Autopédia Toyota tem novo supermotor e não faltam candidatos para o usar

Motores

Toyota tem novo supermotor e não faltam candidatos para o usar

As certezas são poucas, mas os candidatos são muitos. O novo motor Toyota (nome de código G20E) está em testes e já tem alguns candidatos.

Motor Toyota G20E
© Toyota

Decorem esta sigla: G20E. É nome de código da nova família de motores de quatro cilindros da Toyota. O apelido de supermotor é nosso, mas a culpa é dos engenheiros japoneses. Estão a colocar a fasquia muito elevada. Afirmam que este motor “vai mudar as regras do jogo”.

Se relativamente às promessas de baterias de estado sólido já aprendemos a temperar as nossas expetativas — sim, Toyota, não nos esquecemos… — relativamente aos motores da marca japonesa temos motivos para algum otimismo. Até porque não faltam potenciais candidatos para receber as versões mais potentes do G20E.

Para já nada está confirmado, mas a Toyota anda a mexer em alguns nomes «sagrados» para quem gosta de automóveis. Supra, Célica e MR2 são apenas alguns deles…

Afinal que motor Toyota é este?

Este motor faz parte da nova geração de motores a gasolina que a Toyota está a desenvolver. Vão ter duas versões: uma com 1.5 litros de capacidade e outra, mais espigada, com 2.0 litros. Ambas são blocos de quatro cilindros, têm turbo e assistência elétrica. Já tivemos oportunidade de ouvir o G20E num protótipo de testes, com base no Lexus IS:

Toda a gente gosta de números, nós também. Anunciaram-se potências na ordem dos 400 cv para as versões de estrada e 600 cv para as versões de competição. Ou seja, o motor M 139 que equipa o Mercedes-AMG A 45 vai ter finalmente um rival à altura. Uma escaramuça de engenharia alemã Vs engenharia japonesa como nos bons velhos tempos…

Toyota GR Yaris M concept, traseira com bagageira aberta
© Toyota A primeira morada oficial do G20E foi a bagageira do Toyota GR Yaris M Concept. É temporário, foi lá colocado apenas para testes.

Testar até partir e voltar a repetir

Como referimos, não faltam candidatos para receber este motor — de outra forma não faria sentido gastar milhões no desenvolvimento de uma nova família de motores. Toyota Celica, Toyota GR Yaris, Toyota Supra e Toyota MR2 são os nomes óbvios.

Quem sabe até a Gazoo Racing desvincular-se da Toyota e assumir as rédeas destes nomes. Ou aproveitar esta mecânica para recuperar um hipercarro eletrificado com base na experiência de Le Mans. Estamos a especular…

Por agora, é tempo do trabalho árduo — tanto quanto possível, às escondidas das câmaras indiscretas dos jornalistas. Neste momento a Gazoo Racing está desenvolver este motor para chegar à sua especificação de produção.

Como? Testando tudo literalmente até partir como explicámos neste vídeo ao volante do GR Yaris com o motor no sítio certo.

É precisamente essa a missão do Toyota GR Yaris M Concept: levar o novo motor ao limite. Inclusivamente na competição, onde vai correr para testar tudo num inferno real.

Nas palavras da Gazoo Racing: “a equipa ambiciona implementar uma abordagem de fabrico de automóveis centrada no “condutor em primeiro lugar”, na qual os carros são repetidamente levados ao limite até falharem e depois reparados nas condições extremas das corridas”. Algures no Japão alguém tem um emprego de sonho…