Autopédia Os pneus têm prazo de validade?

Pneus

Os pneus têm prazo de validade?

Se os pneus têm ou não têm prazo de validade continua gerar dúvidas a muitos. Esclarecemos tudo neste artigo.

Pneu Continental PremiumContact

A resposta à pergunta se os pneus têm ou não prazo de validade pode-se reduzir a um técnico e redondo NÃO, mas — e há sempre um mas —, quando o tópico são pneus a resposta nunca pode ser tão redutora assim.

Não nos podemos esquecer que os pneus são dos componentes mais cruciais à segurança do veículo, assegurando a ligação vital entre o veículo e a estrada. Por isso, é imperativo que a «borracha» seja sempre de elevada qualidade e esteja sempre no melhor estado possível.

A resposta à pergunta se os pneus têm prazo de validade, apesar de negativa, pode ser dividida em duas partes: antes e depois dos pneus serem montados no veículo.

LEIAM TAMBÉM: Pneus. Sabes como garantir que estão em bom estado?

Data de fabrico

Entre os muitos algarismos que podemos encontrar inscritos na parede do pneu — fiquem a saber o que cada um significa —, temos a data de fabrico do mesmo (vejam na imagem abaixo).

Código DOT pneu
Estão a ver os últimos quatro algarismos “4422”? Correspondem à data de fabrico do pneu — neste caso indicam que este pneu foi feito na semana 44 do ano 2022. © Razão Automóvel
Contudo, não olhem para esta data de fabrico como uma «sentença de morte» para o pneu. Imaginando o cenário em que compramos pneus novos para o nosso carro e verificamos que a data de fabrico dos pneus a montar é de 2020, não significa que estes tenham perdido qualidades em relação a outros fabricados em 2022.

Desde que os pneus tenham sido devidamente armazenados e acondicionados, as características originais dos pneus não se alteram. A data em que foram feitos não afeta automaticamente o seu tempo de vida útil ou as suas características.

Depois dos pneus montados

Após os pneus terem sido montados no veículo é quando devemos começar a contar o seu «tempo de vida» e mesmo assim não há um prazo de validade anunciado.

Porém, há recomendações sobre quando devemos substituí-los. Apesar de parecer conseguirem resistir a muito, os pneus vão-se desgastando naturalmente com o seu uso e também perdem qualidades devido à exposição continuada a condições adversas.

Pneu

Seja pelas condições atmosféricas, tipo de condução, pisos frequentemente usados, pressões incorretas ou carga, os pneus podem envelhecer ou degradar-se precocemente, afetando o comportamento do veículo ou até a sua fiabilidade.

A ACAP (Associação Automóvel de Portugal), através das suas Comissões Especializadas de Produtores de Pneus (CEPP) e de Distribuidores de Pneus (CEDP), recomenda, assim, que ao fim de cinco anos após a montagem dos pneus no veículo se proceda à sua inspeção por um especialista. Caso ainda estejam em boas condições, recomenda-se que sejam anualmente inspecionados.

Contudo, independentemente do seu estado, é recomendado que os pneus sejam substituídos após 10 anos a data de fabrico. A segurança rodoviária agradece.