Autopédia Colocar azoto nos pneus. Vantagens e desvantagens

Pneus

Colocar azoto nos pneus. Vantagens e desvantagens

Há vantagens em colocar azoto nos pneus em vez de ar comum? Ou não vale a pena? Fiquem a saber tudo neste artigo.

Fórmula 1 — azoto nos pneus
© Formula 1

O ar que habitualmente se coloca no interior dos pneus é o mesmo ar que respiramos, constituído na sua maioria por azoto, oxigénio e água (vapor).

Contudo, o ar comum pode ter um impacto negativo no comportamento do pneu, pois devido à presença de oxigénio e a água (vapor), há variações de pressão porque a temperatura no interior do pneu muda.

E isso tem influência, nem sempre de forma positiva, na manobrabilidade, consumo de combustível, duração dos pneus ou até na segurança.

Em alternativa ao ar podemos usar azoto (N2), um gás inerte (chamado de nitrogénio no passado) constituído por moléculas maiores que contém uma quantidade mínima de oxigénio e vapor de água. Ou seja, não sofre variações de pressão significativas com a variação da temperatura do pneu.

azoto nos pneus

Habitualmente, os pneus enchidos com azoto têm tampas verdes na válvula dos pneus. Estas tampas surgiram precisamente para identificar os pneus que continham azoto, em vez de ar comum.

Vantagens

Depois desta aula de química, afinal porque é que se coloca azoto nos pneus? Existem de facto várias vantagens no uso de azoto nos pneus, no entanto poucas são efetivamente úteis para o uso comum no dia a dia.

Maior eficiência:

  • O uso de azoto pode levar a uma redução do consumo de combustível e menores emissões de CO2, uma vez que não há variação da pressão do pneu.

Maior durabilidade:

  • Aumenta o tempo de vida útil do pneu uma vez que ao gerar menos calor, o pneu atinge temperaturas inferiores quando sujeito a condições mais extremas.
  • Diminui a oxidação da zona de contacto do pneu com a jante, assim como a corrosão desta.
  • A manutenção da pressão pode ser feita de forma menos regular, uma vez que azoto tem moléculas maiores.

Maior segurança:

  • Melhora a condução uma vez que a pressão dos pneus mantém-se constante com a temperatura. O comportamento do veículo é superior nos limites mais extremos de condução.
  • A pressão entre cada um dos quatro pneus mantém-se sempre semelhante, o que não acontece com ar comum, onde a perda de pressão não é a mesma em cada um dos pneus.
  • Não variando a pressão, a probabilidade de avisos nos sistemas de monitorização de pressão dos pneus diminui.
Posto para encher pneu com azoto

Desvantagens

A principal desvantagem é não permitir o acerto de pressão com o ar comum que é utilizado em qualquer estação de serviço. 

Ao utilizar azoto, a manutenção de ar nos pneus deve ser feita sempre com azoto, não sendo possível, ou recomendável, misturar ar comum.

Para colocar azoto nos pneus, é necessário retirar todo o ar do pneu — processo efetuado por uma máquina que extrai todo o ar do interior do pneu. O processo inverso, de substituição do azoto por ar comum, terá que ser idêntico, começando por esvaziar completamente o pneu.

Outra desvantagem pode ser o custo, uma vez que o ar comum é gratuito, mas o azoto poderá ser cobrado nas oficinas de pneus.

Aplicações

Encher os pneus com azoto é uma prática que se vê mais em competição, como por exemplo, na Fórmula 1 ou na NASCAR.

Monitor pressão pneus
© McLaren Monitor de pressão e temperatura dos pneus do McLaren Artura.

Também é comum ver os pneus de aviões, veículos militares, entre outros, serem enchidos com azoto. Por ser um gás que não alimenta a combustão, também é usado em veículos que transportam produtos inflamáveis.

Conclusão

Apesar de trazer inúmeras vantagens, nos automóveis do dia a dia o uso de azoto nos pneus acaba por ser pouco relevante. Em condições normais de condução não se atingem temperaturas que o justifiquem, e por este motivo também não se notará na condução diária do veículo.

Por fim as boas práticas mandam verificar a pressão dos pneus de forma regular, o que se mantém usando ar ou azoto. O uso de ar facilita esta tarefa.

Última atualização a 7 de junho de 2023

Sabe esta resposta?
Qual destes modelos não é produzido em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Conheces os 8 modelos produzidos em Portugal?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Conheces os 8 modelos produzidos em Portugal?