Autopédia Chamam-se navios Ro-Ro e «engolem» milhares de carros

Logística

Chamam-se navios Ro-Ro e «engolem» milhares de carros

O transporte marítimo é um dos principais motores da economia mundial e os navios Ro-Ro são uma «engrenagem» fundamental neste processo.

Navios ro-ro
© Glovis

Toda a gente os conhece, mas poucos sabem que têm um nome específico. Chamam-se navios Ro-Ro e são um tipo de embarcação projetada para transportar carros, camiões, autocarros ou maquinaria pesada. Enfim, praticamente todo o tipo de veículos com rodas.

A principal característica dos navios Ro-Ro é a capacidade de permitir que os veículos sejam carregados e descarregados pelos seus próprios meios, sem necessidade de gruas ou empilhadores. É desta característica que resulta a designação navio Ro-Ro, que é o diminutivo de roll on e roll off.

Além disso, ao contrário do que sucede na maioria das embarcações, os navios Ro-Ro possuem um convés amplo para acomodar o maior número de veículos possível, na maioria das vezes divididos por vários pisos. Alguns, possuem ainda espaço no convés superior onde é possível acomodar, por exemplo, contentores.

Infografia que mostra estrutura do navio ro-ro
Os veículos entram pelos seus próprios meios através de rampas ajustáveis, consoante o tipo de veículo ou tipologia do porto.

A importância dos navios Ro-Ro

De acordo com dados das Nações Unidas, aproximadamente 80% do comércio mundial em volume e mais de 70% em valor, são transportados por via marítima.

Ou seja, é praticamente impossível adquirir um produto que não tenha recorrido ao transporte marítimo na sua cadeia de valor. E os automóveis, naturalmente, não são excepção. Bem pelo contrário.

Prova dessa dependência foram os constrangimentos logísticos durante a pandemia Covid-19 que afetaram a produção e a entrega de automóveis e cujos efeitos ainda se fazem sentir. Recordamos que o encerramento de alguns dos principais portos mundiais levou à suspensão de produção por falta de componentes e, consequentemente, a atrasos na produção e entregas.

Navio Ro-Ro da Hyundai atracado
Os navios Ro-Ro podem transportar até 8000 automóveis.

Naturalmente, é quando os veículos já se encontram finalizados que os navios Ro-Ro entram em ação. A Autoeuropa, por exemplo, além da ferrovia, recorre ao transporte marítimo para escoar a sua produção para vários mercados.

Veja-se precisamente o caso da fábrica de Palmela. Depois de um interregno de mais de quatro anos, o Porto de Leixões está a ajudar a escoar os veículos produzidos na Autoeuropa, evitando o congestionamento dos parques de espera de carros junto ao Porto de Setúbal que é o mais próximo da fábrica do Grupo Volkswagen.

Desta feita, o transporte será feito pelo Navio Ro-Ro Siem Aristotle:

A infraestrutura gerida pela APDL — Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo e vai embarcar cerca de 2000 automóveis nos próximos dias, com destino a Emden, na Alemanha. Será a terceira operação do género este ano.

O maior Ro-Ro do mundo

Das centenas de navios Ro-Ro que existem atualmente a navegar em todo o mundo, há um que se destaca: o MV Tønsberg. É o maior navio Ro-Ro do mundo.

MV Tonsberg navio Ro Ro
Bahnfrend, CC BY-SA 4.0 , via Wikimedia Commons

As suas dimensões são impressionantes. Tem um comprimento total de 265 m e mais de 32 m de largura. É graças a estas dimensões que o MV Tønsberg consegue oferecer 50 335 m2 de área de carga — o equivalente a cinco campos de futebol.

No total, o MV Tønsberg consegue transportar até 8.000 automóveis.

Quando à propulsão, esta está a cargo de um motor de sete cilindros, fornecido pela MAN B&W, e que é capaz de gerar 27 000 cavalos de potência às 108 rotações por minuto. Esta potência é transmitida a uma hélice com 7,3 m de diâmetro.