Autopédia A luz do motor acendeu. E agora?

Dicas

A luz do motor acendeu. E agora?

Normalmente, quando a luz do motor acende no painel de instrumentos nunca é bom sinal. Saiba o que poderá significar.

© Sigmund

Quando a luz do motor acende nunca é bom sinal, mas não é preciso entrar em pânico. Embora muita gente associe esta luz amarela a problemas graves, como: “lá se foi o motor”, pode indicar problemas de solução mais simples e económica.

Desta forma, antes de começar a entrar oficialmente em pânico, siga os passos que indicamos. O primeiro passo é fazer o famoso “desligar e ligar”.

Ao rodar a chave de ignição ou carregar no botão de arranque, numa primeira fase, as luzes avisadoras no painel de instrumentos acendem-se e vão-se apagando progressivamente. O sistema electrónico do carro volta a fazer um teste de diagnóstico a todos os sensores e, com um pouco de sorte, tudo volta ao normal. Pode ter sido apenas uma falha momentânea.

Luz do motor

Caso a luz do motor permaneça acesa — já com o motor a trabalhar —, e para evitar danos mais graves, o passo seguinte é levar o veículo à oficina o mais rapidamente possível, para um diagnóstico preciso. Ao contrário de outras luzes avisadoras no painel de instrumentos (óleo ou bateria, por exemplo), a luz do motor sinaliza apenas um problema genérico.

Por isso, pode ser (quase) nada ou um problema mais grave. Ou seja, a luz pode acender e o carro continuar a funcionar como se nada tivesse acontecido. Enquanto noutros casos, o carro poderá entrar até em “modo de segurança”, limitando bastante a performance numa tentativa de proteger o motor.

Isto deve-se à natureza dos carros modernos, que estão munidos de inúmeros sensores. São estes sensores que, caso detetem um parâmetro fora de um determinado intervalo, geram códigos de erros e fazem acender a luz do motor.

Felizmente, para saber que erros são esses, podemos ligar o “cérebro eletrónico” do motor a uma máquina de diagnóstico na oficina. Ficamos rapidamente a saber qual foi o código do erro registado e qual a causa.

O que pode indicar a luz do motor?

Entre as causas para o acender da luz do motor, reunimos as mais comuns:

Apesar da luz do motor nem sempre significar que o motor «morreu», qualquer um dos casos acima referido — a não ser que tenha conhecimentos de mecânica – necessitará da intervenção de profissionais.

Sabe esta resposta?
Quantos pontos se perdem ao não parar num STOP?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Tudo o que tens de saber acerca da carta de condução por pontos