (vendido nos EUA) era um deles e dizemos infame porque, além do bocal estar atrás, também o depósito de combustível estava numa posição recuada, levando a rupturas em caso de colisão, seguido de incêndio ou explosão.

Já faz algum tempo e é cada vez mais raro, mas o abastecimento era feito única e exclusivamente por um empregado. Assim, ter o bocal do lado oposto ao do condutor acabava por ser mais prático.

Se no meio desta conversa toda de “esquerda” e “direita” já não sabe de que lado se encontra o seu bocal, nós ajudamos:

Sabe esta resposta?
Com que carro é que o Honda Integra Type R partilhava o volante?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ferrari 550 Maranello e Honda Integra Type R. Nada em comum, certo?